O que acontece se você não pagar multas de trânsito?

Deixar de pagar uma multa gera um efeito cascata enorme pode prejudicar empréstimos, licenciamento do veículo, desconto de pontos na CNH, entre outros

parcelamento de multas de transito
É importante verificar regularmente a situação do veículo por meio do site do Detran ou até mesmo do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (Foto: Canva | Reprodução)
Por Julia Vargas
Publicado em 13/11/2024 às 08h00

As multas de trânsito são um verdadeiro pesadelo para a maioria dos motoristas, ainda mais quando se referem às infrações graves ou gravíssimas, que possuem valores bem altos. Mas, esses prejuízos, que na maioria das vezes chegam de surpresa e pesam no orçamento, podem passar despercebidos. É aí que surge a dúvida: o que acontece se você não pagar esse débito?

As multas sempre vem acompanhadas de uma data de vencimento, que se não forem quitadas até o término do prazo podem gerar uma série de consequências financeiras e legais para o infrator. Por isso, também é importante saber como lidar com a situação e formas de evitá-la.

VEJA TAMBÉM:

Consequências de não pagar multas de trânsito

O site da Serasa descreve o que pode acontecer com o condutor inadimplente:

  • Cobrança de juros e multas adicionais: 

Se você não quitar suas multas de trânsito até a data estabelecida são acrescidos juros e multas proporcionais ao valor original da infração.

  • Inscrição na dívida ativa:

Se mesmo após notificação o pagamento não for feito, a multa poderá ser inscrita em dívida ativa. Nessa situação, pode haver a incidência de juros ainda maiores, além de correção monetária. Além disso, são colocadas em prática medidas coercitivas, como cobrança judicial, bloqueio e penhora de bens, entre outras formas de execução fiscal.

  • Inscrição nos órgãos de proteção ao crédito

O motorista também poderá ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Depois, pode-se solicitar a inscrição do motorista nos cadastros de inadimplentes, o que dificulta empréstimos, financiamentos e outras formas de crédito, além de prejudicar obtenção de serviços que dependem da análise de crédito, como aluguel.

  • Impedimento de licenciamento

Para regularizar a situação do seu veículo é preciso estar com diversas taxas, impostos e multas de trânsito em dia, além de vistorias, assim ele fica impedido de circular.

  • Bloqueio ou apreensão do veículo

Caso você circule com seu veículo sem licenciamento, as autoridades policiais têm o poder de apreendê-lo, o que gera taxas de guincho e pátio policial. Além disso, é aplicada mais uma multa, que acarreta na perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

  • Perda de pontos na CNH

Caso o motorista seja flagrado dirigindo o veículo não licenciado devido à inadimplência de multas, ele perderá pontos na CNH.

  • Proibição de transferência do veículo

As multas pendentes podem ainda impedir a venda do automóvel, já que possíveis compradores preferem não comprar veículos com irregularidades. Ademais, realizar a venda de um veículo sem informar as despesas pendentes que ele carrega pode ser considerado fraude, já que o comprador também não conseguirá realizar a transferência.

Como pagar multas vencidas?

Você pode realizar o pagamento pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran):

  •     Acesse o site do Detran do estado em que o veículo foi registrado.
  •     Procure pela aba que tenha a palavra “Infrações”, “Multa” ou nome semelhante.
  •     Informe os dados solicitados na tela referentes ao condutor ou veículo
  •     Selecione os débitos que deseja quitar, se houver.
  •     Imprima o boleto para pagá-lo em uma agência bancária ou lotérica. O pagamento também pode ser realizado online por meio de internet banking, carteiras digitais ou pela instituição bancária de preferência.

Caso o valor seja muito alto, em alguns casos também é possível efetuar o parcelamento de multas de trânsito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário