O que é Android Auto? Descubra se dá para conectar no seu carro
Sistema de conectividade dos smartphones Android nos automóveis oferece navegação, leitura de mensagens e muito mais
Sistema de conectividade dos smartphones Android nos automóveis oferece navegação, leitura de mensagens e muito mais
Apesar de o Android Auto ter sido lançado há quase 10 anos, muita gente ainda não sabe o que é e nem para quem serve. Trata-se do sistema de conectividade para smartphones com sistema operacional do Google.
VEJA TAMBÉM:
O sistema é capaz de se conectar à central multimídia do automóvel e projetar na tela diversos aplicativos com uma interface própria. No entanto, nem todo carro é capaz de se conectar ao Android Auto, ao mesmo tempo que muitos proprietários de carros aptos a rodar o sistema não fazem ideia de quem podem usufruir dos recursos projetados na tela.
Antes de mais nada é preciso estabelecer uma régua sobre carros aptos a rodar o sistema. O Google liberou o app em abril de 2016. A partir daí, fabricantes passaram a oferecer módulos multimídia capazes de reconhecer o sistema.
Assim, boa parte dos automóveis equipados com multimídia e lançados a partir de 2017 passaram a contar com a funcionalidade. A conexão pode ser feita de duas formas: a cabo ou sem fio.
No entanto, sistemas que reconhecem o telefone sem necessidade de cabo surgiram a partir de 2020. A Fiat Strada foi um dos primeiros modelos a ofertar conexão sem fio, com o sistema Uconnect.
Conectar com cabo é simples, basta espetar o fio na porta USB e desbloquear o telefone. Ele irá reconhecer o aparelho e solicitar a conexão. O usuário precisa dar comando de aceitação na tela do carro e também na tela do celular.
Não! Carros com centrais antigas não conseguem reconhecer e nem mesmo permitem atualização. Segundo os fabricantes é necessário um módulo multimídia com hardware habilitado para a função.
Apesar de hoje ser possível adquirir equipamentos no mercado paralelo que transformam o carro em um iPad sobre rodas, fabricantes alertam sobre os riscos de danos ao chicote elétrico. Assim, é melhor usar a boa velha ventosa no para-brisas para navegar.
O Android Auto permite acessar diferentes aplicativos do celular na tela do multimídia. Uma das funções mais populares são os navegadores Google Maps e Waze, que traçam rotas com dados de trânsito em tempo real.
Apps de música como Spotify e Deezer também figuram como das funções populares do sistema do Google. Inclusive é possível deixar aberto na mesma tela o navegador e a caixinha do tocador, sem comprometer a navegação.
A função telefone é uma das mais tradicionais de qualquer multimídia desde os primórdios das centrais, capazes de conectar um telefone via Bluetooth.
No Android Auto é possível fazer chamadas pelo próprio serviço da operadora e também por aplicativos como WhatsApp.E por falar nele, o Zap também permite que o usuário escute as mensagens de texto recebidas. Mais recentemente também passou a reproduzir mensagens de áudio e é capaz de oferecer opções de respostas relacionadas com o conteúdo das mensagens.
Outra função interessante é fazer reuniões por aplicativos de videoconferência. No entanto, por motivos de segurança a função se limita apenas ao uso de áudio da sala de conversas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |