O que é retífica? Entenda mais sobre o serviço que deixa seu motor novo
Ouvir que o carro precisa de uma retífica pode ser preocupante, aqui vamos explicar o que é esse serviço e como ele é feito
Ouvir que o carro precisa de uma retífica pode ser preocupante, aqui vamos explicar o que é esse serviço e como ele é feito
A retífica do motor ainda é um serviço temido, pois é sinal de que o veículo está muito rodado ou sofreu danos grandes. Mas você conhece o que é e como ela é feita? Vamos explicar a seguir.
Também conhecido como “fazer o motor”, a retífica consiste, basicamente, em desmontar o propulsor, trocar peças móveis e realizar a usinagem do bloco. A ideia é voltar às especificações de um motor novo.
VEJA TAMBÉM:
Porém nem todo motor aceita retífica, em alguns modernos o serviço não é recomendados. Em outros os cilindros são “encamisados”, ou seja, a camisa desgastada é trocada por uma nova.
Nos carros modernos a retífica não é tão frequente quanto nos antigos, com alguns motores podendo rodar mais de 300 mil km sem ter necessidade de ser aberto. A durabilidade, entretanto, vai depender do uso e da manutenção.
Peças como bronzinas, válvulas, pistões e bielas podem ser trocados por novas. Já o bloco é usinado para retirar a superfície desgastada. Isso fará que o diâmetro do cilindro cresça, exigindo pistões maiores.
As medidas da usinagem são padronizadas e presentes em manuais técnicos das montadoras. Empresas especializadas produzem pistões maiores para essas sobremedidas.
Caso tudo seja feito corretamente, o motor estará como novo. Por isso é indicado utilizar o óleo com a especificação original e rodar os primeiros quilômetros seguindo recomendações de amaciamento do motor.
Apesar do “coração” de seu carro estar novo, o hodômetro não é alterado.
Dependendo do estado do motor, não será necessária uma retífica completa. No serviço é trabalho a parte de baixo do motor (bloco e peças móveis que ficam nele) e a parte superior (cabeçote), na parcial apenas uma dessas partes é trabalhadas.
Em casos de superaquecimento, por exemplo, pode empenar o cabeçote. Aí a retífica poderá ser apenas parcial dessa peça, caso o bloco e suas partes não tenham sofrido danos.
A retífica total é mais cara, já que afeta muitas partes do motor. O diagnóstico correto fica por conta do mecânico.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |