O que fazer com o semáforo amarelo piscante? De quem é a preferência
Durante as madrugadas e em casos onde há problema com os dispositivos de controle de tráfego, os sinais ficam funcionando dessa forma
Durante as madrugadas e em casos onde há problema com os dispositivos de controle de tráfego, os sinais ficam funcionando dessa forma
Quando há algum problema com o controle de trânsito ou durante a noite (em alguns cruzamentos), o semáforo fica com a luz amarela piscante. Isso significa que o motorista pode avançar, porém é preciso tomar cuidado enquanto realiza a ação.
De acordo com o item 4 do Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a luz amarela indica atenção e permite a passagem. Mais adiante é descrito que o condutor deve reduzir a velocidade quando ela está piscante.
VEJA TAMBÉM:
Ou seja, caso você se depare com o semáforo de um cruzamento com luz amarela piscante, trate-o como uma placa de “Pare”. Reduza a velocidade e cheque se não há carros no sentido perpendicular.
Avançar em um sinal com a luz amarela piscante sem conferir os arredores pode ser perigoso, pois outro veículo pode estar avançando ao mesmo tempo.
Em algumas cidades, os semáforos são alternados para essa configuração durante a madrugada por motivos de segurança. Como o trânsito é menor, não há necessidade de ficar parado por muito tempo e, assim, os motoristas ficam menos sujeitos a assaltos.
Como o semáforo amarelo piscante também é usado como substituto da placa de “Pare”, sua regra é a mesma dos cruzamentos sem sinalização. O motorista deve sempre dar a passagem para quem está à sua direita.
É importante ressaltar que a avenida não define preferência de passagem. Mas em caso de rodovias, quem está circulando por ela tem a preferência.
Mas não é por ter a preferência que o motorista que estiver à direita possa passar pelo cruzamento em alta velocidade. Pelo amarelo piscante ser usado em situações atípicas, é recomendado reduzir a velocidade e checar os arredores. Principalmente à noite.
De acordo com o artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro, só existe multa para avanço de semáforo caso a luz esteja vermelha. Com ela amarelo piscante não é considerado infração.
Mas, já que falamos do avanço no sinal vermelho, custa nada lembrar da multa. Ela possui valor de R$ 293,47 e adiciona sete pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |