Parte o jornalista José Luiz Vieira, criador da Motor 3
Aos 88 anos de idade, o também engenheiro automobilístico foi vítima de uma parada cardiorrespiratória; confira um pouco de sua trajetória
Aos 88 anos de idade, o também engenheiro automobilístico foi vítima de uma parada cardiorrespiratória; confira um pouco de sua trajetória
O jornalismo automobilístico perdeu mais um de seus ícones no último dia 19. José Luiz Vieira, que assinava as iniciais “JLV” em grande veículos de comunicação especializados, como Auto Esporte e a revista Motor 3, criada por ele, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Aos 88 anos, o engenheiro, que se formou nos Estados Unidos na década de 50, partiu de sua casa, em Grana Viana, Cotia.
LEIA MAIS
Seu primeiro emprego como jornalista foi na Revista de Automóveis, do Rio de Janeiro. Depois, fez nascer a Status Motor e criou a Motor 3 – publicada de 1980 a 1987 e reconhecida pelo conteúdo diferenciado.
Nos últimos anos de carreira, JLV publicava sua coluna na maioria das mais importantes publicações do setor no Brasil. No meio tempo, escreveu diversos livros sobre automóveis e escreveu para a Auto Esporte. Os textos refletiam aquilo que José Luiz Vieira pensava: carro é assunto sério – e alegre.
De acordo com o jornalista Marco Antônio Oliveira, os frutos de JLV tratavam os veículos como um tema amplo, sociológico, filosófico, não apenas como máquinas.
“JLV era algo raro, um engenheiro de verdade com uma grande afinidade com a escrita e com suas emoções. Ler JLV era entrar em suas ideias, seus amores automobilísticos, sua vida particular até, muitas vezes”, concluiu o profissional e fã.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Meus sentimentos à família ! Que José Luís descanse na merecida paz ! Pessoa excepcional , trabalhei com ele na Revista Motor 3 ! Surpreendeu-me tanto amor que tinha pelo que fazia ! Ainda me lembro que ele me disse “ o veículo nos avisa antecipadamente quando alguma coisa está errada “ ! Ele sabia tanto de carros que pareciam ser una extensão dele mesmo ! Como pessoa era impecável! Líder nato e sensível ! Com atraso um grande E solidário abraço a família !
Meus pêsames à Família .Ele escrevia muito bem . Conseguia como poucos transmitir o conhecimento como engenheiro e escritor ao descrever sobre os carros que dirigiu . Era muito bom . Uma pena .
Meus sentimentos à família. Que ele seja bem recebido em seu retorno à Pátria Espiritual.
JLV foi um dos grandes influenciadores em minha vida automobilística, ainda tenho todos os exemplares da Motor3 e um exemplar da Status Motor. Seus escritos nos transportavam para dentro das emoções que ele sentia ao falar ou escrever sobre carros.
Na época comprei TODOS os exemplares de Motor3.
Lia e relia suas reportagens e opiniões.
Como esquecer do Chepala ou do Koysestranha?
Descanse em paz JLV.