Posso usar óleo de motor de carro em moto?

Existem diferenças entre os componentes, principalmente nas partes em que os lubrificantes atingem cada motor

oleo de motor
Mesmo que sejam as mesmas letras e números, o lubrificantes podem ser diferentes (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 13/05/2024 às 08h02

Todo veículo motorizado precisa de um óleo lubrificante circulando em suas engrenagens para que ele funcione corretamente. Mas não é qualquer tipo que serve para colocar lá, se não poderíamos usar até o óleo de soja, que é bem mais em conta. Cada motor precisa de um lubrificante específico para si e mesmo que os números e letras que mostram a viscosidade sejam as mesmas, óleo de motor de carro não serve para moto.

VEJA TAMBÉM:

troca oleo moto1000km
Óleo de moto lubrifica mais do que o motor (Foto: Shutterstock)

Veículos Honda são um exemplo disso. Os carros da marca fabricados até 2013 utilizam o lubrificante de viscosidade 10W-30, a mesma que suas motocicletas 160 atuais. Porém o óleo de motor não é exatamente o mesmo.

  • A principal diferença entre um lubrificante e outro, na prática, está nos aditivos químicos colocados neles. E o fator mais importante para isso é onde o óleo percorre na moto, pois não é o mesmo caminho no carro.

As motocicletas, principalmente as de baixa cilindrada, costumam usar o óleo para lubrificar não só o motor, mas também a embreagem. Dessa forma é necessário que elas utilizem o óleo especificado para elas.”, aponta o coordenador da Comissão Técnica de Lubrificantes da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Arley Barbosa.

Diferente dos lubrificantes das motos, que passa pelo propulsor, os carros têm um lubrificante específico para o motor, e outro lá na caixa.

correia dentada banhada a oleo em funcionamento continental
Hoje em dia ainda existem carros que usam um óleo de motor mais especifico, para lubrificar também a sua correia (Foto: Shutterstock)

Malefícios do óleo de motor errado em carros e motos

Na insistência do uso em um lubrificante inadequado para o veículo, as consequências são altas. Um carro com aditivo de moto irá ter a lubrificação inadequada e corre riscos de desgastes e quebras componentes internos. No caso das motos é  a mesma coisa, com adição dos danos ao câmbio, que eu também não será lubrificado.

A falta de aditivos por uso de óleo de motor inadequado também pode gerar borra e acúmulos de sujeira dentro dos propulsores

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário