Por que ainda existe o diesel S500? Explicamos!
Apesar de ser mais poluente, o combustível com maior teor de enxofre é ofertado nos postos por razões técnicas e por causa de nossa frota envelhecida
Apesar de ser mais poluente, o combustível com maior teor de enxofre é ofertado nos postos por razões técnicas e por causa de nossa frota envelhecida
A introdução do óleo diesel com baixo teor de enxofre, que começou com o S50 e hoje está no S10, veio como um grande avanço na redução das emissões de poluentes. Porém o antigo diesel S500 segue ofertado nos postos e com um motivo nobre — mesmo sendo mais poluente.
O alto teor de enxofre no combustível é responsável pela emissão de Dióxido de Nitrogênio (NOx) e Dióxido de Enxofre (SOx). Com o Diesel S10 o veículo emite uma quantidade menor desses poluentes.
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Esses nomes, S10 e S500, vêm a quantidade de enxofre adicionado ao óleo diesel. No primeiro são 10 partes por milhão enquanto no segundo são 500.
Se o diesel S10 é tão bom para ajudar no controle de emissões, por que ainda existe o S500 nos postos de combustível? A resposta está na idade da nossa frota de veículos.
Os motores diesel feitos a partir de 2012 devem utilizar o combustível S10. Já os mais antigos podem ser abastecidos com o S500. Alguns até precisam desse enxofre por motivos técnicos, o engenheiro mecânico Renato Passos explica:
O enxofre possui propriedades lubrificantes que auxiliam na durabilidade das ligas metálicas mais antigas, que não possuem propriedades químicas em sua composição tão avançada como as empregadas na construção de componentes hoje em dia.”
Renato também explica que o teor mais alto de enxofre evita a proliferação de fungos e bactérias no diesel S500 se ficar parado por muito tempo. Isso ocorre pois o óleo diesel é higroscópico, ou seja, é capaz de absorver água do ambiente.
Outro fator que justifica a existência do diesel S500 nos postos é financeiro. O S10 é mais caro, sua obrigatoriedade poderia subir o valor do frete para as transportadoras.
Os motores modernos trabalham com tolerâncias menores. É possível abastecer um veículo feito após 2012 com o diesel S500, ele irá funcionar, porém isso trará problemas futuramente. Essa ação é recomendada apenas em emergências onde não exista outra opção de combustível.
Esse teor elevado de enxofre no combustível irá causar entupimento no catalisador e nos injetores piezoelétricos na injeção por duto único. Se sua caminhonete, SUV ou caminhão for dos modernos, use o diesel S10 para evitar prejuízos.
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