Óleo lubrificante mais grosso não é solução para evitar queima
Mesmo que o óleo esteja baixando, utilize apenas o lubrificante recomendado pelo fabricante, pois um modelo mais viscoso não irá reduzir a queima
Mesmo que o óleo esteja baixando, utilize apenas o lubrificante recomendado pelo fabricante, pois um modelo mais viscoso não irá reduzir a queima
Mais uma lorota envolvendo óleo lubrificante. Circula uma fake news, mais uma, que o motor já muito rodado acima de 100 mil km tem que aumentar a viscosidade do óleo. “O que que estava lá no manual? 10W40? Então passa para quinze 15W50 e outras mudanças de viscosidade porque o motor já está mais velho, com as peças desgastadas.”
Mas não é nada disso, isso é mito, não é verdade! A verdade é que muitos motores quando chegam a essa quilometragem, ou até menos, ou um pouco mais, começam queimar mais óleo, baixar mais o nível na vareta.
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Mas isso não é regra. Muitos motores chegam a 150 mil km, 200 mil km sem baixar o óleo, ou baixando só um pouquinho até 1L a cada 1500 km, 2 mil km está bom demais paro o motor já rodado.
Então regra de aumentar a viscosidade quando o motor já está muito rodado só vale se o consumo de óleo estiver muito além do razoável do previsto no manual do proprietário.
O óleo é responsável pela lubrificação das partes móveis do motor. Ele impede que o atrito entre as peças internas sobreaqueçam e danifiquem o motor. Para cada tipo de propulsor, há uma especificação ideal de lubrificante.
O consumidor deve utilizar o óleo com a viscosidade recomendada pelo fabricante. Essa informação pode ser observada no manual do proprietário, assim como uma etiqueta, geralmente afixada no cofre do motor.
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Tenho um Toyota Corolla de 1992 com mais de 600 mil km e ele só agora começou a gastar óleo. Mais ou menos 1lit por 2mil km. Mas penso que foi por ter aquecido muito por avaria no termostato aos 600mil. Terá sido essa a causa? De resto nunca tive mais problemas…e é curioso que a própria panela de escape ainda é a de origem.
Esqueci me de dizer que é um carro que trabalha a gasolina e usa o óleo 10w 40. Usou no princípio o óleo Mobil 1 que era um óleo extraordinário mas este óleo já não o vejo Portugal.
Agora usa o Castrol 10w 40.
Já tive um Escort com motor AP que queimava óleo quando dava partida, saía aquela fumaça azulada e depois parava após alguns segundos. O motor tinha quase 200 mil km e nunca havia sido aberto, nem retificado. Por um tempo tentei usar um óleo mais grosso para tentar diminuir o consumo de óleo, amenizou um pouco, mas o problema só foi resolvido de vez com a troca dos retentores das hastes das válvulas. Depois de remover o cabeçote e trocar os retentores parou de baixar óleo definitivamente.