Onde foram parar 160 mil compradores do Chevrolet Onix?
Modelo foi campeão de venda por seis anos conscutivos, mas a pandemia e a crise de semincondutores obrigaram a GM a mudar os planos
Modelo foi campeão de venda por seis anos conscutivos, mas a pandemia e a crise de semincondutores obrigaram a GM a mudar os planos
O ano está terminando e, pela segunda vez consecutiva, o Hyundai HB20 será o carro de passeio mais vendido do Brasil. Mas o que realmente chama atenção no segmento hatchback são os 160 mil carros que o Chevrolet Onix deixou de emplacar em apenas três anos.
Em 2019, antes da pandemia e ainda com a maior parte do ano na antiga geração, o Chevrolet Onix terminou a temporada disparado nas vendas com a impressionante marca de 241.214 emplacamentos. Este ano, considerando as vendas até 20 de dezembro, o Onix soma 80.442 vendas.
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Número suficiente para lhe dar o segundo lugar, cerca de 12 mil unidades atrás do HB20 (92.897 vendas até agora). Mas longe, muito longe, do que o antigo Onix conseguiu. Onde foram parar os 160 mil compradores do Chevrolet Onix?
Mesmo no primeiro ano da pandemia (2020), o Onix ainda conseguiu ser campeão nacional de vendas, obtendo seu sexto título consecutivo. Em 2021, como sabemos, por falta de semicondutores, o Onix ficou quase cinco meses sem produção. Mas não foi esta a razão da queda do hatchback produzido em Gravataí (RS).
Outros carros caíram e se recuperaram. Na comparação das vendas atuais de 2022 com as de 2019, o Hyundai HB20 perdeu apenas 8 mil unidades, o Volkswagen Gol perdeu 12 mil e o Fiat Argo perdeu 17 mil.
Vale lembrar que a GM também tirou de linha o Onix Joy, mas isso não fez muita diferença porque seu preço era muito próximo ao do Novo Onix de entrada. Nem valia a pena. Mas vendia e foi ele que segurou as pontas nos meses de paralisação em Gravataí. Teriam os compradores do Onix migrado para o Fiat Mobi?
Não também! Considerando as vendas somadas da dupla Mobi/Uno, da Fiat, houve perda de 3 mil unidades em relação a 2019. Como todos esses carros, concorrentes diretos ou indiretos do Chevrolet Onix, estão muito próximos de voltar aos números que tinham no último ano antes da pandemia, a queda geral de vendas não explica totalmente porque os 160 mil compradores de Onix sumiram.
Em três anos, o Onix perdeu 33% de vendas. O mercado, de maneira geral, perdeu 22% de vendas nesse período. Parece óbvio que grande parte dos consumidores brasileiros perdeu a capacidade de comprar carro zero km. Até porque os preços subiram mais do que a inflação – especialmente em 2020 (+8,8% acima) e em 2021 (+17% acima da inflação).
Mas a verdadeira explicação para a queda vertiginosa de venda do Onix parece estar dentro da própria GM. Ao encerrar a produção das versões mais baratas da linha Chevrolet, a GM radicalizou na oferta de produtos de maior valor e, portanto, mais caros.
Quando o Onix vendia 241 mil unidades no ano, ainda não havia o Chevrolet Tracker no mercado. O Tracker surgiu justamente no início da pandemia e, de lá para cá, soma 167 mil vendas. Ou seja: uma diferença de apenas 7.ooo unidades para a perda total do Chevrolet Onix. O mercado perdeu um carro acessível; a GM certamente aumentou sua lucratividade com o Chevrolet Tracker no lugar dos Onix de entrada.
E não, os consumidores não saíram do Onix e foram para o Tracker. Os órfãos do Onix ficaram órfãos mesmo, sem dinheiro para comprar um carro zero km. Mas o espaço do Onix na linha de produção acabou sendo ocupado pelo Tracker, que foi buscar clientes na concorrência ou na linha Cruze, da própria Chevrolet. Mas aí já é outra história.
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Tenho uma spin .ja tive onix mas a verdadeira perda de clientes todos sabem e nao admitem esta nao baixa confiabilidade deste motor novo ruim nao dura mais de 80 mk mudaram para pior
Tenho um Onix LTZ Turbo 2020. Carro simplesmente espetacular! Econômico, seguro (6 airbags), bom de dirigir, motor esperto e bem equipado. Show de carro!
Gosto MT linha GM, hj não compraria esta gravatinha, Gm pelou os carros e aumentou MT os preços, e vai perder MT mais com esta política, a concorrência agradece.