Conhece a origem do logo Citroën, a espinha de peixe?
Dizem que o fundador teve a ideia quando observou o movimento de algumas engrenagens totalmente diferentes do que já tinha visto
Dizem que o fundador teve a ideia quando observou o movimento de algumas engrenagens totalmente diferentes do que já tinha visto
Cada logo de cada marca tem sua história por trás e com a francesa Citroën não é diferente. O símbolo que resiste a mais de 100 anos pode não dizer muita coisa para quem apenas o vê estampado nos carros, mas na verdade tem um significado bem característico e importante para a fabricante.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a própria marca uma das primeiras história que circulam – ou seja, não é uma grande certeza – sobre o logo Citroën conta que no ano de 1900 o fundador, André Citroën, foi a Polônia para visitar parte de sua família e lá conheceu um novo tipo de engrenagem em forma de “V”.
O Sr. Citroën se interessou muito nesta peça, que por lá era utilizada principalmente na moagem de farinha. Isso porque naquele tempo as engrenagens se restringiam às retas, que eram muito barulhentas, e às helicoidais, complexas de se fabricar e tinham também a necessidade de cuidados extremos.
Citroën se deparou com a nova engrenagem e concluiu que ela poderia ser uma alternativa à indústria em diversas áreas. Assim, ele comprou a patente, fundou sua primeira empresa e iniciou a produção dessas engrenagens duplas, chamadas de Chevron (em português, divisa ou bifurcação) ou “espinha de peixe”.
Denominada de Société d’engrenages Citroën, a primeira indústria do fundador da marca francesa foi uma fábrica de engrenagens, iniciada depois da visita à Polônia. A marca resistiu ao tempo e se tornou o símbolo da Citroën que conhecemos hoje e foi criada em 1919.
A versão atual do emblema Citroën, a décima da história da marca, foi apresentada em 2022 com chevrons mais largos e proeminentes, contrastados e cercados por uma moldura oval vertical suave.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |