Peças que não valem a pena consertar: entenda como o barato sai caro

Pode fazer um reparo no lugar de trocar a peça pode ser uma grande economia no orçamento, mas o prejuízo na segurança pode vir em pouco tempo

pecas parte carro shutterstock
Tem umas que o reparo é picaretagem, outras apenas não valem a economia (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/05/2023 às 09h02

Na hora de levar o carro na oficina, a solução para o problema nem sempre precisa envolver a troca de uma peça, o reparo já basta. Mas isso não é valido para qualquer componente! Alguns mecânicos dizem que pode recuperar a peça, só que na realidade não vale a pena o conserto.

Esses reparos podem colocar o carro ou sua segurança em risco, pois na realidade são paliativos. O preço de uma peça nova pode pesar no orçamento, mas com isso virá uma garantia de durabilidade maior. Confira abaixo algumas peças que não valem a pena consertar:

VEJA TAMBÉM:

Rodas de liga leve trincadas

kia stonic roda
O reparo em roda trincada é apenas visual, os danos estruturais não somem (Foto: Kia | Divulgação)

Infelizmente as ruas brasileiras não perdoam as rodas dos carros. Em impactos fortes contra um buraco, as de liga leve podem trincar. Em danos menores, como riscos causados por ralar na calçada, é possível reparar, porém a trinca condena a peça.

Existem pessoas que soldam rodas de liga leve, deixando a aparência visual igual a original. O que não vemos são as microfissuras internas no material da roda. Como o carro é apoiado nelas e elas estão girando em alta velocidade, os danos internos vão crescendo com o tempo a ponto de quebrar.

A prova dos riscos de consertar trincas em rodas de liga leve é o acidente do cantor sertanejo Cristiano Araújo: uma roda de seu Land Rover, que havia sido reparada, quebrou em alta velocidade e o carro capotou. Isso vitimou o artista.

Amortecedores

sistema de suspensao a ar substitui mola convencional por bolsa
Recondicionar o amortecedor é apenas um “despiste” (Foto: Shutterstock)

O conjunto de suspensão é essencial para a segurança do carro. Os amortecedores tem a função de controlar os movimentos da carroceria. Quando estão em estado ruim, o veículo perde estabilidade, conforto e pode até aumentar a distância de frenagem.

Existem no mercado os profissionais que recondicionam o amortecedor, vendendo a peça remanufaturada por um valor baixo. Pode até parecer uma alternativa tentadora, mas a sua durabilidade é baixa e pode quebrar quando menos se espera.

Pneus carecas ou com rasgos grandes

pneu careca cambagem shutterstock 635977388
O composto gasto da borracha não tem a mesa eficiência (Foto: Shutterstock)

Um pneu furado por um preço ou com algum dano pequeno pode sim ser consertado. Quando os danos são maiores, como os que afetam a carcaça, já vira um risco. Isso pode deixá-lo desbalanceado e, assim, prejudicar a estabilidade.

No caso dos pneus carecas, existem locais onde “refrisam” a banda de rodagem. O argumento é sempre pode passar por uma blitz ou vistoria, ou apenas fazê-lo durar mais. O risco é que a camada de borracha fica mais fina, seu composto não é adequado para a rodagem e a eficiência na chuva não é a mesma.

Airbags

shutterstock volkswagen golf de quarta geracao com os dois airbags dianteiros acionados
O tal reparo do airbag é apenas remover a bolsa e apagar a luz (Foto: Shutterstock)

Desde 2014 todos os carros novos vendidos no Brasil trazem airbags dianteiros. Antes disso o equipamento era praticamente item de série em carros médios e um opcional frequente nos compactos.

Isso parece ter motivado os picaretas que oferecem o reparo do airbag. Isso não existe, após a deflagração da bolsa de ar, ela precisa ser descartada. O conserto que é feito na peça é simplesmente tampar o volante ou painel e apagar a luz do painel.

Se a batida não foi grave e deu para consertar o carro, o correto é colocar um airbag novo.

Corrente de comando

shutterstock corrente de comando
A corrente do motor é mais complexa que a de uma bicicleta (Foto: Shutterstock)

A grande vantagem de um motor com corrente de comando é a sua durabilidade. A correia dentada é mais silenciosa, mas precisa ser trocada com algumas dezenas de milhares de quilômetros, já a corrente pode passar de 200 mil km.

Com o tempo, a corrente começa a folgar. Consertá-la pode parecer simples como o reparo de uma corrente de bicicleta, mas a peça ficará enfraquecida. Com o rompimento, o estrago será por todo o motor.

A própria durabilidade joga a favor da troca de toda a corrente por uma nova. Afinal, se ela só vai dar problemas com 200 ou 300 mil km, o motorista só terá que se preocupar após repetir essa quilometragem.

Bieletas

shutterstock bieleta em fundo escuro
Além de uma bieleta nova ser barata, a reparada não dura (Foto: Shutterstock)

A bieleta é um componente pequeno que tem a importante função de ligar a barra estabilizadora à suspensão. É o tipo de caso onde o reparo não vale a pena simplesmente pela peça nova ser barata. Além da peça consertada ter durabilidade extremamente baixa.

Coxins

shutterstock mecanico trocando coxim
O coxim reparado tem baixa durabilidade (Foto: Shutterstock)

Coxim é o nome dado a peças com função de absorver ruídos. Existe os do motor, que também o liga à carroceria, e o dos amortecedores. Com o fim de sua vida útil, mas vibrações são passadas à carroceria.

O conserto dessa peça não vale a pena devido a durabilidade baixa após isso, sem contar com o risco maior de quebrar e gerar prejuízos ainda maiores. Os coxins dos amortecedores duram menos que o do motor, mas também são mais baratos.

Os coxins de motor são mais complexos, porém têm durabilidade maior. Por isso, a tranquilidade de ficar muito tempo sem se preocupar com a peça vale o investimento maior.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Brasileiro 18 de maio de 2023

Soldar rodas de liga leve pra passar o carro pra frente, todo mundo faz… mas o que o motorista do artista fez pra encobrir a cagada e acelerar forte foi uma tremenda burrice!
Bom, riscar pneu pra usar mais um pouco todo mundo faz, hehehe

Avatar
Paulinho 18 de maio de 2023

Refrisar pneu??? Soldar roda trincada??
Isso deveria se chamar Roleta Russa!!!
Ta louco!!!

Avatar
Gustavo 15 de maio de 2023

Depende de cada caso, um caso que foi produzido muitas unidades com certeza terá pecas novas com bons preços, mas, carros que foi produzido um número pequeno de unidades, as vezes vale a pena pegar a peça recondicionados, lógico que tem q ser avaliado a responsabilidade da peça no conjunto do veículo. Agora para carros antigos muitas vezes necessitamos recondicionar a peça pois o mercado não dispunha mais da peça, mercado diga-se nacional (brasileiro), pois fosse nos USA quase certo teríamos várias opções em compra-la.

Avatar
Rodolfo 15 de maio de 2023

Fiquei sabendo pelo Canal Youtube “O Mecânico”, que o motor 1.0-L TSI VW não é recomendado fazer retífica. Neste caso compensa mesmo comprar um motor novo?

Avatar
Deixe um comentário