508 SW: atravessamos o Atlântico para guiar uma perua
Segmento em extinção no Brasil emplacou apenas 23 unidades em 2023, mas na Europa as peruas ainda sustentam seu mercado
Segmento em extinção no Brasil emplacou apenas 23 unidades em 2023, mas na Europa as peruas ainda sustentam seu mercado
O mercado de automóveis no Brasil se enveredou pelo SUV e pelas picapes. Esses grandalhões são sinônimos de sucesso desde os anos 1980. E a predileção do consumidor (e também dos fabricantes) fez com que outras carrocerias sumissem do mercado. É o caso das peruas.
As peruas nunca foram as mais vendidas, mas sempre estiveram nos cronogramas das fabricantes. Opala e Caravan, Gol e Parati, Uno e Elba, Kadett e Ipanema, assim como Santana e Quantum, além de Palio e Weekend.
VEJA TAMBÉM:
Sempre que um hatch era lançado, logo aparecia sua derivação de carroceria alongada. Mas com a chegada dos monovolumes (que também se tornaram raridade) e dos SUVs nos anos 1990, as peruas perderam encanto.
Uma prova é que hoje apenas um modelo de perua registrou emplacamentos na Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O Audi RS6 Avant anotou 23 unidades em um universo de 1,15 milhão de carros vendidos.
Ao mesmo tempo, os SUVs foram 415 mil e as picapes superaram 210 mil licenciamentos. Ou seja, mais da metade das vendas são de utilitários e caminhonetes.
Ao mesmo tempo, do outro lado no mundo, na Europa, as peruas se proliferam como se fossem criadas em granjas. De acordo com a consultoria Jato Dynamics, 64% das peruas vendidas em 2022 em todo o mundo estão na Europa. E estamos falando de um volume de 1,6 milhão de unidades.
E se as peruas estão no Velho Mundo, fomos até lá para guiar uma. Encontramos a belíssima Peugeot 508 SW 180, versão híbrida, que combina motor 1.6 turbo de 150 cv e módulo elétrico de 110 cv, mas que juntos somam 225 cv e 30,5 kgfm de torque. O conjunto é atrelado a uma transmissão de oito marchas e suas baterias permitem rodar 59 km apenas na eletricidade.
O carro impressiona pelo ótimo comportamento dinâmico. Pelas estradas vicinais da região de Andaluzia, no Sul da Espanha, a perua permitia serpentear em curvas como se fosse um cupê.
Por dentro, a perua é um carro de luxo. Conta com quadro de instrumentos digital, iCockpit, multimídia com internet 4G embarcada, conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, assim como climatizado digital, assistentes de condução e um acabamento impecável.
O espaço interno da 508 SW combina todo conforto de um sedã de luxo com um ótimo bagageiro. Ou seja, oferece mais que qualquer SUV de luxo pode entregar, além do comportamento dinâmico de um carro esporte. Salvem as peruas!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |