Quais são os hábitos dos brasileiros na hora de calibrar os pneus?

O levantamento trouxe informações interessantes sobre os cuidados que os motoristas tem na hora de cuida dos pneus

calibragem calibrar pneu continental
Esse ato simples e gratuito traz muitos benefícios para o carro (Foto: Continental | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 24/09/2025 às 12h00

O simples ato de calibrar os pneus de seu carro traz muitos benefícios no dia a dia: reduz o consumo, melhor o conforto e garante a durabilidade da suspensão. Mas a correria da rotina de diária faz que muitos esqueçam disso ou só lembrem no pior momento.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A Continental Pneu realizou um levantamento para entender melhor o comportamento do público sobre calibrar os pneus. O lado positivo foi que 9 em cada 10 motoristas (89%) lembram a última vez que calibraram os pneus.

VEJA TAMBÉM:

Dentre as pessoas que responderam a pergunta no site da Continental, mais de 70% realizam a calibragem semanal ou quinzenalmente. O restante realiza isso mensalmente ou só lembram do pneu quando está murcho e afetando a dirigibilidade.

Outro dado animador é que 84% afirmou que segue a pressão recomendada pelo fabricante. Os 16% restantes calibram sem ter certeza de qual é a pressão correta.

Já o estepe costuma ser esquecido. É importante mantê-lo calibrado pois você só precisa dele em momentos inesperados. Apenas 33% verificam a pressão do pneu sobressalente com frequência, quase 50% disse que chega as vezes, enquanto 17% nunca fazem isso.

Segundo o levantamento da Continental Pneus, 73% dos motoristas alegam que notam diferenças no comportamento do veículo ao calibrar. O restante disse que nota pouca ou nenhuma.

A importância de calibrar os pneus sempre

A pressão dos pneus faz parte de todo o acerto da suspensão e da direção de seu carro. Deixá-lo muito cheia ou muito vazio afeta o comportamento dinâmico, afetando a segurança, o desempenho e o consumo de combustível.

O excesso de pressão deixa o pneu mais rígido, filtrando menos as irregularidades e deixando o carro menos confortável. Isso irá aumentar o desgaste na área central da banda de rodagem e o deixará mais suscetível a furos.

Já a pressão baixa cria maior esforço para rodar, aumentando o consumo. O pneu sofrerá maior desgaste nas laterais rodando assim.

A calibragem ideal faz o desgaste ser por igual e trará o maior equilíbrio entre consumo e desempenho. Fazer isso é gratuito nos postos de combustível, mas em algumas cidades já é cobrado para usar o calibrador.

É importante sempre calibrar o pneu com ele frio. Após rodar alguns km ele esquente, expande o ar em seu interior e torna a calibragem menos precisa. Se você roda muito, vale a pena comprar um compressor para fazer a aferição em casa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário