O levantamento trouxe informações interessantes sobre os cuidados que os motoristas tem na hora de cuida dos pneus
O simples ato de calibrar os pneus de seu carro traz muitos benefícios no dia a dia: reduz o consumo, melhor o conforto e garante a durabilidade da suspensão. Mas a correria da rotina de diária faz que muitos esqueçam disso ou só lembrem no pior momento.
A Continental Pneu realizou um levantamento para entender melhor o comportamento do público sobre calibrar os pneus. O lado positivo foi que 9 em cada 10 motoristas (89%) lembram a última vez que calibraram os pneus.
VEJA TAMBÉM:
Dentre as pessoas que responderam a pergunta no site da Continental, mais de 70% realizam a calibragem semanal ou quinzenalmente. O restante realiza isso mensalmente ou só lembram do pneu quando está murcho e afetando a dirigibilidade.
Outro dado animador é que 84% afirmou que segue a pressão recomendada pelo fabricante. Os 16% restantes calibram sem ter certeza de qual é a pressão correta.
Já o estepe costuma ser esquecido. É importante mantê-lo calibrado pois você só precisa dele em momentos inesperados. Apenas 33% verificam a pressão do pneu sobressalente com frequência, quase 50% disse que chega as vezes, enquanto 17% nunca fazem isso.
Segundo o levantamento da Continental Pneus, 73% dos motoristas alegam que notam diferenças no comportamento do veículo ao calibrar. O restante disse que nota pouca ou nenhuma.
A pressão dos pneus faz parte de todo o acerto da suspensão e da direção de seu carro. Deixá-lo muito cheia ou muito vazio afeta o comportamento dinâmico, afetando a segurança, o desempenho e o consumo de combustível.
O excesso de pressão deixa o pneu mais rígido, filtrando menos as irregularidades e deixando o carro menos confortável. Isso irá aumentar o desgaste na área central da banda de rodagem e o deixará mais suscetível a furos.
Já a pressão baixa cria maior esforço para rodar, aumentando o consumo. O pneu sofrerá maior desgaste nas laterais rodando assim.
A calibragem ideal faz o desgaste ser por igual e trará o maior equilíbrio entre consumo e desempenho. Fazer isso é gratuito nos postos de combustível, mas em algumas cidades já é cobrado para usar o calibrador.
É importante sempre calibrar o pneu com ele frio. Após rodar alguns km ele esquente, expande o ar em seu interior e torna a calibragem menos precisa. Se você roda muito, vale a pena comprar um compressor para fazer a aferição em casa.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |