Peterbilt 589 chega para ser o novo ‘Optimus Prime’ das estradas
Novo 589 segue as linhas do 389 mas com uma certa modernização para acompanhar novas exigências e se tornar mais eficiente
Novo 589 segue as linhas do 389 mas com uma certa modernização para acompanhar novas exigências e se tornar mais eficiente
Em dezembro de 2022, começou a surgir nas redes sociais uma foto do que seria o possível novo modelo da Peterbilt. Agora, quase seis meses depois, a Peterbilt apresenta oficialmente o modelo 589. O grandalhaão cheio de cromados chega para substituir o lendário 389, mas sem revolucionar no design. Ou seja, atributos que fazem dele um postulante ao papel de Optimus Prime na série “Transformers”
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O 589 segue o legado da linha 3 (351, 379, 389 e 359) com o seu longo e quadrado, capô bicudo e sua gigante grade cromada. Ele também herdou os clássicos filtros de ar ao lado do capô, isso que sempre foi exigência dos operadores do no 389, devido a facilidade de manutenção.
A grande diferença, que se pode notar, é a cabine, que apesar de seguir a mesma receita, agora traz formas modernas, lembrando outros modelos da linha 5. Outro aspecto clássico que se manteve foi o desenho dos escapamentos, na lateral da cabine.
O interior é onde você vai encontrar as principais novidades. Primeiro temos, claro, um painel todo novo, trabalhado e modernizado, porém com alguns toques clássicos, como 6 grandes manômetros no painel. Afinal, para ser um caminhão americano, quanto mais manômetro, melhor.
Em contrapartida, o painel de instrumentos é uma tela de 15 polegadas, que está presente como opcional em toda a nova linha da Peterbilt. Além disso, temos um volante mais moderno, com controles de multimídia e computador de bordo.
Apesar de todas essas novidades, o que pode mais chamar atenção (e mesmo sendo um modelo que carrega um legado), o painel é de perfil baixo, o que melhora e muito a visibilidade. Falando em carregar um legado, diretor de Marketing de Produto da Peterbilt, Jacob White, fala sobre o projeto do 589 e o legado do 389.
“Encerrar um modelo nunca é fácil, é emotivo para nós, emotivo para os nossos clientes e extremamente significativo para a história do transporte rodoviário de cargas na América. O lançamento do 589 é como passar um manto de uma geração para a outra e isso teve que ser feito com bastante cuidado, já que muitos clientes tem o 389 como a sua marca e legado”.
White ainda comenta que o projeto do novo 589 começou em 26 de abril de 2013, ou seja, foram 10 anos de desenvolvimento e pesquisas.
“Queríamos apresentar um substituto que continuasse o legado do 389, mas além de ser extremamente difícil, tivemos uma pandemia, que atrasou um pouco os planos”.
Já na parte mecânica, como padrão ou “produto padrão” o Peterbilt 589 é equipado com motor Paccar MX-13 (mesmo que equipa os DAF XF no Brasil) e transmissão manual automatizada TX-12 (a mesma ofertada para o 389). Além disso, a Peterbilt ainda coloca à disposição uma caixa manual TX-18.
Jacob White explica que o PACCAR MX-13 é ofertado como padrão por dois motivos:
Ainda para reforçar o legado da série 3, a montadora oferta para o 589 o pacote Legendary que coloca friso e logo antigos da Peterbilt na lateral do capô, para-lamas cromados no eixo frontal e com proteção interna contra detritos e para barro com a logo da montadora. Já no interior, o modelo recebe detalhes em cromo a la anos 50 e detalhes em madeira.
O novo 589 chega ao mercado com 6 opções de cabine, sendo elas: 44 Low Roof, 58 Low Roof, 58 High Roof, 72 Low Roof, 72 High Roof e 80 High Roof.
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A América é Peterbilt e ponto final. Show!!!