Stellantis amplia gama eletrificada com sistema híbrido leve T200 Hybrid, com os franceses Peugeot 208 GT e 2008 GT
A Peugeot acaba de lançar a dupla 208 e 2008 eletrificados. A notícia pode parecer velha, uma vez que os dois modelos foram vendidos brevemente no Brasil em versões 100% elétricas. Mas agora, eles chegam com sistema híbrido leve T200 Hybrid, igual ao que foi empregado nos primos Fiat Pulse e Fastback.
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A motorização está disponível nas versões topo de linha, tanto do hatch, quanto do SUV. O 208 GT T200 Hybrid tem preço sugerido de R$ 126.990, equanto o 2008 GT T200 Hybrid sai por R$ 162.990.
O motor T200 Hybrid combina a unidade 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, com a unidade elétrica BSG. Esse módulo substitui o alternado convencional por uma agregado que é capaz de fornecer torque e potência adicional para o bloco a combustão.
O motorzinho oferece 4 cv de potência e cerca de 1 kgfm de torque. Assim como no Pulse e Fastback, não há soma entre os números do motor turbo e o BSG. Isso porque a unidade elétrica oferece seu vigor para reduzir o esforço do bloco.
Com isso, os engenheiros da Stellantis estimam economia média na faixa dos 10%, mas que pode escalar a 20% de acordo com a forma de uso. O conjunto é complementado com a transmissão automática, do tipo CVT, com emulação de sete marchas.
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 9,1 km/l | 9,6 km/l |
Gasolina | 13,0 km/l | 13,8 km/l |
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 9,0 km/l | 9,6 km/l |
Gasolina | 13,0 km/l | 13,7 km/l |
A versão eletrificada do 2008 oferece pacote farto de equipamentos, com direto a quadro de instrumentos digital iCockpit 3D, de 10 polegadas, multimídia de 10,3 polegadas, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. A tela ainda oferece câmera 360 graus, internet 4G embarcada e serviços conectados, com direito a atualização remota.
O SUV ainda oferece carregamento por indução, freio de estacionamento eletrônico, partida sem chave, vidros e retrovisores elétricos, revestimento em couro dos bancos, assim como teto solar panorâmico. O pacote de assistentes inclui: alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, monitor de permanência em faixa, monitor de fadiga, alerta de ponto cego e leitor de faixa.
Por fora, o modelo se destaca pelas rodas de liga leve aro 17, faróis Full LED 3D, assim como assinatura em LED, no formato “garras do leão”, além de pintura em duas tonalidades.
No caso do 208, a versão híbrida repete praticamente todos os conteúdos, mas abre mão de itens como freio de estacionamento eletrônico e teto solar panorâmico com abertura. No hatch, o teto é fixo.
A Peugeot ajustou sua gama. O hatch é oferecido em quatro versões, enquanto o SUV conta com três opções no portfólio. São elas:
A dupla 208 e 2008 também teve a gama de cores reduzida a três tonalidades. São elas:
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A Stellantis está cada vez mais descarada e sarrista.
Ela embalou de vez em acoplar motorzinhos de batedeira nos propulsores dos seus carros a combustão, e vender estes como “Hybrids”.
Daqui a pouco ela estará se gabando de ser a “maior produtora de Hybrids do mundo”.
Quanta cara-de-pau!