Peugeot 208 turbo anda bem, mas não é esportivo

Compacto da marca francesa passa a ser oferecido com powertrain que já está nos Fiat Strada e Pulse e se destaca pelo pacote de itens de série

peugeot 208 2024 turbo griffe 48
Versão Griffe é a top de linha (Fotos: Peugeot | Divulgação)
Por Felipe Boutros
Publicado em 14/09/2023 às 18h30
Atualizado em 14/09/2023 às 18h58

A Peugeot completou a linha 208 2024 com o lançamento de três versões equipadas com motor turbo e câmbio automático CVT que simula 7 marchas: Allure, Style e Griffe. Destaque para os preços competitivos e o bom pacote de itens de série, que o colocam em boa condições para enfrentar concorrentes como VW Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

Preços do Peugeot 208 turbo:

  • Peugeot 208 2024 Allure: R$ 99.990
  • Peugeot 208 2024 Style: R$ 109.990
  • Peugeot 208 2024 Griffe: R$ 114.990

Confira nossas impressões:

Motor do Peugeot turbo

peugeot 208 2024 turbo griffe 37

O motor turbo do Peugeot 208 veio da Fiat – ambas estão sob o controle da Stellantis. É o mesmo que já equipa a nova Strada e estreou no Pulse. Ele tem 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. O torque é de 200 Nm (20,4 kgfm) a 1.750 rpm. O câmbio automático é do tipo CVT com 7 marchas.

Potência do Peugeot 208 turbo

  • Etanol: 130 cv a 5.750 rm
  • Gasolina: 125 cv a  5.750 rpm

Consumo do 208 turbo

O 208 turbo Allure e Griffe, ambos equipados com rodas de 16 polegadas, tem consumo urbano de 8,8 km/l com etanol e 12,5 km km/l com gasolina. Na estrada, ele faz 10,0 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina.

O consumo urbano do 208 Style turbo é de 8,3 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina. Já o consumo na estrada é de 9,8 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina.

Versões e equipamentos

O 208 turbo é vendido em três versões: Allure, Style e Griffe. Confira os principais equipamentos de cada uma delas.

Peugeot 208 Allure

  • Alavanca do câmbio com aplique em black piano
  • Ar-condicionado digital
  • Direção com assistência elétrica
  • Vidros elétricos nas portas dianteiras
  • Sistema de som com tela digital de 5”
  • Controles de tração e de estabilidadeDRL (luz diurna) integrada aos faróis
  • Central Multimídia PEUGEOT Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay)
  • DRL em LED
  • Retrovisores externos com comandos elétricos
  • Vidros elétricos nas quatro portas
  • Comandos de som no volante Sport Drive
  • Dois alto-falantes traseiros (que se somam aos dois frontais) e dois tweeteres
  • Duas entradas USB – com destaque para a adição da entrada tipo C além da A
  • Câmbio automático tipo CVT com sete marchas (simuladas)
  • Badge Turbo 200Modo Drive SPORT
  • Rodas de liga-leve diamantadas de 16″ Kanobi
  • Maçaneta externa na cor do veículo
  • Grade cromada
  • Capa de retrovisor em preto brilhante
  • 4 auto falantes e 2 Tweeters
  • Entradas USB-A e USB-C no console central

Pacote opcional Excellence

  • Teto panorâmico
  • Bancos em couro
  • Volante em couro
  • Painel de porta em couro
  • Apoio de braço para o motorista em couro
  • Peugeot Entry n’ Go
  • Wireless Charger
  • Iluminação interior traseira

208 Style

Mesmo pacote do 208 Allure com pacote Excellence com acréscimo de:

  • Rodas de liga-leve diamantadas de 17″ Bronx
  • Faróis Full LED
  • Visiopark 180º
  • Ponteira Cromada
  • DRL em LED
  • i-Cockpit 3D
  • Interior escurecido
  • Pedais esportivos em alumínio
  • Bancos em tecido, couro e alcantara bordados em azul
  • Painel de porta em couro e bordado em azul
  • Teto panorâmico
  • Volante Sport Drive em couro com comandos de som

208 Griffe

Mesmo pacote do 208 Allure com pacote Excellence com acréscimo de:

  • Faróis Full LED
  • 6 airbags
  • i-Cockpit 3D
  • Visiopark 180ºSensor de chuva e luminosidade
  • Ponteira Cromada
  • Peugeot Driver Assist:Alerta de colisão; Frenagem de emergência automática; Auxílio de Farol; AltoReconhecimento automático de sinalização de velocidade; Detector de FadigaAlerta e correção de permanência em faixa
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17 Comentários
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Gustavo 15 de setembro de 2023

Motores 3 cilindros, ahh, tem que ver direito, manutenção tem que estar sempre 100% se não é problema na certa, mas agora esse cara dizer que só os VW são top, e GM dão problema?? Esse é aquela apaixonado desde dos avós por VW e o resto para ele nada presta. Se informe rapaz, agora Peugeot é brabo, 100 conto o mais barato? Esse Peugeot agora nem motor mais tem próprio, tem que usar o da Fiat que se sabe que bebe um óleo e cambio incomoda.

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Bom 15 de setembro de 2023

Sobre o Sentra acima citado , eu errei o km 105
000

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Fabrício Santos 15 de setembro de 2023

Mas é claro que NÃO é um esportivo. Pra ser um, tem que cumprir os 4 pilares: motor, transmissão, suspensão e freios, todos com desempenho esportivo.

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Fabrício 15 de setembro de 2023

Bomba?! Você espera que algum exploda, como fazia o motor do Marea? Temos aqui um Up Tsi desde 2016, único dono, mas até agora, não explodiu. Anda redondo como desde o primeiro dia, e o rendimento na estrada chega a 20 km/l. Uma vez, há mais ou menos 5 anos, abastecendo na estrada num posto de origem duvidosa, deu problema nos bicos injetores, que no caso do TSi, usa injeção direta. A Vw trocou sem custo algum, apenas mão-de-obra, depois de eu comprovar (facilmente) ter feitos todas as manutenções programadas. Motor com turbo de fábrica não tem mistério, desde que se mantenha as condições originais e se faça as manutenções em oficinas de confiança, não precisando ser necessariamente na concessionária. Não sei o das outras marcas, mas o TSi tem virabrequim forjado com bielas e pistões reforçados. Ou seja, motor TSi NÃO é um motor aspirado com turbo apenas. É um projeto cujo objetivo principal é a otimização do uso da energia, vulgo, eficiência energética.

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Rodrigo 15 de setembro de 2023

Problema na redação…editando…

Rafael, acho que agora já não podemos dizer “bombas”, pois o TSI da Vw já tem mais de 8 anos… tempo mais que suficiente pra e comprovar robustez… Mas, claro, necessita manutenção especializada e preventiva, não somente corretiva e em “fundo de quintal”…
Até preocupa os motores 200 e 270 da Stelantis, mas parece que os problemas estão ligados ao alto consumo de óleo e o (muito) precoce problema no câmbio/sistema de arrefecimento…

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Marcos da silva 15 de setembro de 2023

Bom dia, estou com uma dúvida , tenho um Sentra 2015 cambio CVT está com 10500 km e preciso troca o óleo do câmbio. A Nissan não é taxativa sobre esse assunto. Como vc tem super experiência o que vc me aconselha.

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Rafael 15 de setembro de 2023

Eu trocaria pelo tempo com certeza, msm com só 10mil km, manteria seu carro super conservado, nas hora de vender com certeza o comprador vai dar valor nisso…

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DOUGLAS ALEXSANDRO 15 de setembro de 2023

É verdade isso? ano 2015 com 10.500 km? rodou poco mais de 1.000 km por ano, nesses 8 anos.
Calculando aqui, isso dá 1.300 km por ano, isso eu ando por semana.
Mosca branca esse Sentra.

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Rodirgo 18 de setembro de 2023

Estou na mesma vibe… Tenho um 208 Griffe 2015 com 9.640km’s rodados…

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ANTONIO SOUZA 15 de setembro de 2023

Motores 3 cil. 1,0L econômicos mesmo, só os da Volks 170 (dão pouco trabalho mas a manutenção é meio salgada) e os GM (que dão problemas, ponto), porque foram projetados pensando no baixo consumo. (retiro os Ford da lista, pois apesar de bons e econômicos, não são mais fabricados nem vendidos aqui).
Os da Hyundai ficam no meio do caminho em economia, mas duram e não quebram.
Já os “vagalumes” 200 e 270 são bons apenas nas versões “pé-de-boi”, os aspirados de 6 válvulas, enquanto que os turbo… bem…está aí o relato do leitor que tem um. (E os dos coitados que têm o 270, que gosta dum óleo que né fácil não).

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Amarildo 15 de setembro de 2023

Discordo, VW não é essa maravilha não… E os da GM não sei quais problemas você se refere…

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Reynaldo 15 de setembro de 2023

Deixe discordar na prática para quem pretende pegar um carro com esse motor turbo da Fiat. Nunca irá fazer 8,5 km pir litro nem com gasolina. Eu tenho um e posso falar, é um beberrão e nem o fabricante deu jeito, fica a dica. O meu Pulse 200T faz 7 km/l na gasolina e mo etanol não chega a 5 km/l. Nesse ponto os motores turbo da concorrência dão banho nesse aí.

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Amarildo 15 de setembro de 2023

Se isso for verdade até o meu Tiggo 5X (suv pesado) é mais econômico que o pulse… Faz 5,5 com etanol e 8,5 com gasolina (andando normal sem o pé leve)

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Reynaldo 15 de setembro de 2023

É verdade, pena que não posso postar aqui as fotos do computador de bordo. Mas eu também ando normal uso ar condicionado normalmente.

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Rafael 15 de setembro de 2023

Quero ver essas bombas desses motores turbos futuramente, custo alto de se manter e sem mão-de-obra qualificada para realizar a manutenção desses motores.

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Rodrigo 15 de setembro de 2023

chama muito a atenção desses novos 200 e 270 da Stelantis, mas o problema parece Rafael, acho que agora já não podemos dizer “bombas”, pois o TSI da Vw já tem mais de 8 anos… tempo mais que suficiente pra e comprovar robustez… Mas, claro, necessita manutenção especializada e preventiva, não somente corretiva e em “fundo de quintal”…
Até preocupa os motores 200 e 270 da Stelantis, mas parece que os problemas estão ligados ao alto consumo de óleo e o (muito) precoce problema no câmbio/sistema de arrefecimento…

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Samuel 15 de setembro de 2023

Rafael é um que compra carro pra casar – deve comprar com 15 anos de uso esperando durar mais 20 na mão dele usando todo dia… aí nem fusca faz milagre!

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