Picape elétrica: 5 modelos que podem chegar para te livrar do diesel
Depois do compacto, sedã e SUV, chegou a vez da picape elétrica dominar o mercado, e com o diesel nas alturas a hora é mais que apropriada
Depois do compacto, sedã e SUV, chegou a vez da picape elétrica dominar o mercado, e com o diesel nas alturas a hora é mais que apropriada
O mercado de veículos eletrificados segue uma toada acelerada. Num primeiro momento, cada fabricante apostou num formato de carroceria. Mas como um revoada de andorinhas, elas passaram a seguir o mesmo caminho. Primeiro com o SUV e agora com a picape elétrica.
Por aqui, a picape elétrica ainda é um sonho distante. Hoje nosso mercado vive uma fase de expansão de modelos intermediários, ainda a combustão. Além da líder Fiat Toro e Renault Oroch, também figura a Ford Maverick. Isso sem falar das futuras Chevrolet Montana, Volkswagen Tarok e até mesmo uma “baby” Hilux.
VEJA TAMBÉM:
De fato há uma demanda aquecida por picapes no Brasil. Tanto que o modelo mais vendido por aqui é uma picape. A Fiat Strada, com mais de 110 mil licenciamentos em 2021. No entanto, a nova onda será a das picapes eletrificadas. Elas já são realidade no mercado norte-americano e não demorarão a aparecer por aqui.
E mesmo custando uma fortuna, esses utilitários podem ser tão vantajosos como o uso de caminhões leves elétricos, principalmente diante os constantes aumentos do diesel, que em um ano encareceu 80%. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) alertam que o preço do litro do diesel poderá chegar a R$ 10 até o final do ano. Ou seja, com o custo do km rodado cada vez mais alto, um motor elétrico pode salvar a lavoura, literalmente.
Claro que o caro leitor pode se perguntar, se um pequeno produtor irá aposentar sua velha caminhonete para comprar uma caríssima picape elétrica. Talvez não, mas certamente essas picapes do futuro servirão de ponto de partida para modelos mais acessíveis.
No setor de automóveis de passeio, o movimento já começou. Caoa Chery iCar, Renault Kwid E-Tech e JAC e-JS1 já apostam num segmento de subcompactos eletrificados. Não são baratos, mas custam quase um décimo dos modelos mais sofisticados. Confira quais dessas picapes podem pintar por aqui.
A JAC iEV330P não é uma aposta para o futuro. O modelo já está à venda no Brasil por R$ 369.900. O modelo é equipado com motor de 150 cv e 33 kgfm de torque. A fabricante chinesa garante autonomia de 320 km com uma carga de bateria.
A F-150 Lightning saiu na frente no mercado norte-americano. A picape é vendida por lá com preço inicial de US$ 40 mil (R$ 205 mil) e conta com dois motores que entregam 573 cv e 105 kgfm de torque.
Suas baterias podem render até 480 km de autonomia. Esse modelo pode chegar por aqui junto com a versão a combustão, que foi confirmada pela marca.
Apresentada na Consumer Electronics Show (CES) deste ano, a Silverado elétrica é a resposta da Chevrolet ao modelo da Ford.
Ela conta com motorização de 644 cv e 107 kgfm de torque e baterias que permitem rodar até 643 km. Recentemente a GM anunciou uma trinca de SUVs elétricos para o Brasil. Certamente a Silverado EV pode estar no próximo “pacote”.
A Stellantis não quis ficar de fora na febre da picape elétrica. A Ram 1500 BEV será a resposta da marca do carneiro maltês às suas conterrâneas de Detroit. Executivos da marca afirmam que o carro irá superar as rivais em quesitos de transporte, recarga e até mesmo capacidade de reboque.
Ela deverá ser apresentada ainda este ano e suas vendas, lá nos EUA estão previstas para 2024. Esse bode elétrico pode ser mais peça na estratégia de eletrificação da Stellantis por aqui.
A Toyota foi pioneira na eletrificação, com o simpático Prius, há mais de 20 anos, também quer colocar bateria sob a caçamba. No final de 2021, a marca japonesa apresentou um conceito elétrico batizado de Toyota Pick-up.
Trata-se do mesmo nome simples que ela deu à sua picape compacta, nos anos 1980, que se tornaria a nossa Hilux. A Toyota não dá detalhes, mas a caminhonete faz parte do pacote de 30 modelos elétricos para os próximos oito anos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Só uma correção, é RAM 1500 REV, e não BEV. Significa Revolution Electric Vehicle.
Como está demorando aparecer uma Pic up elétrica! Tenho um JS4 da Jac, , e decidi qurm chegar primriro com uma pic up 4X4, vou comprar. pois depois de voce ter um eletrico, combustão näo da mais! E como se eu voltasse hoje a rodar numa C14 dos anos 70!