Nova Rampage estreia para celebrar o ‘ano do carneiro’

Oferecida em três versões e dois motores, Nova Rampage oferece toda tradição, mas com preço acessível e sem abrir mão da robustez e conteúdos

ram rampage r t 2024 cinza sting frente fazendo curva forte
Nova Rampage estreou para redefinir o segmento de picapes no Brasil (Fotos: Ram | Divulgação)
Por AutoPapo
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 26/09/2023 às 09h03

Certamente a indústria do automóvel não se guia pelo horóscopo chinês, mas não há dúvidas que 2023 é o ano do carneiro montês. A Nova Rampage estreou para redefinir o segmento de picapes e tornar acessível um dos emblemas mais respeitados do segmento.

VEJA TAMBÉM:

O consumidor brasileiro passou a enxergar a picape como a opção de veículo mais versátil, que precisa agregar mais conforto, sofisticação, tecnologia, robustez, praticidade e claro, valor agregado. Mas todo mundo sabe que picape não é barata. As opções mais simples não conseguem entregar tudo que se espera.

No entanto, a Nova Rampage foi desenvolvida e fabricada no Brasil para entregar tudo o que se busca numa picape, mas com o substancial diferencial de ser acessível. Com a picape, a Ram foi capaz de reduzir seu tíquete médio de R$ 460 mil para R$ 240 mil iniciais. Ou seja, com o valor que se comprava uma picape da marca dá para levar para casa uma Nova Rampage e ainda sobra troco para quase uma segunda.

ram rampage rebel 0016
Com 5,02 m de comprimento, Nova Rampage tem tamanho adequado para cidade e sobra espaço interno e na caçamba

E estamos fazendo uma comparação com o sarrafo na marcação mais alta. Se considerarmos o restante do mercado, a Nova Rampage se posiciona no melhor degrau que se pode ter de custo benefício.

Isso porque as demais picapes do mercado também atuam em faixa de preços superiores e as opções de acesso não oferecem tantos conteúdos como a Nova Rampage. E muito menos a potência desse carneiro.

Versões da Nova Rampage

A Ram definiu a linha em três versões muito bem pensadas para atender ao desejo de diferentes perfis de consumidores: Rebel, Laramie e R/T. A marca também selecionou dois motores capazes de oferecer muito torque e potência, sempre combinados com a referendada transmissão automática de nove marchas do grupo Stellantis, além de tração 4×4.

Assim, a Nova Rampage pode ser equipada com o valente turbodiesel 2.0 de 170 cv e 38,8 kgfm de torque, que há quase 10 anos se tornou referência no mercado brasileiro, além da novíssima unidade a turbo, a gasolina, Hurricane 4 2.0 de 272 cv e 40,8 kgfm de torque, que torna a Nova Rampage a picape mais potente entre as médias.

ram rampage rebel 0010
Versão Rebel tem pegada off-road e pode ser equipada com motores Hurricane 4 2.0 ou turbodiesel 2.0

E o que cada versão da Nova Rampage oferece? A Rebel se posiciona na base da linha. Essa versão herdou o estilo aventureiro da irmã 1500 Rebel, com pneus All Terrain de 17 polegadas, que oferecem excelente performance off-road e também no asfalto.

Com detalhes de acabamento em preto, essa picape tem estilo agressivo e também funcional. Os elementos inferiores em preto fosco oferecem maior resistência a riscos em atividades severas no fora de estrada. Não serão galhos ou pedregulhos que irão macular essa picape. A Nova Rampage Rebel pode ser equipada tanto com motor turbodiesel como o novo Hurricane 4.

ram rampage laramie 0025
A Nova Rampage Laramie aposta em um estilo mais clássico, com elementos cromados no acabamento

Já a versão Laramie tem o tradicional estilo campestre das picapes Ram. Detalhes cromados nos para-choques, grade, frisos e retrovisores, que acentuam o valor agregado da picape de um proprietário bem sucedido. Ela recebeu rodas diamantadas de 18 polegadas calçadas em pneus de uso misto, que oferecem excelente comportamento em qualquer tipo de pavimento.

Por dentro, a Nova Rampage Laramie também reforça o estilo clássico da marca. Acabamento em couro marrom, que se repete no painel faz dela tão requintada como suas irmãs de grande porte. A versão também pode ser combinada com motores diesel ou gasolina.

ram rampage rt 0003
A Nova Rampage R/T resgata a chancela de prestígio dos muscle cars norte-americanos

E por fim a versão R/T, que resgata uma das siglas mais respeitadas da indústria do automóvel. Ela surgiu nos anos 1960 no icônico Dodge Charger e se tornou referência em carros de alta performance.

A Nova Rampage R/T é equipada exclusivamente com o motor Hurricane 4. Ela recebeu acerto de suspensão especial (10 mm mais baixo), além de belíssimas rodas aro 19, com pneus de perfil baixo. Tudo para transformar essa picape num verdadeiro esportivo.

Elementos em preto, como teto, rodas, grade, frisos, faixas sobre o capô e retrovisores entregam esportividade à picape. O emblema R/T aparece na grade do radiador e na lateral, na base da caçamba. Uma espécie de alerta para não se meter com carneiro alfa do bando.

Por dentro, o destaque fica por conta do revestimento que combina couro perfurado e camurça nos bancos, painéis e volante. Costuras em vermelho dão o toque final.

Lista de conteúdos

Quando se fala que a Nova Rampage é referência em custo/benefício, não é da boca para fora. Todas as versões contam com os mesmos conteúdos e o que as diferem são os tipos de acabamento interno e externo, justamente para entregar a identidade que o cliente busca.

ram rampage rt 0017
Pacote farto de conteúdos da Nova Rampage é padrão em todas as versões

O pacote de itens de série inclui bancos revestidos em couro, com ajuste elétrico para o motorista, partida sem chave, quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas, central multimídia Uconnect de 12,3 polegadas (como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para até dois smartphones simultâneos) e climatização digital de duas zonas, com repetidor traseiro.

Todas as versões ainda contam com carregador de celular sem fio e refrigerado (que evita o superaquecimento do telefone). São nada menos que seis portas USB (3 do tipo C). A picape ainda conta com retrovisores elétricos com rebatimento e luz de cortesia, assim como espelho interno eletrocrômico, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.

ram rampage laramie 0004
Acabamento em couro marrom é exclusividade da versão Laramie

A Nova Rampage ainda oferece uma lista de equipamentos de segurança muito farta. São sete airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina dianteiro e traseiro e de joelhos para motorista), assim como assistentes de condução (ADAS) com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, detector de pedestres e ciclistas, monitores de ponto cego, tráfego traseiro em ré e permanência em faixa. A picape ainda oferece controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, ajuste automático do farol alto e monitoramento da pressão dos pneus.

Na medida certa

Além disso, a Nova Rampage foi projetada para ser uma picape capaz de ser prática e eficiente em qualquer ambiente. Ela entrega toda robustez e força para quem precisa de uma caçamba no campo e também dimensões que sejam capazes de oferecer o máximo de conforto, mas sem comprometer a agilidade na cidade.

Sua carroceria tem 5,02 m de comprimento, oferece medida bem mais amigável do que suas irmãs full size com cerca de 6 metros  e até mesmo que os, na média, 5,3 metros das picapes medianas. Destaque para os quase 12,0 m de diâmetro de giro, assim, a Nova Rampage é capaz de oferecer ótimo espaço interno e volume de caçamba para viagens e transporte de carga e ao mesmo tempo ser prática no uso cotidiano.

ram rampage laramie 0002
Transmissão automática de nove marchas e tração 4×4 são itens de série em todas as versões

Ao volante, seja na cidade, no campo, na estrada ou no off-road, a Nova Rampage é agradável em qualquer terreno. A suspensão independente nas quatro rodas é um diferencial e que se revela muito superior aos conjuntos de eixo de torção utilizados na maioria das picapes. Isso proporciona muita estabilidade em velocidades elevadas, assim como muita elasticidade no fora de estrada.

Tudo isso faz da Nova Rampage uma picape muito bem estratégica para atender quem é um consumidor ativo do segmento e também capaz de superar as expectativas daquele cliente que busca a primeira picape e não tinha um modelo no formato ideal. Vale a pena experimentar, o problema é querer sair depois.

Versões Preços
Rebel 2.0 Turbodisel R$ 239.990
Rebel 2.0 Hurricane 4 R$ 249.990
Laramie 2.0 Turbodiesel R$ 249.990
Laramie 2.0 Hurricane 4 R$ 259.990
R/T 2.0 Hurricane 4 R$ 269.990
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os comentários estão fechados.