Uma parte considerável dos carros que vieram para o evento com promessa de chegar ao mercado foi de caminhonetes
Parece que 2025 foi o ano das picapes no Brasil e o Salão do Automóvel encerrou isso com alguns lançamento. Duas marcas levaram modelos com estreia marcada, enquanto outras vieram para testar a recepção do público.
VEJA TAMBÉM:
Como o espaço dos estandes era padronizado, as marcas precisaram ser criativas para conseguir colocar essas grandalhonas. Ou simplesmente apertaram elas juntas dos outros veículos. Veja quais estão presentes no Salão do Automóvel:

Dias antes da abertura do Salão ocorreu o lançamento da Ram Dakota no Brasil. Ela marca o retorno desse nome icônico, que estampo uma média nacional que vendeu pouco mas ficou marcada pela oferta de motor V8.
A nova Dakota segue a fórmula mais tradicional do segmento, ofertando apenas o 2.2 turbodiesel de quatro cilindros. Ela é irmã da Fiat Titano, compartilhando a mecânica e algumas estamparias, porém o interior é mais luxuoso.
Com a Ram Dakota a Stellantis pretende atuar no segmento de picapes médias em duas frentes: a Titano focada no custo/benefício e com modelos mais simples, enquanto a novidade traz acabamento refinado e compete contra as versões de topo das rivais.
No Salão do Automóvel será possível ver de perto e entrar na versão Laramie, com visual mais tradicional e cheia de cromados. A Warlock, mais aventureira, ficou pendurada na parede do estande.

A Kia foi a marca que mostrou a maior quantidade de lançamentos no Salão do Automóvel. O que mais chamou a atenção foi a Tasman, sua primeira picape.
O modelo já está homologado no Brasil e teve sua data de lançamento marcada para o segundo semestre de 2026. Ela conta com motor 2.2 turbodiesel de 210 cv e 45 kgfm.
A proposta da Kia Tasman é de ser uma caminhonete mais voltada para o fora de estrada, como uma Jeep Gladiator. Porém o seu desenho é bastante exótico, não vai agradar a todos.

A Mitsubishi não participou das coletivas de imprensa, mas levou um lançamento para o Salão do Automóvel. A tradicional versão Savana chegou a nova Triton, que começou a ser vendida no início do ano.
Dessa vez o modelo aventureiro é baseado na topo de linha Katana, contando com pacote de equipamentos mais recheado. Ela conta com preparação real para fora de estrada, não é apenas mudanças estéticas: pneus lameiros, snorkel e rocksliders.
O motor é o mesmo 2.4 biturbo diesel, com 205 cv e 47,9 kgfm, que trabalha junto da tração 4×4 com reduzida e diferencial central. O pacote de equipamentos conta com bancos em couro, central multimídia com navegador GPS, faróis full-LED, pacote ADAS e ar-condicionado de duas zonas.

A Renault mostrou o conceito Niagara para a imprensa durante a revelação do Kardian em 2023. Agora ela pode ser vista de perto pelo público no Salão do Automóvel.
O conceito antecipou o Boreal, mas também adianta como será a nova caminhonete intermediária da Renault. Ela virá para competir contra a Fiat Toro, se posicionando acima da Oroch.
Segundo a Renault o nome Niagara não é definitivo, o modelo definitivo poderá ser batizada com outro nome. O conceito conta com vários exageros, como as molas e amortecedores duplos.

Todas as chinesas parecem querer entrar no mercado de picapes médias. A Chery Himla é o primeiro veículo do tipo da marca e ainda não começou a ser vendida na China, mas veio para o Salão do Automóvel para testar a receptividade do público brasileiro.
O modelo conta com desenho bem original, que inclui a grade de formato parecido com a do novo Tiggo 9, faróis divididos e uma grande lanterna traseira esculpida. Por dentro ela segue o padrão das chinesas com uma grande tela no centro do painel e o acabamento em materiais macios ao toque.
Como a Chery não possuo um motor turbodiesel, o 2.3 usado pela Himla veio da Dongfeng. Essa marca possui uma parceria de longa data da Nissan e esse motor é o mesmo usado pela Frontier na configuração de 163 cv.
A Caoa Chery já possui sua fábrica no Brasil, uma rede ampla de concessionários e imagem consolidada. Caso o público do Salão aprove a Himla, ela chegará ao mercado já com esse apoio.

A Ram 1500 RHO é a sucessora da TRX. Sai o motor V8 6.2 com supercharger e entra uma versão de 547 cv do 6 em linha Hurricane 3.0. Com isso, ela faz de zero a 100 km/h em 4,6 segundos.
O que foi mantido é a suspensão preparada para o off-road em alta velocidade, com a mesma proposta da linha Raptor da Ford. Os pneus são gigantes, com 35 polegadas de diâmetro e medidas 325/65 R18.

Outra grandalhonas que a Ram trouxe para o Salão do Automóvel foi a 3500 Dually Mega Cab. É a maior variação da picape, com rodado duplo no eixo traseiro e cabine dupla estendida.
Ela é uma versão ainda mais capaz da 3500 vendida no Brasil, com o maior diferencial sendo a capacidade de reboque ampliada para 15 toneladas. O motor é o mesmo Cummins 6.7 HO já oferecido no Brasil, com 436 cv e 148,7 kgfm.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|