Picapes e SUVs a diesel desvalorizam muito mais que versões flex
Pesquisa detectou essa característica do mercado e também apontou que mesmo valendo menos estão sendo mais encontrados
Pesquisa detectou essa característica do mercado e também apontou que mesmo valendo menos estão sendo mais encontrados
Os SUVs são os carros da moda e 2023 também trouxe as picapes para serem queridinhas. Com o aumento dos lançamentos desses modelos, o mercado de usados também cresceu. Uma pesquisa feita pela Mobiauto percebeu que a desvalorização destes veículos pode variar muito dependendo do tipo de combustível que usam. Segundo ela, os SUVs e Picapes a diesel desvalorizam muito mais que os flex.
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Segundo a própria Mobiauto, a diferença nos índices de depreciação foi significativa: os modelos flex perderam 6,16% das cotações de um ano atrás. Os movidos a diesel 13,63%, mais que o dobro do percentual. Mas houve casos gritantes, como os dois modelos da Toyota, que apontaram diferenças de 12 pontos percentuais.
O economista e consultor automotivo Sant Clair de Castro Jr, aponta que o que motiva essa desvalorização tem a ver com a alta do diesel.
Nos últimos anos, o preço do diesel disparou no Brasil e ainda não voltou a ser o que era. Ele está mais caro que a gasolina, e aí aquele comprador dos grandes centros, que visava um SUV ou picape a diesel por questões de autonomia e custo-benefício, perdeu o interesse. Muitos modelos com esse tipo de combustível estão parados nas concessionárias e revendas e, aí, o preço médio cai mesmo”, desenvolve.
Embora estejam valendo mais no mercado, as picapes e SUVs flex estão sendo descontinuados em alguns modelos e montadoras. Em 2022, por exemplo, a Toyota SW4 e Chevrolet S10 deixaram de oferecer motorização flex.
O Brasil ainda valoriza SUVs e picapes movidos a diesel, sobretudo no interior do País, a despeito desses resultados que favorecem os modelos flex nas grandes cidades. E isso tem explicações históricas. Ainda vivemos sob a lei de que ‘picape a diesel é cheque visado’, e que só modelos a diesel são capazes de encarar certos ambientes e oferecer a autonomia necessária para rodar por certas regiões”, conclui Sant Clair.
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A notícia é uma contradição sem fim. Segundo a notícia a flex desvaloriza menos, mas como o público prefere a diesel, ninguem mais vende nada flex. Bobagem de estatística…. Como ninguém mais vende 4*4 flex (por favor, Toro e Maverick não contam), a tabela só considera preço de versões mais antigas, que naturalmente desvalorizam menos que as mais novas. Mas tenta vender uma S10 flex e uma a diesel e me fala qual vende primeiro! Notícia cassa clique total. Lamentável