Picapes correspondem a quase 20% das vendas no Brasil
Participação de caminhonetes tem crescido ano após ano devido ao maior interesse de consumo e leque mais farto de opções
Participação de caminhonetes tem crescido ano após ano devido ao maior interesse de consumo e leque mais farto de opções
Enfim a Fiat Strada foi destronada. A picape perdeu o posto de veículo mais vendido do Brasil para o Volkswagen Polo, que parece ter finalmente recuperado o cetro deixado há muito pelo Gol.
VEJA TAMBÉM:
Mas a dança das cadeiras não significa que a onda das picapes passou. Pelo contrário, caminhonetes vendem cada vez mais e em 2024, elas já correspondem a quase 20% de todos os carros de passeio e comerciais leves emplacados.
Assim, de cada cinco carros vendidos no Brasil, um deles é picape. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no primeiro trimestre deste ano foram licenciadas 93.755 caminhonetes de um total de 483 mil automóveis e comerciais leves registrados.
E a venda de picapes tem se acentuado devido a fatores como uma massiva campanha de marketing dos fabricantes, assim como investimentos em novos produtos. Atualmente são 21 modelos que se segmentam em quatro categorias: leves, intermediárias, médias e grandes.
A liderança do segmento ainda pertence à Fiat Strada, que acumula 26.577 emplacamentos de janeiro a março. Ela é seguida pela Saveiro (12.364), que apesar da idade sempre figura entre as picapes mais vendidas.
Fiat Toro e Toyota Hilux disputam a terceira posição unidade a unidade. A italiana acumula 10.219 registros contra 10.211 da japonesa.
Um fato curioso é a Ram Rampage. A prima rica da Toro superou a Chevrolet Montana e assumiu a quinta colocação. A pernambucana acumula
Mas o que chama atenção é a disparidade de preços. A Montana é oferecida em cinco opções com valores que variam entre R$ 126 mil e R$ 160 mil. Já a Rampage também conta com cinco opções, mas os preços variam de R$ 252 mil a R$ 290 mil.
Ou seja, a Rampage é no mínimo R$ 90 mil mais cara e a diferença pode saltar para R$ 164 mil. Ou seja, uma Ram pode valer duas unidades da Montana.
Mas a explicação é simples: A Montana briga em um terreno arenoso. Suas rivais são Strada e Saveiro. E para piorar, ela também concorre com uma enormidade de modelos na mesma faixa de preço como hatches, sedãs, SUVs compactos e até mesmo sedãs médios.
Já a Rampage se vende como uma intermediária com cara de média. Suas versões diesel têm tido bom desempenho, mesmo com menos potência e torque que as médias tradicionais. Mas o preço inicial é um atrativo para o consumidor que busca uma caminhonete diesel completa e teria que pagar algo em torno de R$ 300 mil para ter o mesmo pacote da Ram.
Seja como for, o segmento de picapes têm se multiplicado. Modelos como Fiat Titano e futura picape híbrida da BYD mostram que o que não falta é opção.
Posição | Modelo | Março | 2024 |
---|---|---|---|
1º | Fiat Strada | 9.990 | 26.577 |
2º | Volkswagen Saveiro | 4.607 | 12.364 |
3º | Fiat Toro | 3.957 | 10.219 |
4º | Toyota Hilux | 3.498 | 10.211 |
5º | Ram Rampage | 2.133 | 5.918 |
6º | Chevrolet Montana | 2.165 | 5.815 |
7º | Chevrolet S10 | 1.740 | 5.379 |
8º | Ford Ranger | 1.395 | 5.053 |
9º | Renault Oroch | 1.095 | 3.136 |
10º | Mitsubishi L200 | 886 | 2.530 |
11º | Nissan Frontier | 910 | 2.365 |
12º | Volkswagen Amarok | 263 | 867 |
13º | Chevrolet Silverado | 67 | 628 |
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |