Fabricante de amortecedor divulga cartilha de recomendações que determina troca “preventiva” da peça aos 50 mil km, independentemente da condição
Trocar peças dos automóveis é algo corriqueiro. Amortecedor, pastilha, lâmpadas, é algo que faz parte do cotidiano de quem tem um carro. Afinal, o automóvel é constituído por milhares de pequenas e grandes partes. E muitos desses “pedaços” sofrem desgaste e precisam ser substituídos periodicamente.
Assim, itens como pastilhas, lonas, discos, filtros, correia, palhetas de limpadores, buchas, fluidos, velas, cabos, amortecedores, dentre outros precisam ser verificados rotineiramente. Os parâmetros de inspeção e substituição se devem pelo tempo ou quilometragem.
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Itens como fluidos devem ter sua substituição seguindo rigorosamente as especificações do fabricante de tempo ou quilometragem, valendo o que vencer primeiro, assim como filtros. Mas outras peças devem ser trocadas de acordo com o desgaste.
Mas como a indústria sobrevive da venda de peças, há alguns fabricantes que determinam a troca imediata, independentemente das condições da peça. É o caso do amortecedor.
É impressionante como fabricantes de amortecedores impõem uma troca desnecessária da peça, já na embalagem. Há cerca de sete anos, uma marca, que oferece o mesmo amortecedor no Brasil e nos Estados Unidos, divulgou uma cartilha de cuidados, com orientações bem distintas para lá e cá.
Nos EUA, a fabricante recomendava a verificação dos amortecedores a cada 80 mil quilômetros. Aqui, ela determinava a troca a cada 40 mil quilômetros.
Mas o que determina o desgaste não é só o piso, mas as condições de seu uso. Se o carro trafega sempre numa pista plana e sem buracos, esse amortecedor vai durar muito mais que os 40 mil km. Ao mesmo tempo que se o mesmo carro rodar diariamente em vias esburacadas a durabilidade da peça pode ser até menor. Daí, a necessidade da inspeção rotineira, e não a troca com data marcada.
Após ter sido questionada sobre a discrepância entre as recomendações, que lhe rendeu inclusive o indigesto prêmio “Pinóquio de Ouro”, a fabricante modificou as orientações em seu site. Limitou a dizer que é necessário inspecionar a cada 10 mil km.
Mas eis que, em 2022, a fabricante Amortex divulga um material com dicas de manutenção e nele recomenda a verificação a cada 10 mil quilômetros. Até aí, tudo certo. No entanto, logo em seguida determina que a troca dos amortecedores seja feita “preventivamente” a cada 50 mil km.
“Os amortecedores têm como recomendação uma revisão preventiva a cada 10 mil quilômetros e a substituição preventiva a cada 50 mil. Lembrando que essa é uma recomendação geral preventiva, já que cada montadora tem seu plano de revisão veicular, fora os acontecimentos inesperados do dia a dia”, recomenda Felipe Ferrari, gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Universal Automotive Systems.
De onde a Amortex tirou ser necessária a troca “preventiva” do amortecedor aos 50 mil km? Questionamos a fabricante se essa troca preventiva se deve à qualidade inferior do produto, uma vez que o correto seria uma inspeção acima dos 80 mil km, como recomenda aquele outro fabricante aos seus clientes norte-americanos. E também se há outro motivo para tal. A assessoria empurrou daqui, enrolou dali e não obtivemos uma resposta definida.
Em nota, ela atesta a qualidade de seu produto, que passou pela mesma bateria de ensaios que seus produtos concorrentes, e que é seu amortecedor é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“A sugestão de troca preventiva aos 50 mil km é apenas uma recomendação que deve ainda ser validada pelo especialista no ato da inspeção ou até mesmo validado de acordo com os manuais de cada montadora. Visa garantir a segurança e evitar outros danos que outros componentes podem sofrer de forma colateral. Sabemos que a vida útil dos amortecedores depende muito das condições e aplicações nas quais ele está inserido, sendo severa ou não.
Por isso a recomendação de inspeção preventiva é válida tanto para o caso de aplicações de uso severo, onde o amortecedor trabalha em condições adversas constantes, muitas curvas, sujeira, pouco arrefecimento, lombadas, ruas e estradas mal conservadas, quanto para os veículos que transitam por muito tempo em rodovias onde o amortecedor trabalha por muito tempo em uma mesma faixa de frequência não sendo exigido em sua totalidade o que também é prejudicial”, fecha nota.
No entanto, a resposta da Amortex é a mais pura conversa para boi dormir. A começar pelo fato de o Inmetro não garantir a qualidade de nada. A função do instituto não é atestar qualidade, mas certificar que o produto atende as especificações de acordo com uma norma ou regulamento técnico.
Segundo, a Amortex não especifica quais são os critérios de verificação. Diz que o amortecedor deve ser inspecionado a cada 10 mil quilômetros, de acordo com o manual. Mas qual manual? Como que o mecânico tem a exata noção de que esse amortecedor já passou dos 50 mil quilômetros? Ele vai empurrar a peça nova e pronto.
Das duas, uma: ou seu amortecedor é de qualidade questionável, ou a idoneidade da fabricante é tão duvidosa quanto a peça.
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Desculpe mas a Amortex não fabrica absolutamente nada. Ao contrário ela pega os amortecedores usados em oficinas q seriam descartados eq não prestam mais. Eles levam pra loja ou p uma Sub-Fabrica desmontam os amortecedores (Trocam o Óleo Os Reparos e Retentores) e volta a montar o amortecedor
Esse processo é muito semelhante aos pneus Remold q não são fabricados eles são Remontados
Amortex não fabrica nada. São peças da China.