Conheça os 5 piores carros da Volkswagen em 70 anos de Brasil

A montadora alemã comemora seu aniversário de Brasil, porém esses cinco carros não são motivos para celebrações

volkswagen polo 1 0 16v 2002 detalhe frente com praia ao fundo
O Polo em si era um baita carro, mas a versão 1.0 16 válvulas foi sofrível (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 09/07/2023 às 09h02
Atualizado em 10/07/2023 às 09h18

A Volkswagen está comemorando 70 anos de Brasil e aproveitou a ocasião para anunciar seus primeiros elétricos. A campanha estrelada por Maria Rita celebra o passado da marca enquanto mostra a nova Kombi elétrica.

Por muitos anos ela esteve no topo do ranking dos carros mais vendidos, com o Fusca e o Gol virando paixões nacionais. Hoje ela volta a essa posição com o Polo. Embora tenha feitos muitos modelos de sucesso e que marcaram a história de muitas famílias, nem só de acertos é feita uma marca, a Volkswagen também produziu sua cota de carros ruins.

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1. Gol G4

volkswagen gol trend 2008 prata frente parado
O G4 foi um grande passo para trás quando comparado com o G3

O Gol foi um projeto brasileiro da Volkswagen, com a missão de ser o sucessor do Fusca. Um carro assim já existia na Europa, o Golf, mas para reduzir os custos foi criado um hatch de motor longitudinal por aqui com peças em comum com o médio Passat.

Essa configuração de motor obriga que o carro tenha um cofre do motor maior e rouba espaço do interior. Mas no fim o Gol conseguiu conquistar o brasileiro com o desempenho do motor AP e suas diversas versões de carroceria.

A segunda geração veio com desenho mais moderno, porém mantendo a arquitetura de motor longitudinal. A cada mudança, a Volkswagen melhorava o Gol, chegando a ter cinco opções de motores e equipamentos como airbag duplo no modelo chamado de G3.

A sequencia de melhorias acabou quando veio a reestilização em 2005, batizada como G4. A Volkswagen havia o Fox tentando suceder o Gol, para não haver conflitos, o veterano foi piorado para virar um carro de entrada.

O desenho até agrada a alguns, porém no interior era indiscutível o retrocesso: o painel passou a ser uma peça única de plástico com formato simples, os instrumentos vieram do Fox e trazia um conta-giros minúsculo, muitos equipamentos foram cortados e fizeram redução até no tamanho do trilho dos bancos.

Isso não abalou as vendas, o Gol continuou sendo o carro mais vendido do Brasil. Isso obrigou a subir o nível do Fox. A Volkswagen voltou a caprichar no Gol com a geração toda nova, que trazia motor transversal, plataforma mais moderna e resolvia problemas de ergonomia do compacto.

2. Volkswagen Logus

volkswagen logus preto frente parado em gramado
A matriz pediu para que a produção do Logus fosse encerrada devido a baixa qualidade

A AutoLatina foi uma parceria entre a Volkswagen e a Ford que rendeu alguns carros gêmeos curiosos. O Logus era um sedã de duas portas derivado da plataforma do Escort, que por sua vez era um bom carro originalmente.

O projeto da Volkswagen não foi tão esmerado quanto o original, resultando em uma série de problemas. A rigidez torcional era baixa, o que fazia o vigia se soltar caso o carro passe por inclinações fortes.

Ele também adotava carburador eletrônico, em uma época onde a injeção eletrônica multiponto estava se popularizando pelo segmento. O Logus saiu de linha a pedidos da matriz alemã da Volkswagen, após analisar todos os carros vendidos no Brasil.

3. Última fase do Santana

volkswagen santana prata frente parado
Simplificações no acabamento fez que o Santana saísse de linha sem a dignidade que teve no passado

Os anos 80 foram tempos de gasolina cara, isso fez do Volkswagen Santana um carro executivo de sucesso frente ao Chevrolet Opala. A virada para os anos 90 e a vinda de importados não parou o Santana, que foi reestilizado e ficou mais equipado.

O final dessa década começou a mostrar o cansaço da plataforma antiga do Santana. Seu principal rival, o Chevrolet Monza, saiu de linha para dar lugar ao moderno Vectra. Nos anos 2000 a situação ficou ainda mais difícil, com a popularização dos japoneses, o Fiat Marea e o Ford Focus.

Os públicos que se manteveram fiéis ao sedã médio da marca alemã foram os frotistas, órgãos públicos e os taxistas. e foi nisso que a Volkswagen focou com a última fase do Santana.

O carro foi simplificado, perdendo as versões de luxo e recebendo bancos dianteiros do Gol. Uma opção de GNV homologado pela fábrica mostrava que o menor custo por km rodado era o objetivo desse sedã. Ele ficou simples desse jeito até sair de linha em 2006, já ofuscado pelo Polo Sedan e pelo Bora nas concessionárias.

4. Volkswagen Polo 1.0 16v

volkswagen polo 1 0 16v 2002 detalhe emblema 16v
O preço do motor 1.0 16 válvulas era pouco menor que o do 1.6 e a economia não compensava

Hoje o Polo é o sucessor do Gol, tanto dentro da Volkswagen como no ranking de vendas. Porém a situação não era assim quando o hatch estreou pela primeira vez em 2002: ele inaugurou um segmento chamado de compacto premium.

A idea era oferece um carro pequeno com parte dos confortos e bom acabamento de segmentos superiores. Como boa parte dos carros de entrada do Brasil eram defasados, o modelo padrão da Europa, como o Polo, parecia ser de um segmento superior.

Ele foi lançado com motores 1.6 e 2.0, que davam conta da carroceria mais pesada que a do Gol. Meses após a estreia, a Volkswagen passa a oferecer o 1.0 16 válvulas no Polo.

A diferença de preço para o 1.6 era de apenas R$ 610 na época, equivalente a R$ 2.966,94 segundo o índice IGP-M (FGV). É uma diferença de preço menor que a existente hoje entre as versões Track e MPI do Polo.

Esse motor era o 1.0 mais potente do Brasil, com 79 cv e 9,5 kgfm. O problema era que essa força aparecia em altas rotações, exigindo um câmbio bastante curto. A economia de combustível não era o suficiente para justificar a diferença pequena entre os preços e a motorização durou menos de 1 ano no mercado.

5. Volkswagen SP1

propaganda sp1 e sp2 divulgacao
Era belo, mas o desempenho ficava atrás de carros que não eram esportivos

Em meio ao sucesso da Puma, com seus esportivos feitos no chassi do Fusca, a Volkswagen decidiu fazer o seu em casa. Assim nasceu o SP2, o carro que é considerado por muitos — incluindo o autor da matéria — como o mais bonito da marca.

O SP2 trazia motor 1.7, mais potente que os outros oferecidos pela marca na época. O que poucos lembram é da existência do SP1, com o mesmo 1.600 do Zé do Caixão e do TL.

O desempenho, como era de se esperar, era terrível: o carro não atingia 150 km/h e precisava de mais de 20 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. O próprio TL era mais rápido que o SP1.

Hoje essa versão “manca” é bastante disputada pelos colecionadores pela raridade. Menos de 100 unidades foram feitas.

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7 Comentários
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Nelson Carrico Filho 30 de setembro de 2024

Eu já vi vários programas no canal DISCOVERY TURBO em que nos ESTADOS UNIDOS existe uma procura muito grande pelos VWs tradicionais no mundo (FUSCA e KOMBI), a ponto de muitos programas restaurarem vários modelos por lá. Uma das primeiras providências tomadas é jogar o motorzinho mequetrefe original fora e colocar um motor adequado de alto desempenho. Ou seja, nem americano engole aquela porcaria. Se as demais montadoras nos anos 60 tivessem um pouco de interesse em nosso mercado, poderiam ter lançado concorrentes para a KOMBI e obrigado a VW a modernizar o seu carro. Quem sabe nós não teríamos por aqui as gerações T3, T4 e posteriores?

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Bernardo Reis 29 de setembro de 2024

Então elas concordarão com a pessoa errada!

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Nelson Carrico Filho 10 de novembro de 2023

Pra início de conversa TODOS OS MODELOS VW COM MOTOR BOXER FORAM VERDADEIRAS PORCARIAS: CARROS MAL ACABADOS, MOTORES FRACOS E BEBERRÕES AO MESMO TEMPO, DEFASADOS EM RELAÇÃO AOS MODELOS FEITOS NA MATRIZ ALEMÃ. MODELOS COMO GOLF E POLO PODERIAM TER VINDO PARA CÁ MUITO TEMPO ANTES DO QUE VIERAM E COM O MESMO PADRÃO ALEMÃO, É CLARO E NÃO VERDADEIRAS MENDIGARIAS AMBULANTES CUSTANDO VALORES ABSURDOS.

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Bernardo Reis 29 de setembro de 2024

Isso não é verdade ! Também porque muitos carros
da Volkswagen são considerados verdadeiras naves
deixa de mi mi mi seu mal educado.

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Bernardo Reis 29 de setembro de 2024

MENTIROSO!Estes carros são maravilhosos para quem
faz o correto e não fica correndo tanto na rodovia para estacionar
em um lugar um pouco mais na Frente!

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Paulo 10 de julho de 2023

Eu conheço pelo menos 15 gambiarras feitas pela toda poderosa vw!! Aqui vcs foram muito condescendentes…kkkk

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Carlos 9 de julho de 2023

O que dizer da Parati 1.0 Turbo

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