PL torna ruído de alerta para pedestres obrigatório em elétricos e híbridos
O dispositivo já é obrigatório em outros países, com o aumento da frota de carros eletrificados a preocupação com acidentes também cresce
O dispositivo já é obrigatório em outros países, com o aumento da frota de carros eletrificados a preocupação com acidentes também cresce
O deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedad/RJ), apresentou um projeto de lei que obriga os carros elétricos e híbridos vendidos no Brasil a emitir um ruído em baixas velocidades como alerta para os pedestres. O PL 4171/2023 foi apresentado na manhã dessa terça (29).
Esse projeto altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Na proposta diz que carros híbridos e elétricos precisam emitir um ruído similar ao de um motor à combustão em velocidades de até 20 km/h ou quando estão em marcha à ré.
VEJA TAMBÉM:
O texto acrescenta que o ruído de alerta aos pedestres em carros híbridos e elétricos não pode ser desativado. Caso seja desligado ou esteja inoperante, é considerado infração grave e o motorista é multado. O carro é retido até ser regularizado.
Por fim, o Contran terá que estabelecer as normas para a instalação em carros novos como também nos já licenciados.
O aumento nas vendas de carros híbridos e elétricos, como também os modelos que estão a caminho está tornando esses veículos silenciosos mais frequentes no trânsito das cidades brasileiras.
Na Europa já existe a obrigação dos carros elétricos e híbridos trazerem o som de alerta para os pedestres. No exterior existem algumas alternativas, como o botão na alavanca de seta do Chevrolet Volt que, ao ser acionado, emite um ruído mais baixo que a buzina para alertar distraídos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |