Pneus e rodas não podem ser deixados de lado na hora da compra de um usado

Na hora de comprar um carro usado, há muitos detalhes que passam despercebidos, mas que podem comprometer a segurança do comprador

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Roda bonita não é garantia de roda boa ( Foto: Bring a Trailer | Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/03/2023 às 15h03
Atualizado em 22/08/2023 às 13h45

Está comprando um carro usado? Você sabe avaliar, só no visual, possíveis problemas que esse carro pode ter e te pegar de surpresa a curto médio prazo? Olha, na roda já começa. Porque a roda de liga leve pode ter sido recuperada. Ela foi soldada. Você tem que examinar com muito cuidado ou levar para um especialista dar uma olhada nisso porque a roda de liga leve que trincou, quebrou, foi soldada é um perigo ambulante.

Na roda tem os pneus. O pneu pode ter bolhas porque o outro dono passou num buracão, o pneu não arrebentou, mas tem uma bolha externa ou interna. Pode arrebentar com você. Você já viu uma bolha, um pneu estourando em velocidades mais elevadas? O desgaste do pneu dianteiro mostra se o carro está desalinhado ou se tem um empeno na carroceria que não adianta alinhar, que não vai resolver nada.

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O pneu pode ser remoldado, uma operação que não se recomenda. Apesar de homologado pelo Inmetro, uma escorregada do Inmetro. Mais uma! Ela permitiu se remontar pneus sem constar a origem desse pneu. Para que tipo de carro ele foi produzido. Ainda pior que o remoldado tem o pneu frisado! O que é isso? A banda de rodagem foi gastando, gastando, gastando e se desgastou até chegar quase na lona.

Ficou só um restinho de borracha. Aí vem a criatividade do brasileiro. O borracheiro pega uma maquininha, um aparelhinho que esquenta, tipo esses de solda e passa na borracha e refaz o friso, aprofundando o friso do pneu que estava careca, que tal essa, hein? Às vezes até encosta nos fiozinhos de aço da estrutura interna do pneu. Isso é um verdadeiro absurdo, mas há quem faça. E tem trouxa que compra o carro sem examinar o pneu para ver se ele não foi refrisado. Cuidado com isso!

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4 Comentários
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Renan 24 de março de 2023

É a verdade a politicagem tá aqui no Brasil só pra nós roubar e oprimir os mais pobres ….

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Gustavo Lima 22 de março de 2023

Esqueceu de dizer o maior golpe feito por quem revende carros sejam em lojas de usados ou na rua ! E o tombamento da quilometragem ! Vendi um Fox 2012 com 170 mil km e o carro tava filé, o dono da revenda que comprou falou que ia tirar uns 100 mil km do meu carro para ele revender ! E um crime, mais todos fazem e a cada dia surge mais lojas de usados fazendo isso e não tem punição nenhuma !

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Nelson 21 de março de 2023

Boris você se esqueceu de aqueles cheios de massa plástica para esconder ferrugem Enfim.carro usado é uma loteria

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Joca 20 de março de 2023

Tudo isso se deve ao fato do motorista brasileiro ficar com apenas 23% de seu salario anual sendo todo o resto engolido por impostos federais, estaduais e municipais, aí nao tem quem aguente manter seu veículo em dia… a não ser os sanguessugas que vivem à custa do trabalhador brasileiro!

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