O que é pneu OE? É o melhor para o seu carro!

Os pneu OE são 'original equipment', os originais de fábrica homologados pelas montadoras como a melhor opção para calçar o seu veículo

pneu continental shutterstock 3
Continental está entre as maiores fornecedores de pneus OE do mundo (Foto: Continental | Divulgação)
Por AutoPapo
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 29/06/2023 às 19h03

Ao comprar pneus novos, as medidas e os índices de carga e velocidade, entre outros fatores, devem ser respeitados. Mas além disso, a melhor escolha para o seu carro é o pneu OE (Original Equipment), aquele que a montadora homologou, o ‘pneu original de fábrica’.

VEJA TAMBÉM:

Ao desenvolver um novo carro, a montadora, em parceria com algumas grandes fabricantes de pneus, faz todo o trabalho de calibração de suspensão e homologação para determinados tipos de compostos. Ao usar um pneu OE, você garante que esse padrão estabelecido pela montadora será mantido. O pneu OE também influenciará no conforto ao rodar, no nível de ruído interno, na segurança em frenagens e, até mesmo, no consumo de combustível.

Segundo Ulrich Mertin, especialista da Continental, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, diversas características são demandas pelas montadoras ao desenvolver um pneu OE.

Em um modo geral, os principais requisitos estão relacionados à segurança e à redução da resistência ao rolamento, dos níveis de ruído dentro e fora do veículo – tudo sem comprometer a segurança. Os requisitos também mudam com o tempo, especialmente com as novas tecnologias. Nos anos 80, por exemplo, a resistência ao rolamento e o consumo de combustível tinham um papel relativamente inferior, mas isso basicamente mudou com o aumento (e as demandas) da mobilidade elétrica. Resumindo, empurra os limites em todas as direções é a missão a frente”

Em termos simples, o equivalente automotivo dos pneus OE, seriam como uma roupa feita sob medida. Eles são criados especificamente para suprir as características exclusivas do seu veículo e otimizar o desempenho delas.

Por que isso é necessário? Porque nem todos os carros são criados iguais. Eles vêm em diversos tamanhos, marcas e modelos, com um conjunto diversificado de objetivos de direção. Isso se traduz em necessidades específicas dos pneus em suas rodas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os comentários estão fechados.