Pneu tem validade? Fábricas ficam em cima do muro!

Tem pneumático que dura uma hora e outro que chega a dez anos, mas dizer que ele não se deteriora com o tempo é errado

validade pneus portal
Prazo pode variar, mas existe (Ilustração: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 31/08/2024 às 09h00

Pneu tem validade sim, embora o assunto seja extremamente controverso e nem os fabricantes sejam assertivos quando consultados.

Vamos começar pelo que diz a associação das fábricas de pneumáticos:

“A ANIP esclarece que pneus não têm prazo de validade, mas sim garantia contratual oferecida pelos fabricantes. A garantia normalmente é de cinco anos, a partir da data de compra do pneu ou do veículo novo”.

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Ora, ninguém perguntou por garantia, até porque, no pneu, ela é problemática e a fábrica raramente reconhece problema. Alem disso, o critério é variável: os cinco anos garantidos pelo fabricante contam a partir de sua fabricação ou da compra na loja. Nesta, se o pneu ficou estocado por dois ou três anos e a fábrica concede outros cinco, a garantia passa a valer então por um prazo maior, de 7 a 8 anos desde que foi fabricado.

E como saber a data de produção? Na banda lateral do pneu, tem a inscrição DOT seguida de quatro dígitos. Exemplo: 3221. Significa que foi produzido na 32ª semana de 2021. Neste caso, a garantia valeria até 2026. Mas, se foi adquirido em 2024 (e o cliente tem a nota), a fábrica o garantiria até 2029. Então, o pneu valeria por oito anos!

pneu prazo validade dot
DOT indica a data de fabricação do pneu (Foto: AutoPapo)

A rigor, o pneu mantem todas suas características originais por cinco anos, independentemente de estar rodando no carro, como estepe no porta-malas ou estocado na loja. Pois há uma degradação natural do composto de borracha que se oxida em contato com o oxigênio.

Deterioração do pneu

Mas há um consenso de que, nos cinco anos seguintes (até 10 de fabricação), o pneu pode ser utilizado sem riscos à segurança. Entretanto, mesmo estando (aparentemente) em boas condições, a borracha vai se ressecando e podem aparecer, no fundo do sulco ou na lateral, pequenas fissuras às vezes visíveis apenas com uma lente.

Então, o perigo é utilizar o pneu depois de 10 anos de fabricação, ainda que esteja novo, sem uso. É muitas vezes o caso do estepe, guardado por todo este tempo. Aliás, não é só pneu: quantos remédios que ficaram no armário são jogados fora depois de expirado o prazo?

Validade do pneu: subjetivo

É perfeitamente compreensível que os fabricantes sejam subjetivos quando consultados sobre a validade, pois esta depende das condições de uso: peso, calibragem, tipo de piso, alinhamento, balanceamento, velocidade em retas e curvas, tipo de composto e outros. Um mesmo pneu pode durar sete anos num carro, apenas três em outro.

Talvez o pneu mais caro do mundo, o que equipa os carros da F1, não dura mais que uma hora…

Depois dos 10 anos de fabricação, surgem fissuras nem sempre visíveis a olho nu. Se o carro roda devagar, o risco é menor. Entretanto, em velocidade maiores, nas estradas por exemplo, com forças mecânicas atuantes, agravadas pela temperatura que se eleva muitos graus, o pneu se rompe (“estoura”). Com consequências que podem ser graves exatamente pela velocidade elevada.

mao com lupa olhando pneu portal
Muita deterioração dos pneus pode ser imperceptível a olho nu (Ilustração: Ernani Abrahão | AutoPapo)

Afinal, tem validade?

No frigir dos ovos, mesmo que os fabricantes e sua associação (ANIP) fiquem em cima do muro e nada afirmem com clareza e objetividade, os pneus têm sim, prazo de validade. O consenso entre especialistas e engenheiros é:

  • Nos primeiros cinco anos de fabricação, o pneu conserva suas características originais de aderência, ruido, etc;
  • Nos cinco anos seguintes, ele perde parte delas mas ainda é possível  rodar sem riscos de se romper;
  • Depois de dez anos de fabricação, lixo!

Então, a rigor, quando a ANIP afirma que o pneu não tem “prazo de validade”, há um sentido duplo: não ter “prazo de validade” significa que  pode durar três ou nove anos. Ou seja, num prazo incerto.

Ou não ter “prazo de validade” significa que pode durar – desde que bem conservado – eternamente?

Neste segundo caso, eu faço uma sugestão aos diretores da ANIP: rodar numa estrada, a 100 km/h, num automóvel com pneus fabricados há 30 anos.

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1 Comentário
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Orlando 31 de agosto de 2024

Boris, tira uma dúvida meu Jeep 2020 está com 43000, o pneu dele e um Pirelli Scorpions verde, que diz que e um pneu para 98000 km o meu com mais uns 5 mil tenho que trocar e vejo relato da Pirelli que fala que o pneu gastou antes em função do sol que andei, isso e correto, não e só o meu são todos. O que devo fazer

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