Ameaça chinesa agora também aos fabricantes de pneus

Pelo menos duas marcas de pneus chineses anunciaram que pretendem investir R$ 4,5 bilhões na construção de fábricas e oferecer quase 5 mil empregos

pneus empilhados chao portal
Depois das montadoras, chegou a vez das fabricantes chinesas de pneus invadir o mercado brasileiro (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Calmon
Publicado em 24/08/2024 às 17h00

Provavelmente animados com a produção em futuro próximo de marcas chinesas de automóveis no Brasil — GWM, BYD, além do interesse já demonstrado por Neta Auto e mais recentemente Omoda e Jaecoo, submarcas da Chery — fabricantes de pneus chineses estudam construir fábricas no Brasil. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, as chinesas Sailun Tire e a LinLong, além do grupo brasileiro Sunset Tires que tem ligações com fabricantes do Leste asiático, o montante estimado de investimentos pode atingir R$ 4,5 bilhões. Há estimativa de se criarem 4.700 empregos diretos.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, o setor emprega 32.000 funcionários em 21 fábricas. O mercado brasileiro é relevante com uma frota circulante (real) de 47 milhões de veículos leves e pesados. A comercialização de pneus de reposição já é dominada em 59% por importações taxadas com alíquotas baixas (16%).

Fabricantes aqui já instalados de marcas renomadas continuam a lançar novos produtos. A alemã Continental acaba de apresentar a nova linha UltraContact, para aros de 14 a 19 pol., 10 opções de medidas e garantia de até 80.000 km. Considerando a média brasileira de13.000 km por ano os motoristas de automóveis poderiam rodar pouco mais seis anos, se cuidarem bem dos pneus.

A americana Goodyear fez nessa semana cinco lançamentos. Destaque para o Eagle F1 Asymmetric 6 para automóveis de maior desempenho com foco em aderência e menor emissão de ruídos para aros de 17 a 22 pol. Utilitários esporte e picapes passam a contar com os Wrangler Duratrack (uso misto) e Boulder MT (focado no fora de estrada).

Já a italiana Pirelli mirou em veículos de altíssimo desempenho: apresentou o P Zero™ Trofeo RS, de perfil ultrabaixo e para pista seca, no Festival Interlagos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vitor Mangraviti 2 de setembro de 2024

Não se preocupem. Em breve, nosso caro ministro Taxad vai aumentar o imposto.
Pirelli, Michelin, Goodyear e etc não querem concorrência nem querem baixar os preços, né?
Quem vai ter de pagar será o povo que já compra o carro mais caro do mundo, paga imposto de acordo com o valor do carro (não de acordo com poluentes emitidos, peso e etc). Agora terá de comprar pneus ainda mais caros.
Protecionismo NUNCA É BOM. Um produto barato e bom no mercado sempre ajuda a diminuir o preço de todos os outros concorrentes.

Avatar
Deixe um comentário