Especialistas reforçam: pneus novos vão atrás e ponto final
Engenheiros da Michelin afirmam que os pneus novos na parte traseira conferem maior estabilidade e é a melhor decisão, independentemente da tração
Engenheiros da Michelin afirmam que os pneus novos na parte traseira conferem maior estabilidade e é a melhor decisão, independentemente da tração
Quando o assunto é manutenção de carro, o bolso do proprietário pesa, pois tudo está caro, incluindo os pneus, que tem validade e precisam ser substituídos com certa frequência. No entanto, não é todo mundo que tem condições de trocar os 4 de uma vez, por isso muita gente substitui apenas dois deles, mas acaba cometendo um grande erro.
Uma boa parte dos donos coloca os pneus novos na frente e deixam os mais velhos na parte de trás. Porém, o correto a se fazer é justamente o contrário, os usados ficam na dianteira enquanto os novos devem ser instalados na traseira.
VEJA TAMBÉM:
Essa decisão é inclusive fundamentada por especialistas e o Boris Feldman também já explicou o porquê disso:
Com essa recomendação surge o questionamento: por que você iria querer os melhores pneus na traseira quando é a parte da frente que precisa fazer todas as curvas e freadas bruscas? O gerente técnico da Michelin Reino Unido, Brian Porteous, explicou recentemente ao veículo Auto Express que isso está intimamente relacionado à estabilidade do carro.
Segundo o especialista, colocar os pneus mais saudáveis na traseira minimiza a chance de qualquer derrapagem por choque ou de deslizamentos, que podem ser mortais em uma via pública molhada. Porteous afirmou: “Uma vez que o veículo esteja estável, então você pode começar a pensar sobre frenagem e tração. E o que você realmente descobre é que há frenagem e tração suficientes dos pneus parcialmente gastos na frente”.
É melhor garantir a estabilidade na parte de trás do carro, pois as rodas dianteiras são direcionais, em caso de uma perda de aderência o motorista consegue corrigir a rota com a direção. Já as traseiras, em caso de perda de aderência, não há nada que o motorista possa fazer.
O representante da Michelin também diz que a regra dos pneus novos na traseira se aplica independentemente da tração do seu carro. Então, seja na tração dianteira, traseira ou 4×4, o que importa é manter maior estabilidade na traseira e consequentemente maior segurança.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Se o carro estiver com pneus melhores na frente, em caso de água na pista a tendência é que tenha mais estabilidade e aderência assim,mas são várias situações que podem acontecer na estrada, pra algumas talvez seja melhor de um jeito,outras não
Então os engenheiros que criam os carros estão cometendo erros, pois no manual diz que quando tiver desgaste dos pneus fazer o rodízio os da frente que estão mais gastos pra trás e também quem subir uma ladeira bem ingrime com pneus desgastados não vai subir.E quem deixa o carro sair de traseira é que está além da velocidade da física.
Os pneus de trás são o estabilizador direcional do veículo, sua missão é importante, é por isto também.
Coloque os pneus velhos pra rodar na frente, e tenha que comprar pneu a cada 3 meses
Novela antiga, papo furado!! Tem algum interesse por trás disso..kkk
Maior balela esse assunto, pneus troca-se os 4 e faz rodizio q eles sempre chegarão no limitador ao mesmo tempo.