Especialistas reforçam: pneus novos vão atrás e ponto final

Engenheiros da Michelin afirmam que os pneus novos na parte traseira conferem maior estabilidade e é a melhor decisão, independentemente da tração

continental tire strategy visual pneus
Pneus novos trazem mais estabilidade e segurança, por isso devem ficar atrás (Foto: Continental | Reprodução)
Por Julia Vargas
Publicado em 16/09/2024 às 19h00

Quando o assunto é manutenção de carro, o bolso do proprietário pesa, pois tudo está caro, incluindo os pneus, que tem validade e precisam ser substituídos com certa frequência. No entanto, não é todo mundo que tem condições de trocar os 4 de uma vez, por isso muita gente substitui apenas dois deles, mas acaba cometendo um grande erro.

Uma boa parte dos donos coloca os pneus novos na frente e deixam os mais velhos na parte de trás. Porém, o correto a se fazer é justamente o contrário, os usados ficam na dianteira enquanto os novos devem ser instalados na traseira.

VEJA TAMBÉM:

Essa decisão é inclusive fundamentada por especialistas e o Boris Feldman também já explicou o porquê disso:

Por que os pneus novos têm que ir atrás?

Com essa recomendação surge o questionamento: por que você iria querer os melhores pneus na traseira quando é a parte da frente que precisa fazer todas as curvas e freadas bruscas? O gerente técnico da Michelin Reino Unido, Brian Porteous, explicou recentemente ao veículo Auto Express que isso está intimamente relacionado à estabilidade do carro.

Segundo o especialista, colocar os pneus mais saudáveis ​​na traseira minimiza a chance de qualquer derrapagem por choque ou de deslizamentos, que podem ser mortais em uma via pública molhada. Porteous afirmou: “Uma vez que o veículo esteja estável, então você pode começar a pensar sobre frenagem e tração. E o que você realmente descobre é que há frenagem e tração suficientes dos pneus parcialmente gastos na frente”.

É melhor garantir a estabilidade na parte de trás do carro, pois as rodas dianteiras são direcionais, em caso de uma perda de aderência o motorista consegue corrigir a rota com a direção. Já as traseiras, em caso de perda de aderência, não há nada que o motorista possa fazer.

O representante da Michelin também diz que a regra dos pneus novos na traseira se aplica independentemente da tração do seu carro. Então, seja na tração dianteira, traseira ou 4×4, o que importa é manter maior estabilidade na traseira e consequentemente maior segurança.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sidney peroni 18 de setembro de 2024

Se o carro estiver com pneus melhores na frente, em caso de água na pista a tendência é que tenha mais estabilidade e aderência assim,mas são várias situações que podem acontecer na estrada, pra algumas talvez seja melhor de um jeito,outras não

Avatar
Rogério de Paula 18 de setembro de 2024

Então os engenheiros que criam os carros estão cometendo erros, pois no manual diz que quando tiver desgaste dos pneus fazer o rodízio os da frente que estão mais gastos pra trás e também quem subir uma ladeira bem ingrime com pneus desgastados não vai subir.E quem deixa o carro sair de traseira é que está além da velocidade da física.

Avatar
José Rabello 18 de setembro de 2024

Os pneus de trás são o estabilizador direcional do veículo, sua missão é importante, é por isto também.

Avatar
Stefano 17 de setembro de 2024

Coloque os pneus velhos pra rodar na frente, e tenha que comprar pneu a cada 3 meses

Avatar
Paulo 17 de setembro de 2024

Novela antiga, papo furado!! Tem algum interesse por trás disso..kkk

Avatar
Geovano 17 de setembro de 2024

Maior balela esse assunto, pneus troca-se os 4 e faz rodizio q eles sempre chegarão no limitador ao mesmo tempo.

Avatar
Deixe um comentário