Polo arrebenta nas vendas! Será que a Volks achou um novo fenômeno?

Desprezao pelos consumidores e pela própria marca alemã até o ano passado, hatch compacto dá a volta por cima e assume a ponta do mercado

Volkswagen Polo Track
Polo Track: carro de entrada na linha VW (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Sergio Quintanilha
Publicado em 27/07/2023 às 13h03

E o Volkswagen Polo, hein? Quem diria! De carro desprezado pela própria Volks e estigmatizado pelos consumidores, acabou se tornando o novo líder de vendas em julho!

Líder, não. Líder disparado! Muitos, muitos e muitos carros à frente dos últimos campeões nacionais, Chevrolet Onix e Fiat Strada, e também está dando um banho no Hyundai HB20. Será que a Volks finalmente achou um novo fenômeno de vendas?

Pode ser. Afinal, o fabricante alemão recuou do layoff na fábrica de Taubaté, SP, com o argumento de que o Polo está tendo muita procura no mercado. Até o dia 25  de julho já eram mais de 12,5 mil emplacamentos, enquanto os rivais patinavam na casa dos 10 mil (HB20) ou dos 8 mil (Onix e Strada).

VEJA TAMBÉM:

Como se sabe, houve um momento em que nem a Volkswagen acreditava no Polo. Preferiu deixar o carro em “banho-maria” enquanto apostava suas fichas em três SUVs: T-Cross, Nivus e Taos. Dos três, só o T-Cross bombou no mercado.

Depois, para causar um certo burburinho, a Volkswagen fez uma propaganda que associava o Polo ao público LGBTQIA+. Como o Brasil é um país com muita gente preconceituosa, o carro ficou estigmatizado.

Volta por cima

Mas a verdade é que o Polo deu a volta por cima desde a parte final do ano passado. A Volkswagen só fez coisas certas com o carro. Primeiro, apresentando o Novo Polo, com boas mudanças, inclusive a troca do motor 200TSI pelo 170TSI.

É verdade que houve perda de potência e torque, mas isso foi acompanhado de uma boa redução de preço na versão topo de linha. Melhor ainda: o Novo Polo ficou muito mais econômico do que o anterior.

A segunda grande tacada da Volks foi lançar o Polo Track. Apesar de muitos insistirem que a marca alemã terá um Gol SUV, alguns executivos já deixaram claro que o verdadeiro substituto do Gol é o Polo Track. E o carro ficou bom! Faltam equipamentos, claro, mas a ideia foi ter um carro de entrada mesmo.

Além disso, o Novo Polo também tem a versão GTS, com motor TSI 250. Ou seja: é a família de carros mais completa em seu segmento. Tem Polo para todos os gostos!

Tática da VW

Além disso, da mesma forma que fazia com o Gol G4 e o Gol G5 quando o carro era imbatível no mercado, a Volkswagen passou a computar as vendas do Polo Track e do Novo Polo como um único produto.

Normal, pois outras marcas já fizeram isso. Um dos casos recentes foi o da GM, com o Onix Joy e o Novo Onix Hatch na linha Chevrolet.

Recentemente, com os incentivos do governo, o Volkswagen Polo passou a bombar nas vendas. Foi vice-líder em junho e está fechando julho disparado na liderança.

Resta saber se o esse bom momento no mercado é apenas passageiro ou se a Volkswagen finalmente achou um fenômeno de vendas com potencial para assustar a concorrência, como fez o Gol durante 27 anos seguidos, de 1987 a 2013.

Em breve saberemos! Deixe sua opinião sobre este momento do Volkswagen Polo: novo fenômeno de vendas ou cavalo paraguaio?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Anderson Moser 29 de julho de 2023

A empresa que trabalho locou o novo Polo TSI. Viajo todo Paraná, o carro ficou muito top, em todos sentidos: economia, conforto, estabilidade nas curvas e o detalhe anda muito. Estou muito satisfeito com o desempenho do carro. Anteriormente viajava de Chevrolet, e achava que era bom, mas esse superou. Top

Avatar
joao 27 de julho de 2023

Vai meter sim a liderança e abrir mais ainda a frente. Isso nada mais é que o efeito Gol. Público achou o substituto e com uma vantagem interessante, é mais moderno e mais bonito. Pra quem tem um gol mais velho e pretende renovar, corre comprar o Polo. E pra quem foi pra outra marca, volta correndo pra Volks reencontrar o carro de confiança.

Avatar
millemiglia 27 de julho de 2023

Sou suspeito para comentar pois não sou fã da VW mas acho que o Polo não se segura na liderança nos próximos meses. O motivo é simples: ele conseguiu essa levantada de vendas em meio ao plano do governo mas como isso já acabou acho que a tendência é o Polo manter sim um bom nível de vendas mas sem segurar a liderança. Acho que no mês que vem ele já cai para segundo ou terceiro lugar.

Avatar
Joao 27 de julho de 2023

Mano, seu comentário foi i terssante sim, mas discordo dele, pelo seguinte; plano do gorverno não teve esse efeito, e nem teria como, direcionar público pra u.a certa marca.

Avatar
Joao 27 de julho de 2023

Mano, seu comentário foi interessante sim, mas discordo dele, pelo seguinte; plano do gorverno não teve esse efeito, e nem teria como, direcionar público pra uma certa marca. É que Polo está justamente ocupando o espaço que era de gol. A Volks acertou isso meio sem querer.

Avatar
millemiglia 27 de julho de 2023

A VW e a Fiat foram as marcas que deram os descontos mais agressivos com o plano do governo federal. Agora que os preços estão voltando ao normal não vejo o Polo segurando a liderança. Talvez continue vendendo bastante para locadoras (como era o Gol) e para frotistas (o Polo Track, nos dois casos) mas no varejo acho que não se sustenta.

Avatar
Deixe um comentário