Polo Comfortline 2023: versão usada é bem melhor que a nova
Polo 2023 chegou com motor mais fraco, com freios piorados que a primeira safra do compacto, sem contar pacote mais pobre na versão Comfortline
Polo 2023 chegou com motor mais fraco, com freios piorados que a primeira safra do compacto, sem contar pacote mais pobre na versão Comfortline
A Volkswagen apresentou a linha 2023 do Polo. O compacto alemão passou por sua primeira atualização de estilo, desde seu lançamento em 2017. Mas junto da plástica que trouxe novos faróis, para-choques, o compacto também retrocedeu em alguns critérios.
Comparamos a versão Comfortline TSI 2023 com a mesma versão da linha 2018, que mostra que o usado tem atributos bem mais interessantes que o novo visual do hatch.
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O novo Polo 2023 parte de R$ 82.990, na versão MPI 1.0, equipada com motor de 84 cv. Já na versão Comfortline, seu preço caiu de R$ 109 mil para R$ 102.990.
No entanto, o Polo Comfortline 200 TSI, ano 2018, tem valor cotado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em R$ 76.175. No varejo de usados, os preços variam de R$ 69 mil a R$ 87 mil.
Ou seja, com o preço da versão básica é possível comprar um usado bem mais recheado. No entanto, é preciso ficar atento ao estado de conservação.
Um dos principais tropeços do novo Polo está sob o capô. A Volkswagen passa a utilizar a configuração 170 TSI no lugar do 200 TSI.
Ele continua com o mesmo bloco 1.0 de três cilindros turbo, no entanto, com acerto mais manso, que entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque. No Comfortline (assim como no Highline) das linhas anteriores o motor antigo entrega 128 cv e 20 kgfm de torque.
O que não mudou foi a transmissão, que é a mesma automática de seis marchas. A versão 2023 manteve também as borboletas para trocas manuais.
Outro retrocesso do Polo está nos freios. O Polo 2023 perdeu os discos nas rodas traseiras e ganhou tambores. Fato é que os freios do eixo posterior são muito menos exigidos que o conjunto dianteiro.
Na prática o tambor e disco fazem o mesmo trabalho num compacto como o Polo, que auxiliam as pinças dianteiras. E sua função basicamente é segurar o carro quando o freio de mão está puxado. A marca optou pela opção mais barata.
Multimídia tem sido um tema delicado ultimamente, devido a crise dos semicondutores. Hora é de série, hora é opcional e tem carro que nem central oferece mais. Na linha 2018, o Polo Comfortline podia receber o antigo módulo, que já contava com conexões Android Auto e Apple CarPlay.
Já na linha 2023, o Polo Comfortline vem com rádio Composition Touch e se o cliente quiser levar para casa o multimídia VW Play terá que pagar a parte pela central.
No entanto, o Polo Comfortline 2023 passa a contar com quadro de instrumentos digital de série. Na linha 2018, a versão utiliza mostradores analógicos com computador de bordo ao centro.
Na linha 2018, o Polo Comfortline poderia ser equipado com o pacote Tech II, que incluia itens como sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, assim como câmera de ré. Ele ainda vinha com ar-condicionado digital. Na linha 2023, todos estes itens estão disponíveis apenas na versão Highline.
O Polo 2023 ganhou visual mais moderno, para atenuar seus cinco anos de mercado. No entanto, também perdeu itens como os faróis de neblina, que estão presentes na versão Comfortline 2018.
Ou seja, a linha 2023 só se mostra realmente mais interessante na versão Highline, que custa o mesmo que o Comfortline 2022 e tem pacote de conteúdos mais recheado. No entanto, na versão Comfortline, as linhas anteriores são escolhas melhores.
Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo
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É um bom carro. O único senão de comprar um modelo desses usado é o motor turbo. O brasileiro é meio desleixado com manutenção, mesmo que digam que os motores turbos modernos são confiáveis, estes exigem mais cuidados no uso e na manutenção e, qualquer negligência por parte do proprietário, pode causar um rombo imenso no bolso de quem compra de segunda mão, um custo muito maor que o de modelos aspirados.
Só corrigindo uma informação, o cambio automático também foi alterado. Motor, Cambio e Freio pioraram. Como o motor perder torque, eles colocaram um modelo da caixa cambio menos robusta.