5 pontos positivos do Toyota Yaris Cross

SUV compacto chegou com atraso, mas ainda possui bons atributos para repetir o sucesso dos irmãos maiores e incomodar os líderes

TOYOTA YARIS CROSS 2026 AZUL MOVIMENTO FRENTE LATERAL TRASEIRA (3)
Ele veio em cinco versões, sendo duas híbridas (Fotos: Toyota | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/02/2026 às 06h00

A Toyota preparou uma grande estreia para o Yaris Cross no início de 2025, mas sofreu atrasos que incluiu a destruição de sua fábrica de motores por um fenômeno climático. Agora o SUV compacto da marca japonesa finalmente chegou ao mercado, com cinco versões, sendo duas híbridas flex, e preços entre R$ 149.990 e R$ 189.990.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Ele entrou na faixa de preço dos carros mais vendidos do Brasil no varejo e no segmento mais concorrido, o de SUVs compactos. Vai enfrentar o líder Hyundai Creta, o vice Honda HR-V, o Volkswagen T-Cross, o Chevrolet Tracker, o Caoa Chery Tiggo 5X, o Jeep Renegade, o Peugeot 2008 e alguns modelos chineses novos.

VEJA TAMBÉM:

Apesar do atraso, o Yaris Cross trouxe algumas novidades para a linha nacional da Toyota e terá a atenção do público cativo da marca. Mas se você não é dos fãs de carros japoneses e está ponderando a compra do modelo, veja os cinco principais pontos positivos dele.

1. Versão híbrida

toyota yaris cross br
O sistema híbrido dele não exige recarga externa e trabalha buscando a maior eficiência

A Toyota foi o primeiro fabricante a lançar um carro híbrido no mercado global, com o Prius. Ela também foi a pioneira no Brasil, com o Corolla Hybrid, que também foi o primeiro eletrificado flex.

O Yaris Cross segue isso, trazendo um conjunto híbrido novo que combina o 1.5 flex a dois motors elétricos, sendo um gerador e outro para a tração. Ele é do tipo série-paralelo, não exige recarga externa e está sempre trabalhando da forma mais eficiente para a ocasião.

A vantagem disso é que o motorista não precisa ficar mexendo nos modos de condução o tempo todo e não precisa ter um carregador em casa. Ao dar a partida o carro “se vira” para funcionar da forma mais econômica e combina os motores para dar desempenho quando for necessário.

A potência combinada é de 111 cv, o torque combinado não é divulgado, mas o motor elétrico entrega 14,4 kgfm. A Toyota também não divulga dados de desempenho, mas no teste da revista Quatro Rodas ele fez de zero a 100 km/h em 11,5 s, na média do segmento.

2. Economia de combustível

toyota yaris cross br (5)
Mesmo o modelo sem eletrificação possui boas médias de consumo

Não colocamos esse item junto do anterior pois até o modelo apenas a combustão se destacou com boas médias de consumo. Vamos começar por ele, que utilizar o 1.5 aspirado de quatro cilindros em linha atualizado com injeção direta e outras melhorias internas, resultando em 122 cv e 15,3 kgfm.

Com esse motor o Toyota Yaris Cross consegue média urbana de 12,6 km/l e rodoviária de 14,3 km/l quando abastecido com gasolina. Com etanol os números caem para 8,8 km/l e 10,2 km/l respectivamente.

Já o Yaris Cross Hybrid é o carro nacional mais econômico nos testes padronizados do Inmetro. Ele só é superado pelo importado Kia Niro na tabela oficial. Veja as médias de SUV compacto:

Combustível Cidade Estrada
Gasolina 17,9 km/l 15,3 km/l
Etanol 13,2 km/l 10,7 km/l

3. Confiabilidade

TOYOTA YARIS CROSS 2026 AZUL MOVIMENTO FRENTE LATERAL TRASEIRA (2)
A garantia é de cinco anos e pode crescer para 10 se as revisões forem feitas na rede autorizada

As vendas estáveis da Toyota e o público fiel foram construídos através dos anos com a boa confiabilidade dos carros. O conjunto conservador do Yaris Cross parece negativo para quem gosta de novidade, mas por outro lado dá uma garantia de tranquilidade para o dono.

O motor 1.5 com injeção direta e o 1.5 ciclo Atkinson com injeção convencional do modelo híbrido fazem parte da família NR, a mesma que estreou com o Etios e equipou o Yaris. O conjunto híbrido da Toyota já está bem conhecido no mercado também e não existem relatos de problemas crônicos nele.

O Yaris Cross possui garantia total de 5 anos e que pode ser estendida para 10 realizando as manutenções programadas na rede autorizada. Para o uso comercial a cobertura de tempo é a mesma mas acrescida da limitação de 100 mil km, que pode ser estendida para mais 100 mil.

4. Espaço interno

TOYOTA YARIS CROSS 2026 INTERIOR MOTOR PAINEL QUADRO DE INSTRUMENTOS (6)
Quatro vão com conforto

O segmento de SUVs compactos possui carros que priorizam o espaço para passageiros ou o do porta-malas. Um extremo do primeiro caso é o Honda HR-V, com banco traseiro melhor que muitos sedãs, enquanto no segundo está o Renault Duster com seu bagageiro de 475 litros.

O Toyota Yaris Cross fez um equilíbrio disso, seu entre-eixos é de 2,63 m e garante conforto para quatro ocupantes adultos. O porta-malas de 400 litros fica na média do segmento, sem se destacar. O volume pode crescer rebatendo o banco traseiro, que forma uma plataforma plana para cargas.

5. Pacote de equipamentos

TOYOTA YARIS CROSS 2026 INTERIOR MOTOR PAINEL QUADRO DE INSTRUMENTOS (4)
O compacto traz até alguns luxos raros no segmento, como a abertura elétrica do porta-malas e a câmera 360°

Carros japoneses nunca estiveram entre os mais recheados, mas nos últimos anos eles vêm fazendo a lição de casa. O Yaris Cross não economizou nos itens de segurança, por exemplo.

A versão de entrada XR já traz faróis full LED, seis airbags, freios a discos nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, saída de ventilação para o banco traseiro, chave presencial, sensor de ré, seis alto-falantes e vidros frontais com película antirruído.

Esse é o único modelo sem o pacote ADAS Toyota Safety Sense, que entra a partir do XRE junto do ar-condicionado automático, volante revestido em couro, rebatimento automático dos retrovisores, painel digital, carregador por indução, câmera de ré e retrovisor fotocrômico.

No topo de linha XRX é incluído o teto solar panorâmico (ausente no irmão maior Corolla Cross), câmera 360°, abertura elétrica do porta-malas, iluminação ambiente, monitor de ponto cego e sensor de estacionamento dianteiro.

Outro diferencial da origem japonesa é ter uma oferta de sete cores diferentes, incluindo um vermelho e um azul. No modelo XRX é possível optar pelo teto em preto, mas quem quiser pode ter o modelo completo em apenas uma cor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Melissa 19 de fevereiro de 2026

Pix rolou solto pra tentar justificar uma carroça de 110cv a 190 mil reais. Em 2018 seria um ótimo carro

Avatar
Luís 19 de fevereiro de 2026

E as duas estrelas no Latin NCAP?

Avatar
Luís 19 de fevereiro de 2026

E as duas estrelas no Latin NCAP??

Avatar
Deixe um comentário