Por que – no assunto automóvel – se fala tanta coisa errada?

Diversas expressões incorretas dominam o vocabulário: algumas delas acabaram se tornando mais comuns do que os termos certos

suv generio interrogacao
Erros de tradução, termos comerciais ou simples desconhecimento causam confusão (Imagem: AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/01/2022 às 07h36
Atualizado em 15/01/2022 às 08h46

Montadora ou fábrica? Hidramático ou automático? Várias expressões erradas vão se integrando ao nosso vocabulário, no que diz respeito ao automóvel. Conheça algumas delas.

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Montadora

Fabricam ou só montam? No setor automobilístico, a empresa que talvez mais se aproxime da denominação “montadora”  é a que produz caminhões. Recebem quase tudo pronto dos fornecedores: motor, câmbio, direção, transmissão, chassis, cabine, painel.

Mas, no caso do automóvel, elas são muito mais fábricas do que montadoras. Recebem componentes de terceirizadas e sistemistas, mas produzem grande parte do que utilizam para montar um veículo. Tanto que estão agrupadas na Anfavea – Associação Nacional das Fábricas de Veículos Automotores – e não Anmavea (com “m” de montadoras). Mas até as associadas da Anfavea depreciam a si mesmas e trocam “fábrica” por “montadora”.

Cilindrada

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Cilindrada do motor é medida em centímetros cúbicos (Foto: Honda | Divulgação)

Essa até dói no ouvido dos puristas. Mas é usada por engenheiros e até em publicidade: “tal moto de 50 cilindradas”… Qualquer motor do mundo tem apenas uma cilindrada, que representa o volume deslocado. Um motor ter 500 “cilindradas” é o mesmo que uma sala ter 5 “alturas”. A cilindrada de um motor é de 250 centímetros cúbicos, ou – em litros – 3,0 litros (3.000 cm3). Assim como a sala tem 5 metros de altura.

Hidramático

É um sistema de câmbio automático (Hydramatic) patenteado pela General Motors. Mas, como foi importado um grande volume de automóveis da GM (Chevrolet, Buick, Pontiac, Oldsmobile) com este sistema na década de 50, a palavra “hidramático” quase virou sinônimo de automático. Assim como lâmina de barbear virou gilete (de Gilette), ou jipe, que vem de Jeep…

Carro com câmbio automático pega no tranco? Assista ao vídeo e entenda!

Mola

Amortecedor, todos conhecem ou pelo menos têm uma ideia de seu formato. Mas justamente por conhecerem suas linhas básicas é que se comete o erro de confundir “mola a gás” com ele.

Amortecedor é um componente da suspensão, encarregado de limitar as oscilações da mola. Mola a gás tem o mesmo formato mas sua finalidade é de sustentar (no alto) o capô, a tampa do porta-malas ou coisa que o valha. Ou seja, mesmíssimo formato, funções rigorosamente diversas.

Batida de pino

Uma das possibilidades de combustão irregular é a detonação, ou seja, o encontro de duas ondas de queima da mistura, ou delas com as paredes do cabeçote. A primeira, correta, originada da centelha na vela. A segunda, irregular, provocada por uma combustão espontânea ou por um depósito carbonífero incandescente.

O encontro dessas queimas tem um ruído sonoro semelhante a uma batida entre dois metais. Daí, “Batida de Pino”, onde pino nenhum bate em lugar nenhum.

Piloto automático

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Cruise control controla apenas a velocidade automaticamente (Foto: Shutterstock)

Até se consolidar o automóvel com direção autônoma, o que existe é “cruise control”, controlador de velocidade em inglês. Mas tem até ficha técnica de automóvel mencionando este dispositivo como “piloto automático”.

Este só existe de fato, e por enquanto, na aeronáutica onde um sistema eletrônico se encarrega de todos os comandos do avião. E não somente do controle de velocidade, como o “cruise control” do automóvel.

Capotamento

A rigor, os dicionários registram capotagem. Mas “capotamento” é tão utilizada que vai se incorporando à língua …

Caminhões

É muito comum a imprensa brasileira se referir a números de produção ou vendas no mercado norte-americano como “automóveis e caminhões”. Erro de tradução: em inglês, “truck” é caminhão, enquanto “pick-up truck” é o pequeno caminhão, que entrega e busca mercadorias (pick-up em inglês) e que na língua portuguesa virou picape.

Na língua inglesa o nosso caminhão é “heavy-truck” (de pesado) e “pick-up truck” (nosso picape) foi abreviado para “truck”. Então, quando se fala em “cars and trucks” nos EUA está-se falando de automóveis e picapes.

Sedan

Palavra francesa que tem tradução em português: sedã. Define o automóvel com três volumes, o dianteiro em geral contendo o motor, o central com o habitáculo de passageiros e o traseiro que abriga o porta-malas. Podem ter duas ou quatro portas.

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7 Comentários
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Humberto Luiz Ferreira 20 de janeiro de 2022

Pior é quando alguém vê aquela fumacinha saindo do respiro e diz que é suspiro kkkk

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Roberto Henry Ebelt 20 de janeiro de 2022

Sugestão: explica a diferença entre o freio assistido americano (POWER BRAKES) e o brasileiro (servo freio).

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20 de janeiro de 2022

Deixo minha contribuição: Vidro elétrico…

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boca de burro 20 de janeiro de 2022

Faltou SUV!

A maioria dos ditos SUVs não o são, são simples CROSSOVERS>

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Arnaldo dos Reis Santos 19 de janeiro de 2022

Deixo uma contribuição à sua lista: freio-motor. Todo brasileiro o identifica como o “freio de escape” quando originalmente o freio motor era apenas o uso do atrito interno do motor para poupar o freio de serviço em descidas longas. Quando o freio de escape foi introduzido no Brasil, os fabricantes não enfatizaram a diferença, perpetuando o equívoco.

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Nanael Soubaim 19 de janeiro de 2022

Quem dera fosse só nesse tópico…

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Ricardo Duque de Caxias rj 15 de janeiro de 2022

Bom dia meu Boris e amigos do autopapo! Gostaria de pedir pra você Boris fazer uma avaliação do jac T5 2016/17 já que é um carro chinês e a maioria só fala coisas ruins dele ??? Obs tenho um e minha única queixa são as peças que são ruins de achar

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