Por que os nossos Bandeirante e Kombi são cobiçados pelos gringos?
O utilitário da Toyota e o furgão da Volkswagen fabricados no Brasil estão recebendo muita procura por colecionadores e campistas no exterior
O utilitário da Toyota e o furgão da Volkswagen fabricados no Brasil estão recebendo muita procura por colecionadores e campistas no exterior
Em encontros de carros antigos no Brasil é comum encontrar alguns clássicos importados do exterior. Nossa legislação permite importar veículos com mais de 30 anos de idade e assim chegam diversos carros que nunca foram oferecidos aqui. Alguma vez diante de um desses antigos você já se perguntou “será que no exterior importam os nossos Opala, Corcel e Kombi para coleções?”
O AutoPapo apurou sobre a exportação de carros antigos brasileiros e descobriu um mercado quente para dois modelos específicos: Toyota Bandeirante e Volkswagen Kombi. Outros clássicos nacionais são encontrados esporadicamente no exterior, como alguns Opala, Puma, SP2 e Veraneio. Mas a dupla Bandeirante e Kombi possuem até empresas especializadas na importação desses modelos.
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O Brasil foi o último lugar no mundo a produzir a Kombi com a configuração clássica da Volkswagen de motor traseiro. Os sucessores modernos da velha senhora adotaram motor e tração dianteiro. A nostalgia pelas antigas Kombi fez que empresas europeias importassem a van brasileira desde que estava em produção para fazer motorhomes.
Uma dessas empresas é a britânica Danbury, que importava Kmobi zero km até a produção ser encerrada em 2013. As conversões incluíam o interior com cama, uma minicozinha e armários, teto retrátil, direção hidráulica e pintura personalizada.
A empresa, hoje, trabalha apenas com a moderna Transporter, mas as Kombi brasileiras convertidas continuam bem valorizadas no mercado de usados.
Mas as exportações de Kombi não terminaram em 2013: os modelos antigos continuam ganhando a vida na Europa e nos EUA. As mais antigas, apelidadas de “corujinha,” são as mais procuradas.
As Kombi feitas na Alemanha estão se tornando raras e os preços chegam a valores altos. Com o real desvalorizado e a grande quantidade de Kombi no Brasil fizeram os estrangeiros irem atrás da van nacional como alternativa.
O impacto das exportações já podem ser sentido pelos brasileiros. Em uma busca rápida por um site de vendas foram poucas as Kombi anteriores a 1976 anunciadas. E até modelos enferrujados precisando de restauração custam a partir de R$ 15 mil.
Modelos conservados ou restaurados podem passar de R$ 100 mil. Você não vai mais ver a Kombi do feirante da mesma forma agora.
O Toyota Land Cruiser é um utilitário idolatrado no exterior e ele foi fabricado aqui de 1968 a 2001 com o nome Bandeirante. Essa geração é conhecida pelo seu código J40 e foi produzido no Japão até 1984, quando foi substituída pelo Land Cruiser J70, no mercado até hoje.
Nos EUA o Land Cruiser J40 vendeu pouco quando novo, a época os consumidores preferiram as opções locais da Jeep, Ford e General Motors.
Hoje em dia, os SUV e jipes antigos também estão na moda nos EUA e a procura pelo J40 é maior que a demanda. Os poucos que foram vendidos quando novos foram usados em serviço pesado e poucos sobreviveram.
Uma solução encontrada pelos vendedores de antigos foi buscar os Land Cruiser de fora e o Bandeirante brasileiro agradou mais que o esperado.
O Bandeirante também é usado no serviço pesado no Brasil, podendo ser encontrado em fazendas até hoje. Mas aqui, o utilitário é mais bem cuidado pela falta de opção similar.
Nos EUA, esses carros são muito atacados pela ferrugem causada pelo sal jogado nas estradas em época de neve. Como isso não acontece no Brasil, os Bandeirante costumam ter estrutura em bom estado.
A mecânica do Bandeirante é um diferencial exclusivo do Brasil que atrai muito os estrangeiros. Enquanto o modelo japonês vendido nos EUA vinha apenas com motores a gasolina, o Bandeirante foi produzido com motor diesel Mercedes-Benz até ser trocado por um motor diesel mais atual da Toyota em 1994. Os motores Mercedes são projetos feitos para caminhões, portanto esbanjam torque e são bastante duráveis.
Outra exclusividade do Bandeirante é a versão picape com cabine dupla, configuração criada no Brasil. O estilo diferente do Bandeirante, com faróis quadrados adotado em 1989, também atrai os estadunidenses por se destacar dos outros J40.
No site de leilões Bring a Trailer, unidades do Toyota Bandeirante já foram arrematadas por valores entre 21 mil dólares e 50 mil dólares (R$ 107.104 e R$ 252.010 respectivamente em conversão direta). Bastante acima da média de valores desses utilitários no Brasil, mas ainda assim abaixo da média dos Land Cruiser J40 japoneses arrematados.
Segundo o site Classic.com, que possui uma ferramenta que calcula a média de preço de antigos nos EUA, o Bandeirante vale em média 40.125 dólares (R$ 202.238) no país.
Os valores da Kombi brasileira são mais difíceis de serem rastreados por estarem agrupados com os da Kombi alemã. Mas pesquisando pelos leilões passados do Bring a Trailer. podemos ter uma noção dos valores que nossas “Kombosas” são comercializados: o menor preço encontrado foi 15,5 mil dólares (R$ 78.123) e o maior foi de 56 mil dólares (R$ 282.251) em uma Kombi brasileira modificada.
Fotos: Overland Imports | Divulgação
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Vendo uma Kombi motor 1.4 flex, 15 lugares ano 2006
Vocês são um bando de mentiroso.
Eu tenho uma conbi micro ônibus 12 passageiro e eu gosto de conbi pois é muito fácil de fazer mecânica estou com ela a maís de dois anos não sou mecânico e nunca paguei mecânico já fis até conversão de injeção p carburador e muitas outras coisas e etc etc etc
Eu tenho uma Kombi 2011 pouco rodada quero vender alguém aí interessado?
Tenho um kombi 1993 tô enteressado em vender em dólar.
TENHO UMA KOMBI 2009, COMO FAÇO PARA VENDER PARA OS GRINGOS ?
Tenho uma Kombi 2003 bom estado
Posso até vender
Adoro Kombi já tive vários modelos
Até corujinha
Os únicos usados nós Lençóis maranhense são as Toyotas bandeirantes, você não ver outro modelo, só elas aguentam a porrada
Bom dia. nossa Bandeirante e nossa Kombi eram super carros Põe esses carros de hoje nas estradas que tínhamos
Bandeirantes sim. Kombi sempre foi uma , só não sabe quem não andou numa em estrada ruim, pois pula mais que sapo.
Vocês já viu os Vocês já viram hoje pão feito aqui em Pernambuco é sucesso roda Caruaru faz lotação tudo tem deles com 12 lugares no documento e a Kombi nem se fala tá virando uma febre
Carro velho carburado polui demais o meio ambiente. Tô fora. Carro tem que ser novo e de preferência elétrico.
Bobinho
Elétrico com energia gerada com carvão.
Sabe nada
Eu tenho um cabo de martelo, se alguém tiver interesse, estará à venda.
Tenho uma Kombi diesel gabine dupla com carroceria original 1982, e uma Kombi 1998 refrigerada a ar 8 lugares e uma veraneio 1989 a diesel, e um fusca 1977 1.300L para vender.
Parabéns Bóris, pelo site e pelas matérias, só aqui podemos saber de nossos valores automotivos. A propósito, tenho uma Kombosa ano 2012, bem conservada e ando mais nela do que meu Renault Sandero.
Gostei da reportagem!
Tem como entrar em contato com eles?
Tenho Kombi e Toyota bandeirantes pra vender a eles.
Obrigado
Tenho uma kombi 2012 em bom estado para vender
Olá estou procurando uma Band em bom estado pra mim. *
Será que consigo vender minha veraneio?
Claro que sim e um otimo carro sem dúvida ,vai vende e se arrepender de ter vendido.
Triste realidade!!! Ao invés de ficarmos com os carros, brasileiros gananciosos estão exportando tudo!!!! Deveríamos reformar e manter aqui!!!!
Para quem aprecia o jipe Toyota, tem um vídeo no YOYUBE contando a sua história no Brasil.
CARLOS VALÉRIO PIERI TONIN, eu sei que foi assim no início, talvez 1958. Mas tenho absoluta certeza que em 65 ( eu tinha 5 anos) dois irmãos da minha mãe eram proprietários de Toyota Bandeirante, cujos motores eram diesel. E eram “fabricados” no Brasil. Não eram “montados” aqui.
Tenho uma Kombi ano 80 para vender os enterrados me procure
Amigo me esclarece uma coisa , seria os mortos para te procurar? Rsrs
Kkkkk que os túmulos dos apaixonados por Kombi se abram.
Tenho.uma.combi.pra.vender.enteresado.me.procure.gue.vou.vender.ano83.gabine.dupla.com.carroseria.original.de.fabrica.motor.novO.a.álcool .mandoenteresado.foto.dela.documento.no.meu.nome
Tenho.uma.combi.pra.vender.enteresado.me.procure.gue.vou.vender.ano83.gabine.dupla.com.carroseria.original.de.fabrica.motor.novO.a.álcool .mandoenteresado.foto.dela.documento.no.meu.nome
Uol, vocês poderiam fazer uma matéria em Brejo da Madre de Deus-PE, no interior de Pernambuco lá existem milhares de Bandeirante que rodam diariamente fazendo transporte de tudo que se possa imaginar, tem até monumentos em homenagem ao guerreiro da Toyota!
Lá em Brejo o bandeirante passa por uma adaptação de alongamento, aí fazem os famosos jipoes, meu pai possuí um Jipão Bandeirante 1991 e só alegria.
Bem interessante mesmo. Uma boa reportagem valeria muito apena. Basta interesse da parte de quem goste e queiram. ..
Tenho uma Kombi ano 72 ótima para restaurar quanto posso pedir por ela
O que esquecem de dizer é que essa Bandeirante verde custou R$ 45.000,00 pra reformar e custos de envios e alfandega são mais de US$ 5.000,00.
Isso cria uma ilusão no Brasileiro que ele vai ficar rico vendendo o carro “reformado” a base de massa plástica.
Note que os carros brasileiros tem uma péssima reputação no mercado exterior por conta das reformas de fundo de quintal que insistem em chamar de restauração.
A companhia que vendeu este carro completou uma restauracao completa. O carro intero foi desmontado e refeito. Por isto o valor de venda foi alto. E verdade que o maior problema sao as maus restauracoes feitas que cria a pessima reputacao no mercado exterior. Este grupo esta lutando para melhora o produto e a reputacao destes lindos carros.
Carro velho carburado? Tô fora!
Carro tem que ser novo.
Compra um elétrico e não enche!
Se não entende do assunto fica na sua companheiro, isso só pra esclarecer
Muito lindo esses bichano amei…
Acho que Orlando tem razão.
Meu tio tinha um Toyota j 40 marrom e branco a gasolina 6 cilindros.
Não tenho certeza, mas acho que o Bandeirante começou a ser produzido – ainda com o motor a gasolina – em 1962.
Orlando Tourinho, não sei dizer ao certo o ano dos Toyotas que 2 irmãos da minha mãe possuíram, mas tenho absoluta certeza que eram anteriores a 1965 e ambos eram movidos a diesel e fabricados no Brasil. Portanto, a informação da matéria de que iniciou a produção no Brasil em 68 não é correta.
A Toyota começou a ser vendida de forma indireta, através de importação e era oferecida com motor a gasolina. Só após um tempo que a empresa assumiu a operação e ofereceu o motor diesel.