Por que caminhoneiros batem nos pneus antes de viajar?
Pode parecer um ritual, mas na verdade, caminhoneiros dão marteladas nos pneus antes da partida por uma questão de segurança
Pode parecer um ritual, mas na verdade, caminhoneiros dão marteladas nos pneus antes da partida por uma questão de segurança
Você talvez já tenha visto um caminhoneiro em um posto batendo nos pneus com um martelo de madeira, e deve ter ficado curioso para tal costume. mas apesar parecer e ser algo simples, é uma questão de segurança.
VEJA TAMBÉM:
Ao bater nos pneus, o caminhoneiro consegue saber se o pneu está com uma pressão baixa, ou seja, se está ficando vazio, mas como? na verdade é simples. Se você bate no pneu e o martelo voltar, quer dizer que o pneu está cheio, mas se você bate e o martelo não volta, quer dizer que ele não está na pressão certa, e é sinal que pode haver algum problema, seja um vazamento ou outro detalhe.
Além disso, ao bater nos pneus, o caminhoneiro também consegue fazer uma vistoria visual nos pneus, e pode notar algum desgaste irregular e demais problemas que podem requerer visita a um borracheiro.
Os caminhoneiros também devem ter outros cuidados com os pneus, além de bater o martelo. De acordo com Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “É muito importante controlar os 5 principais “ladrões de km”: Alinhamento, Balanceamento, Emparelhamento, Calibragem e Desenho de bandas inadequadas. Estes itens reduzem em até 25% a quilometragem do pneu”.
Roberto Ayala, também deixou dicas sobre alinhamento, balanceamento, rodízio de pneus e calibragem.
Alinhamento e balanceamento: É uma manutenção que está conectada com a performance do veículo. Sua realização pode evitar desgastes prematuros dos pneus e ajuda a evitar que o veículo fique instável ou inseguro.
Rodízio de pneus: A depender da distribuição da carga, pode haver um desgaste irregular dos pneus. Realizando o rodízio, o motorista consegue equilibrar mais os pneus, evitando irregularidades.
Calibragem: Sempre confira com os pneus frios. É preciso calibrar semanalmente os pneus, seguindo sempre a recomendação exata da pressão de ar indicada para o seu caminhão.
Um item que foi muito comum nos anos 1990 e 2000 e não era apenas um mero acessório era o rodoar ou rodocalibrador.
O seu funcionamento era simples, se trata de uma mangueira de ar ligada ao pino do pneu do caminhão. E como um caminhão tem naturalmente cilindros de ar comprimido para o acionamento dos freios e da suspensão a ar (em modelos que possuem esse tipo de conjunto), o sistema é sempre alimentado, e o caminhoneiro poderia, mesmo de dentro da cabine, ajustar a pressão dos pneus. Assim, os pneus sempre estavam calibrados na pressão certa.
Com o passar do tempo, o rodoar foi caindo em desuso devido a alguns fatores. Entre os motivos, está a manutenção que os rodoar demandava, já que as mangueiras poderiam vazar os rasgar. Também era muito comum ocorrer de o caminhoneiro acertar um buraco ou dar uma esbarrada no meio fio, o que poderia causar um rompimento interno e potencializar a formação de bolhas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
…”seja um vazamento ou outro detalhe”? Gostaria de alguns “detalhes”, mas não tem.
Pra eles acordar e ficar atento no trabalho!