Porsche 911

Clássico cinquentenário

Por Bárbara Angelo02/04/16 às 16h04

A alemã Porsche lançou o 911 em 1964, atravessando o século para continuar mantendo-o como um dos esportivos de luxo mais cultuados do planeta. O design das primeiras versões, com faróis redondos salientes ao corpo principal, permanece nos modelos atuais apesar de todas as remodelagens que entraram e saíram nesses 52 anos. O clássico acabou de receber sua última geração, com novos motores, e oferece nada menos que 14 versões, entre conversíveis, targas e cupês, e que variam entre R$ 509 mil e R$ 1,27 milhão.

(Porsche/Divulgação)

A nova família trouxe para o mercado brasileiro, no dia 13 de abril e pela primeira vez, a Carrera como versão de entrada para o esportivo. A Carrera está disponível em oito configurações, entre as quais a conversível Cabriolet e a 4, que tem tração integral. A mais simplesinha da família, batizada apenas de 911 Carrera, tem motor 3.0l de 6 cilindros e 370cv de potência, o que pode te levar a 295km/h, chegando aos 100 em 4,6 segundos. A transmissão – a mesma para todos os 911 – é na tecnologia PDK da Porsche, de duas embreagens e 7 velocidades, que permite mudanças rápidas e com tração contínua.

A versão Targa vem em sequência na gama 911 com as configurações 4 e 4S, ambas com tração integral. Targa é um tipo de carroceria semi-conversível na qual apenas o topo é removido, permanecendo a parte traseira da cabine, o que cria um visual bastante exótico, raro entre os esportivos atuais. As irmãs possuem o mesmo motor que a Carrera e, no Brasil, estão disponíveis por R$ 591,000 e R$ 730,000.

A 911 Turbo conta com outras quatro configurações, sendo duas Cabriolet. A Turbo de entrada conta com motor 3.8l V6 de 540cv que, quando equipada com o pacote de ajustes Sport Chrono, faz o 0-100km/h em apenas 3 segundos, saindo por R$ 997,000. Já a Turbo S Cabriolet, topo da linha, tira 580cv desse mesmo motor, mantendo o tempo até os 100km/h, mas aumentando a velocidade máxima em 10km/h – além de oferecer a experiência de um conversível.

Um opcional interessante para a toda a família é um sistema de elevação do eixo dianteiro que funciona em velocidades baixas pensado para transpor lombadas e entradas de garagem com mais facilidade, protegendo o assoalho do veículo.

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