Cegonha de milhões: saiba como os carros da Porsche Cup são transportados

Conferimos como os supercarros que disputam a Porsche Carrera Cup são transportados de uma corrida para a outra

porsche cup carregamento
Cada carro é literalmente embalado para evitar riscos e danos durante a viagem (Foto: Érico Pimenta | AutoPapo)
Por Érico Pimenta
Publicado em 20/08/2023 às 11h03

Quando um carro novo sai da fábrica, o modelo é levado para uma concessionária por meio de um caminhão, os caminhões cegonhas. Entretendo, em alguns casos, esse transporte se torna especial. E tivemos a oportunidade de conhecer a operação de transporte dos carros da Porsche Carrera Cup.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Nos dias 2, 3 e 10 de setembro, a competição terá duas etapas na Argentina. Com isso, todos os 77 carros serão transportados via terrestre em caminhões cegonhas do Grupo Sada, que é especializado no transporte de carros.

VEJA TAMBÉM:

A operação, se diferencia um pouco daquela convencional, de carros zero km. É claro que ambos são feito com todo o cuidado, entretanto, os carros usado na Porsche Cup são naturalmente mais baixos. Com isso, os carros são carregados com mais cuidado. E em alguns casos são empurrados até a sua “vaga” na cegonha, para evitar de raspar na carreta.

Necessidades da Porsche Cup

Para embarcar na cegonha, é preciso esticar bandas de rodagem de pneus de caminhão no assoalho do implemento. As tiras chamadas de borrachão pela turma que faz o embarque. O “tapete”, além de dar mais tração aos carros, deixa a passagem mais alta, evitando também que os mesmo raspem no implemento.

Outra diferença, é que os bólidos recebem diversas proteções, entre elas uma lâmina plástica nos vidros e faróis. Também é aplicada uma capa plástica sobre os carros. E por fim, uma segunda capa, essa porém mais pesada e grossa.

Por fim, ao final do processo de embarque, a cegonha tem que ser configurada. Com isso as plataformas do implemento são levantadas ou abaixadas e travadas.

Raio – X da operação

  • A Sada está transportando 77 carros da Porsche CUP para a Argentina.
  • Os modelos tem que seguir as regras aduaneiras, com isso os carros são documentados com data de entrada e saída.
  • Os caminhões têm que seguir as regras do Mercosul, entre elas, placa traseira dupla, placa que informa o tamanho total em espanhol.
  • Ao todo, serão usadas 7 cegonhas, e todos os 77 carros pesam juntos quase 92 toneladas (o peso estimado de cada um é de 1,2 tonelada).
  • Serão usados 9 motoristas carreteiros experientes e a jornada deve durar 10 dias.
  • Por fim, além da Porsche Cup, o Grupo SADA também é operador logístico da Stock Car Brasil e Copa Truck.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário