Premiação internacional inédita contempla o carro-conceito do futuro
Ao contrário das centenas de premiações de automóveis do presente, uma universidade coreana decidiu prestigiar o futuro
Ao contrário das centenas de premiações de automóveis do presente, uma universidade coreana decidiu prestigiar o futuro
Será que a ótica feminina diverge tanto da masculina ao estabelecer critérios para avaliar um automóvel? O que justificaria a criação de um prêmio que indica o melhor carro do mundo sob o ponto de vista das mulheres? Pois ele foi efetivamente estabelecido em caráter mundial, acredite se quiser.
VEJA TAMBÉM:
A verdade é que existem centenas de prêmios para os melhores carros disso e daquilo, entre regionais, nacionais e internacionais. Toda hora pipoca mais um. Entretanto, surgiu o primeiro que contempla a mobilidade futura, para carros-conceito que sinalizam o desenvolvimento veicular. Foi criado em 2019 na Coréia do Sul pelo Korea Advanced Institute of Science and Technology (Kaist), o principal instituto universitário de ciência e tecnologia do país.
O prêmio Future Mobility of the Year (Fmoty) é um reconhecimento internacional aos fabricantes de automóveis que contribuíram para a evolução de carros-conceito que se adaptam à mobilidade da sociedade futura. Ao contrário de todos os demais que valorizam o carro no presente.
A ideia do Kaist é reconhecer a transformação revolucionária, premiar os carros-conceito que cada montadora desenvolve para mostrar novas ideias e tecnologias. Recursos importantes que inspiram a sociedade a encontrar alternativas e futuros sustentáveis da mobilidade automóvel.
O prêmio tem três categorias principais de mobilidade: Pessoal, Privada e Pública&Comercial.
O júri é composto por 16 jornalistas dos principais países e sou o único brasileiro que dele participa. Apesar de raramente aceitar convites para participar como jurado das dezenas de promoções do gênero, abri exceção para o FMOTY, por considerá-la consistente e oportuna.
Na categoria de automóveis, quem levou o prêmio foi o BMW Vision Dee. Outros classificados, o Citroen Oli e o Mercedes Benz EQXX.
Nas categoria Publico&Comercial, o principal troféu foi para o Toyota Hilux H2 Fuel Cell Prototype, à frente do Tevva 19-ton Hydrogen-electric Truck e do Dodge RAM EV.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Penso que essas pessoas estão fora de órbita.
O carro do futuro deverá ter dimensões de Kei car, motor de no máximo 1,0-l a combustão ou elétrico de potência similar.
Sua carroceria deverá, também, ser de fibra vegetal com o mínimo de peso possível.