Não precisa fazer revisão de férias, apenas conferir se tudo está em ordem para ter mais segurança nas rodovias e evitar multas
Chegaram as férias do final do ano e muitos brasileiros vão pegar a estrada. Diferente do que as oficinas anunciam, não é preciso revisar o carro para essa época. O mais prudente é tomar alguns cuidados com o carro antes de encarar horas de rodovia.
A dica que sempre damos no AutoPapo é ter o carro com as manutenções sempre em dia. Se ainda faltam 3 mil km para a próxima revisão, não há necessidade adiantar o serviço.
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A seguir vamos listar um checklist do que você precisa fazer antes de viajar para evitar que os imprevisto se tornem problemas maiores. E tudo pode ser feito na garagem de casa, sem gastar dinheiro.

Com uma inspeção visual você consegue verificar como está o desgaste dos pneus. Ele precisa ser por igual, se for maior em um lado pode indicar problemas no alinhamento, se for mais nas duas laterais que no centro é indício de ter rodado murcho por muito tempo.
Dentro dos sulcos dos pneus existe um ressalto chamado TWI, que indica o nível de desgaste. Se tiver chegado nele é hora de trocar. Também é prudente olhar se a borracha não está ressecada e com rachaduras, sintomas de que o componente está velho e não terá a aderência adequada.
Se os pneus estiverem gastos ou ressecados, troque-os imediatamente. Eles podem colocar você e sua família em risco na estrada, principalmente na chuva. Tudo isso vale também para o estepe, ele tem que estar tão bom quanto os outros para ser útil em emergências.

Vai viajar com o carro cheio? Cheque no manual do proprietário qual é a calibração recomendada para isso. Na maioria dos veículos há uma recomendação de colocar mais pressão se estiver com passageiros e bagagem.
O pneu com a calibragem correta vai rodar com mais facilidade na estrada, o que ajuda a reduzir o consumo. Sem contar que a suspensão foi acertada para trabalhar em conjunto com essa pressão.
Os pneus devem ser calibrados frios, depois de alguns km o ar em seu interior se expande. Também é preciso calibrar o estepe, para que ele esteja pronto para o uso se for preciso.

O ato de verificar os fluídos do motor deveria ser uma rotina mensal para os motoristas, mas com a correria do dia-a-dia entendemos que muitos não fazem isso. Abrir o capô, olhar a vareta do óleo e fazer as inspeções visuais dos reservatórios do arrefecimento e do freio leva pouco tempo.
Se o nível de algum estiver abaixo do recomendável, vale a pena passar na oficina para verificar se está tudo certo. Mas se estiverem no nível, pode seguir para a viagem.

É comum que o motor queime uma quantidade de óleo em seu funcionamento, no manual é indicado o valor considerado como aceitável. Se o nível da vareta estiver abaixo do que é marcado como mínimo, pode-se completar o nível com alguns ml do mesmo lubrificante que já está em uso.
Por isso, tenha sempre um frasco do óleo por perto. Como ele só é vendido em embalagens de 1 litro, sempre sobra após uma troca, raros são os carros com uma capacidade exata no cárter. Peça esse excedente para completar nesses casos.

Na estrada é muito importante que o seu carro seja visto. Por isso que as luzes de condução diurnas são obrigatórias nos veículos novos, isso facilita a identificação. Em carros sem isso é recomendável usar o farol baixo, mesmo com o fim da obrigatoriedade dele nas estradas.
Confira se todas as lâmpadas do carro estão funcionando corretamente na garagem de casa. Acione as luzes de posição, o farol baixo, o facho alto, as luzes de neblina (se tiver), a seta dos dois lados, luz de freio, ré e as internas. Todas elas em funcionamento são essenciais para a segurança e também te salva de multas.
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