Pressão alta no pneu é como sal na comida, não faz bem
Muita gente acredita que elevar a pressão do pneu, acima do volume recomendado pelo fabricante, ajuda a economizar combustível
Muita gente acredita que elevar a pressão do pneu, acima do volume recomendado pelo fabricante, ajuda a economizar combustível
Você também tem aquele costume de, ao calibrar os pneus, colocar uma pressão acima da recomendada? E aí quando alguém te pergunta: mas o certo é 32 você vai pôr 35, 36. Por que? Porque eu vi uma dica fantástica na internet que diz que se aumentar a pressão do pneu em algumas três, 4 PSI, o consumo de combustível vai reduzir.
Que picaretagem! Que dica furada! Aí você pergunta: mas reduz ou não reduz o consumo de combustível? E o pior é que a dica está certa reduz o consumo, sim. Então não é picaretagem.
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É! Por que? Você aumenta a pressão do pneu, reduz o consumo de combustível, mas reduz a vida útil do pneu, que custa caro. Então, o que você reduziu de combustível não dá para pagar o que você vai gastar a mais com pneu.
Além disso, quando você coloca a pressão acima da recomendada, você vai aumentar a dureza do carro. Você vai reduzir o conforto do seu automóvel porque o carro vai ficar mais duro, porque o pneu está muito inchado e inflado.
Além do mais, você vai afetar, vai danificar peças da suspensão que não foram projetadas para receber aquela pancada toda com o pneu muito inflado, com muita pressão. Essa dica de aumentar a pressão do pneu para reduzir o consumo de combustível é uma das mais furadas de todas. Estamos compreendidos?
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Gostaria de ouvir a opinião do Bóris sobre o ato de desengrenar o veículo em algumas situações de rodagem em aclives suaves, mas antes, peço que ele faça uma pesquisa sobre a função “Eco Roll” disponível em veículos pesados (ônibus e caminhões) principalmente das marcas Scania, Volvo e Mercedes Bens. Importante tal análise dessa tecnologia, até mesmo para interpretação em relação ao art. 231 do CTB.
Quando o pneu está na pressão recomendada , a banda de rolagem assenta corretamente no piso( paralela à superfície) com sobre pressão a banda fica arredondada e o pneu desgasta bem mais no centro , com subpressão, desgasta anormalmente nos bordas da banda.
Isso tudo prejudica a aderência. do pneu ao piso.
E claro, quanto menos área de contato , menos atrito e menos aderência.
Bote isso tudo na balança e decida pelo mais conveniente.
Pra mim o mais importante é a segurança.
É só ler o que diz o manual, sempre há a indicação da calibragem correta para cada situação. No meu caso, nos dois carros que eu tenho, há a previsão de calibragem para economia que é 3 libras acima da normal.
Acredito que o Boris não gosta de ler manual… E fica inventando falácia.
A pressão indicada é uma média! Não faz o menor sentido a pressão ser a mesma para rodar em calçamento cheio de buracos ou em rodovias. Dito isso, sempre que viajo eu coloco 3 libras a mais e nunca tive problemas.
Uso acima para não perder uma roda por dia devido a pavimentação que o Estado me fornece.
Sim, arrebenta pivô, terminal de direção e barra axial, mas estes custam menos que uma roda por dia.
Discordo, eu trabalho em montadora de autos e o carro já sai de fabrica com os pneus calibrados para dar mais conforto ao motorista, esconder ou postergar futuros ruidos q porventura podem acontecer e diminuir o impacto nas pessimas ruas que temos no Brasil, ou seja propositadamente sai com um calibragem q se vc adicionar umas 2 libras não vai ser o fim do mundo, vc vai conseguir ter menas resistência ao rolamento tendo uma fluidez melhor na dirigibilidade e pode até demorar mais para parar em um posto para calibrar novamente!!!
Sr Boris com todo respeito. Eu uso dessa prática há anos e nunca tive problema com pneus e suspensões dos meus carros. Lógico, não calibro com o dobro da pressão recomendada. Porém umas 3 lbs já faz diferença no consumo sem prejudicar conforto e parte mecânica. Nem tanto ao mar… nem tanto à terra… Temos que ter bom senso. Que ajuda a economizar um pouco de combustível ajuda sim.