Propaganda eleitoral em carro pode inviabilizar direito a seguro

Quem possui um automóvel cheio de adesivos e santinhos de candidatos deve ficar atento às normas da seguradora

carro com varios adesivos de candidato fake politica propaganda eleitoral
Se for muito espalhafatoso, já era (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Lucas Silvério
Publicado em 30/09/2024 às 15h10
Atualizado em 30/09/2024 às 17h39

Santinhos e adesivos tomam conta das ruas brasileiras todo segundo semestre de anos ímpares, devido ao período pré-eleitoral. Muitos ainda aproveitam para realizar uma renda extra colocando as propagandas nos carros, porém o interessado deve saber bem o que está fazendo, já que propaganda demais pode acabar com o direito de solicitar o seguro automobilístico.

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Segundo o CEO da Touareg Seguros, André Costa: “quando um veículo é utilizado para propaganda eleitoral, ele pode ser considerado um ativo de marketing, sujeito a regulamentações específicas”.

A seguradora ainda afirma que essas regulamentações podem levar as agências a classificar o veículo como um meio de comunicação ou publicidade, o que pode alterar as condições da apólice e, eventualmente, resultar na exclusão da cobertura em caso de sinistro.

Se o carro for utilizado exclusivamente para campanhas políticas, ele pode ser considerado um veículo comercial para fins publicitários, o que geralmente não está coberto pelas apólices de seguro automotivo pessoal”, ressalta Costa.

O proprietário ou titular do seguro deve verificar os termos do seu seguro para não correr o risco de perder a cobertura em casos de propaganda eleitoral fixados no modelo.

Além disso, a Touareg  aponta que legislação eleitoral exige que os veículos usados para propaganda cumpram normas específicas, como evitar poluição visual e sonora. O descumprimento dessas regras, ou a percepção da seguradora de que o veículo não está em conformidade, pode levar à aplicação de multas, ao cancelamento da cobertura ou à recusa de pagamento de sinistros.

Algumas seguradoras oferecem coberturas adicionais para situações específicas, com um custo que pode ser muito mais vantajoso do que correr o risco de ficar sem indenização em caso de sinistro”, destaca Costa.

Se a seguradora não cobrir o uso do veículo para propaganda eleitoral, o segurado pode buscar opções de cobertura especializadas. Existem seguradoras que oferecem apólices adaptadas para veículos utilizados com fins publicitários. Também é importante que toda a documentação relacionada ao uso do veículo para propaganda esteja em conformidade com as normas eleitorais.

A prevenção e o entendimento das implicações do uso de veículos para propaganda eleitoral são fundamentais para garantir que o segurado esteja adequadamente protegido e não enfrente surpresas indesejadas”, conclui Costa.

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