Muita coisa já aconteceu com o seu carro até ele sair da concessionária e a pintura dele pode ter sofrido danos
Comprar um carro zero km significa que tudo estará novo e perfeito, incluindo a pintura, certo? Não é bem assim. O carro já sofre ações do tempo desde que sai da fábrica até ser entregue ao consumidor. Por isso, pode ser preciso tomar alguns cuidados com seu carro novo.
Por ser problemas estéticos, realizar uma correção da pintura em um veículo zero km não afeta a garantia. É até melhor fazer isso em um especialista logo nos primeiros dias, para ter o carro bonito por mais tempo.
VEJA TAMBÉM:

O carro sai da fábrica com a pintura perfeita. Porém minutos depois já está correndo riscos: ele fica em um pátio exposto ao tempo. Pode receber chuva ácida, fica empoeirado e pode até ser atingido por fezes de pássaros.
Alguns fabricantes possuem pátios cobertos. A Fiat, por exemplo, já foi atingida por uma chuva de granizo que estragou vários carros novos e cobriu seu pátio após isso.
O seu carro novo sai do pátio rumo a concessionária em um caminhão, igualmente exposto. Aí podem ocorrer outros problemas, como ser atingido por pedriscos ou galhos no caminho. Também há o risco do transportador bater o carro enquanto sobe na carreta ou atingi-lo com algum equipamento.
Nas concessionárias o carro fica em um pátio da mesma forma, podendo ser exposto. Nos importados existe o agravante do transporte dentro dos portos e a maresia, mas eles costumam ter algumas proteções adicionais.
As concessionárias lavam o carro para a entrega, algumas até dão um polimento. Em muitos casos esses serviços é feito dentro da loja sem o cuidado de uma estética automotiva e pode deixar manchas na pintura.
Tudo isso pode ser corrigido posteriormente por um profissional. Quando for buscar, analise bem a pintura sob a luz do sol para checar a uniformidade da cor.
Quando o carro é avariado no transporte, é comum realizar uma repintura no local atingido. A correção disso é mais difícil ou até impossível sem um banho de tinta. Se a repintura for mal feita o consumidor pode exigir a troca do carro, pois isso desvaloriza o bem.

Se existir micro riscos e outras pequenas falhas na pintura de seu carro zero km, leve ele para um polimento. Esse serviço é próprio para corrigir defeitos na pintura.
Cada marca possui um tipo de verniz, por isso o processo do polimento sempre varia. Com isso feito a superfície ficará uniforme e sem os riscos.
Para complementar, o proprietário pode pedir uma vitrificação. Esse é o nome de um processo que protege a pintura contra riscos, fezes, agentes químicos e outros elementos que atacam a pintura.
O vitrificador é um produto aplicado na pintura, assim como a cera. Seu diferencial é ter duração maior, que pode ir de um a cinco anos. O valor é mais alto que encerar, mas é compensado pela durabilidade.
Outra vantagem é que elimina a necessidade de realizar polimentos ou enceramentos enquanto durar a vitrificação. Será preciso apenas lavar o carro quando preciso. O enceramento, por exemplo, protege apenas do sol e da água e dura menos tempo.
Com esses cuidados o seu carro zero km vai continuar com cara de novo por mais tempo. E poderá ficar até mais bonito que os expostos na concessionária.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|