Volkswagen usou BMW como mula de testes de motor W10
Nos anos 2000 a Volkswagen estava desenvolvendo motores em W, os de 8, 12 e 16 cilindros foram lançados no mercado, esse de 10 não passou dos testes
Nos anos 2000 a Volkswagen estava desenvolvendo motores em W, os de 8, 12 e 16 cilindros foram lançados no mercado, esse de 10 não passou dos testes
Nós da imprensa tentamos sempre descobrir o que acontece dentro das montadoras para adiantar as informações para você, consumidor. Porém, muitas vezes as empresas guarda alguns segredos a sete chaves. Um exemplo é esse motor W10 da Volkswagen.
Nos anos 90 a montadora alemã havia criado o VR6, um motor V6 compacto e com ângulo estreito entre as bancadas. Isso permitia o uso de apenas um cabeçote para todos os cilindros, e não dois como em um motor em V com ângulo maior. Além de ocupar menos espaço no cofre.
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Os motores em W apareceram nos anos 2000, com o W12 utilizado pelos luxuosos Audi A8, Volkswagen Phaeton e Bentley Continental GT. De grosso modo, esse motor era a junção de dois VR6.
Aparentemente, a Volkswagen fez protótipos de um W10 para ser usado em seus carros de luxo. O motor veio à tona quando apareceu na página de um mecânico alemão no Instagram, que postou fotos do bloco desmontado.
Segundo o portal The Drive, a possibilidade de existir um W10 foi citada em um documento da Volkswagen sobre os motores em W10. A base do motor são dois VR5 e notícias de 2003 apontavam que ele poderia ser usado no Phaeton.
O repórter do portal entrou em contato com a assessoria da Volkswagen, mas disseram que as informações sobre o W10 foram perdidas. O mecânico que encontrou o motor também não possui mais informações.
O mistério do motor W10 parecia perdido, porém dias depois o The Drive descobriu um carro utilizando esse propulsor. Não era um Volkswagen ou algum carro do grupo, mas sim um BMW M5 da geração E39.
O carro está anunciado nos classificados de uma equipe de corridas alemã. Na página conta que o BMW M5 foi utilizado como mula de testes pois o grupo Volkswagen não havia um carro capaz de lidar com a potência do motor W10.
Segundo o anuncio, o W10 produz 500 cv e 56 kgfm. O V8 4.9 original do M5 rendia 400 cv e 51 kgfm, ou seja, é de se esperar que a mula ande mais que o original.
O anúncio diz que Ferdinand Piëch, então CEO do grupo Volkswagen, gostou tanto do resultado que usou esse M5 como carro de uso pessoal. O executivo era um ex engenheiro que trabalhou em carros icônicos, como o Porsche 917 e o Audi Quattro. Ele e o tipo de pessoa que amaria um super sedã com câmbio manual.
O portal não conseguiu mais informações ou vídeos do carro funcionando com o vendedor.
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