Apesar das novas regras da CNH do Brasil terem facilitado o teste prático, a ansiedade ainda impede muitos candidatos de obterem a habilitação
O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) envolve diversas etapas, entre elas está o tão temido exame de direção, que possui o maior índice de reprovações em comparação ao teste teórico. E um dos maiores ‘vilões’, que prejudica muito o desempenho dos candidatos, é a ansiedade.
Na hora do exame, é muito comum que alunos bem preparados esqueçam de fazer alguma sinalização, não apresentem bom domínio do veículo ou cometam erros bobos devido, não à falta de conhecimento ou técnica, mas ao nervosismo. A pressão emocional do teste teórico é concreta e não deve ser minimizada.
VEJA TAMBÉM:
A ansiedade compromete diretamente competências essenciais avaliadas pelo Detran, como:
A boa notícia é que existem métodos práticos e simples para manter a tranquilidade e a clareza mental antes da prova.
Quando uma pessoa está ansiosa, a tendência é que os batimentos cardíacos e a respiração acelerem, podendo até ficar ofegante e intensificar a sensação de perda de controle. Por isso, utilizar a respiração de maneira consciente pode mudar completamente o estado mental nos minutos que antecedem o exame.
Segundo o portal Drauzio Varella, aprender a respirar corretamente e usar técnicas simples ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade. A regra mais básica é prestar atenção em como o ar entra e sai do seu organismo, ele deve entrar pelo nariz e sair pela boca.
No momento de treinar a direção ou na hora da prova do Detran, caso esteja se sentindo ansioso e com a mente muito agitada, faça o seguinte procedimento:
A segunda estratégia também pode ser praticada diariamente, nos momentos de treino e antes do exame, para que você se habitue mais aos movimentos:
Apesar da indicação ser para períodos menores, repetir esses ciclos por cerca de um minuto já contribui para diminuir os batimentos cardíacos e ativar o sistema nervoso responsável pela sensação de calma.
Outra técnica que é amplamente utilizada por atletas de alto desempenho, que pode dar muito certo para candidatos à CNH é a visualização. Ao se imaginar realizando a prova com tranquilidade, o candidato diminui a sensação de ameaça e ativa uma memória emocional positiva.
Isso pode ser aplicado seguindo os passos:
Esse exercício reduz o impacto do inesperado, um dos principais gatilhos da ansiedade, e te ajuda a se sentir mais preparado.
Muitos candidatos acabam sofrendo por antecipação e se desestabilizando, pois seu foco está nos cenários negativos, possibilidades de falha e consequências da reprovação. Esse tipo de pensamento alimenta a ansiedade.
Por isso, a técnica de ancoragem da atenção pode ser de grande ajuda para manter a mente no momento atual, evitando que o cérebro entre em um ciclo de preocupações. Para executar essa estratégia, o candidato deve:
Praticar essas três técnicas nos dias que antecedem o teste, especialmente enquanto aguarda ser chamado pelo examinador, permite ao aluno retomar o equilíbrio emocional e converter o medo em concentração.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|