Prova do Detran: 3 dicas para controlar a ansiedade no exame de direção

Apesar das novas regras da CNH do Brasil terem facilitado o teste prático, a ansiedade ainda impede muitos candidatos de obterem a habilitação

Distressed,Millennial,Man,Auto,Instructor,Takes,Exam,In,Young,Woman
Estratégias para ter mais tranquilidade na prova do Detran envolvem respiração, visualização e foco (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 12/02/2026 às 17h00

O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) envolve diversas etapas, entre elas está o tão temido exame de direção, que possui o maior índice de reprovações em comparação ao teste teórico. E um dos maiores ‘vilões’, que prejudica muito o desempenho dos candidatos, é a ansiedade.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Na hora do exame, é muito comum que alunos bem preparados esqueçam de fazer alguma sinalização, não apresentem bom domínio do veículo ou cometam erros bobos devido, não à falta de conhecimento ou técnica, mas ao nervosismo. A pressão emocional do teste teórico é concreta e não deve ser minimizada.

VEJA TAMBÉM:

A ansiedade compromete diretamente competências essenciais avaliadas pelo Detran, como:

  • atenção aos detalhes;
  • rapidez na tomada de decisões;
  • coordenação motora fina;
  • capacidade de seguir orientações;
  • memorização de procedimentos.

A boa notícia é que existem métodos práticos e simples para manter a tranquilidade e a clareza mental antes da prova.

1. Respiração consciente e controlada

Quando uma pessoa está ansiosa, a tendência é que os batimentos cardíacos e a respiração acelerem, podendo até ficar ofegante e intensificar a sensação de perda de controle. Por isso, utilizar a respiração de maneira consciente pode mudar completamente o estado mental nos minutos que antecedem o exame.

Segundo o portal Drauzio Varella, aprender a respirar corretamente e usar técnicas simples ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade. A regra mais básica é prestar atenção em como o ar entra e sai do seu organismo, ele deve entrar pelo nariz e sair pela boca.

No momento de treinar a direção ou na hora da prova do Detran, caso esteja se sentindo ansioso e com a mente muito agitada, faça o seguinte procedimento:

  • Ajeite a postura e sente em posição ereta, pode ser no chão ou em uma cadeira;
  • Puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda.
  • Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica.
  • Repita 10 vezes.

A segunda estratégia também pode ser praticada diariamente, nos momentos de treino e antes do exame, para que você se habitue mais aos movimentos:

  • Sente-se com as costas eretas ou deite;
  • Coloque as mãos sobre a barriga;
  • Respire devagar, aumentando a barriga, contando até cinco;
  •  Dê uma pausa de dois segundos;
  •  Exale lentamente, contando até seis;
  • Pratique de 10 a 20 minutos.

Apesar da indicação ser para períodos menores, repetir esses ciclos por cerca de um minuto já contribui para diminuir os batimentos cardíacos e ativar o sistema nervoso responsável pela sensação de calma.

2. Visualize a situação da prova do Detran para reduzir o medo

Outra técnica que é amplamente utilizada por atletas de alto desempenho, que pode dar muito certo para candidatos à CNH é a visualização. Ao se imaginar realizando a prova com tranquilidade, o candidato diminui a sensação de ameaça e ativa uma memória emocional positiva.

Isso pode ser aplicado seguindo os passos:

  • Feche os olhos;
  • Imagine o dia do exame, desde o momento da chegada ao local da prova e pense nas suas ações de forma serena;
  • Visualize cada etapa: entrar no carro, ajustar o banco, ligar o motor, iniciar a baliza e seguir as orientações do examinador, focando na tranquilidade em cada passo;
  • Recrie mentalmente a sensação de controle, das mãos firmes, movimentos suaves e decisões seguras.

Esse exercício reduz o impacto do inesperado, um dos principais gatilhos da ansiedade, e te ajuda a se sentir mais preparado.

3. Ancoragem no presente

Muitos candidatos acabam sofrendo por antecipação e se desestabilizando, pois seu foco está nos cenários negativos, possibilidades de falha e consequências da reprovação. Esse tipo de pensamento alimenta a ansiedade.

Por isso, a técnica de ancoragem da atenção pode ser de grande ajuda para manter a mente no momento atual, evitando que o cérebro entre em um ciclo de preocupações. Para executar essa estratégia, o candidato deve:

  • Direcionar a atenção para um ponto específico: o contato das mãos com o volante, a pressão dos pés nos pedais ou o som da própria respiração;
  • Sempre que perceber a mente divagando para o medo do resultado, traga o foco de volta, conscientemente, para esse ponto.

Praticar essas três técnicas nos dias que antecedem o teste, especialmente enquanto aguarda ser chamado pelo examinador, permite ao aluno retomar o equilíbrio emocional e converter o medo em concentração.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário