Agora prova teórica para tirar CNH pode ser remota
Detran de Goiás apresenta sistema de aplicação remota da prova teórica de legislação de trânsito; Detran PB já utiliza e Detran MS estuda possibilidade
Detran de Goiás apresenta sistema de aplicação remota da prova teórica de legislação de trânsito; Detran PB já utiliza e Detran MS estuda possibilidade
No dia 10 de outubro, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran GO) apresentou uma novidade para modernizar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O órgão desenvolveu um sistema de aplicação remota para a prova teórica de legislação de trânsito.
Dessa forma, na prática, o candidato que está tirando sua habilitação faz a prova em um ambiente monitorado sem o acompanhamento físico de um examinador. A partir dessa mudança, o atendimento para o exame será ampliado nos 246 municípios goianos.
VEJA TAMBÉM:
Essa mudança reduz bastante o prazo de espera por bancas teóricas, que é um problema nas cidades de Goiás, já que uma média de três mil candidatos aguardam para fazer a prova. De acordo com o presidente do Detran GO, Delegado Waldir, depois de concluir o curso de legislação quem está tirando a CNH tem que aguardar cerca de 16 dias para fazer o exame, mas com essa novidade o objetivo é zerar a espera, realizando as provas de acordo com a demanda dos municípios.
O projeto-piloto já está funcionando na sede da autarquia em Goiânia com ambientes adaptados para o novo formato. A sala em que o exame será aplicado conta com baias, cada uma com um computador equipado com câmeras e detectores de movimento.
O candidato será monitorado por vídeo durante a prova e caso haja uma movimentação fora do padrão, será emitido um alerta para verificação. Se alguma irregularidade for detectada, a prova do candidato pode ser bloqueada.
Esse formato traz mais facilidade para aplicação, possibilitando que a prova seja realizada todos os dias com menos burocracia e espera. Para os municípios que não contarem com estrutura física, o Detran-GO vai adaptar dois ônibus salas, com 16 baias cada, que realizarão as bancas de forma itinerante.
Depois de concluir todos os ajustes, o projeto-piloto terá ampliação para a Região Metropolitana de Goiânia, que deve acontecer ainda neste mês. Já o prazo de implementação no interior vai demorar um pouco mais a depender das parcerias que o órgão irá firmar, mas a previsão é que seja possível aplicar os exames teóricos em prefeituras e unidades Vapt Vupts.
O sistema de aplicação remota da prova teórica da CNH já é utilizado na Paraíba desde 2022 e diferente do Detran de GO, o exame é aplicado direto nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). O estado foi o primeiro da região nordeste a utilizar essa modalidade.
Assim, há dois anos os candidatos que moram em municípios sem sede do Detran podem buscar autoescolas cadastradas e autorizadas pelo órgão de trânsito para realizar o exame de legislação, sem deslocamento entre cidades.
O acesso à prova acontece apenas com autenticação biométrica por reconhecimento facial do candidato. Não há possibilidade de interromper a aplicação, que só pode ser feita nas próprias autoescolas.
Em 2023, o Detran PB também promoveu uma fiscalização mais intensa nas provas remotas nos CFCs. Essas ações são feitas tanto à distância como nos locais para verificar o ambiente físico dessas unidades.
O Detran do Mato Grosso do Sul também deu início aos movimentos para realizar a aplicação do exame teórico de Legislação de Trânsito de forma remota no estado. Os estudos para viabilidade técnica para adesão e implantação do sistema começaram em março deste ano e ainda estão em andamento.
A proposta é similar a do Detran PB e prevê que a prova seja realizada nos CFCs onde o candidato iniciou o processo de emissão da CNH. Isso permite que o processo seja feito com mais agilidade, segurança e flexibilidade, já que muitos municípios de MS recebem a aplicação desse exame apenas uma vez ao mês.
Com o novo formato que credencia os CFCs para aplicação do exame, o cidadão poderá ter esse atendimento diariamente. A prova online utiliza biometria e sensor de movimento, que aponta se o aluno olha muito para cima ou para o lado, além de outros critérios para garantir que não haja nenhuma ajuda ou interferência de terceiros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |