Entre 2002 e 2015 as montadoras escolhiam sempre algum ator internacional e bonitão para os seus carros executivos
Nos últimos cinco anos várias marcas chinesas estrearam no Brasil. Uma semelhança entre elas é convidar celebridades, como atores, influenciadores e outros artistas para as campanhas de publicidade. É uma estratégia comum, até entre as marcas tradicionais. Durante os anos 2000 a bola da vez em nosso mercado eram os sedãs médios, toda marca queria ter um ou estava atualizando o seu. Uma coincidência desse período foi: usar galãs nacionais e internacionais para as campanhas publicitárias.
VEJA TAMBÉM:
Como o público desses carros são pessoas mais maduras e com carreira estabelecida, os galãs “conversam” mais com essas pessoas que artistas mais joviais. Vamos relembrar cinco sedãs médios que usaram essa estratégia.
O Toyota Corolla parece que foi o precursor dessa tendência. A nona geração do sedã foi um marco para esse segmento, a marca japonesa subiu o padrão de qualidade do modelo, melhorou o acabamento, trouxe um porte maior e estreou um moderno motor 1.8 de alumínio com comando variável VVTi.
Para marcar isso, chamou o ator Brad Pitt para estrelar a campanha publicitária global do Corolla. O carro foi um sucesso, se tornando líder do segmento, e essa campanha ficou marcada no imaginário popular, tanto que essa geração é apelidada com o nome do ator no Brasil.
Mas Brad Pitt não foi o único galã a estrelar as publicidades do Corolla de nona geração. Em 2007, quando veio o motor flex, a Toyota chamou o Brasileiro Rodrigo Santoro para as campanhas. Foi logo no final do ciclo do modelo e ele já era ofuscado pelo novo Civic, por isso é menos lembrado.




A geração seguinte do Toyota Corolla estreou com um comercial mais genérico, sem atores famosos. Seu face-lift, que veio em 2011 para a linha 2012, compensou isso trazendo dois galãs globais: Wagner Moura e Selton Mello.
Coincidentemente, ambos atores estrelaram filmes nacionais que foram indicados ao Oscar. Ainda Estou Aqui, com participação de Selton Mello, levou uma estatueta em 2025 e O Agente Secreto, de Wagner Moura, está cotado para concorrer em algumas categorias em 2026.
Outra coincidência é que ambos, assim como Rodrigo Santoro, já foram reconhecidos lá fora e estão participando de produções internacionais. Seria o Toyota Corolla o carro mais importante para o audiovisual brasileiro no século XXI?

Após a chegada do Honda Civic de oitava geração, em 2007, o Chevrolet Vectra ficou na terceira posição do segmento de sedãs médios. Na linha 2008 a marca passou a oferecer a versão topo de linha Elite com o motor 2.0 8 válvulas, já que o 2.4 16v assustava os clientes com o consumo altíssimo.
Para estrelar a campanha publicitária desse modelo a Chevrolet trouxe o galã Pierce Brosnan ao Brasil, famoso por ter feito o agente secreto James Bond nos anos 90. Na época esse papel já era de Daniel Craig, mas Brosnan ainda era muito associado ao personagem e estava na véspera da estreia do musical Mamma Mia!

Outro sedã que tentava ficar no pódio do segmento era o Citroën C4 Pallas, que se destacou pelo porte avantajado e pela tecnologia embarcada. O galã escolhido para sua publicidade foi o canadense Kiefer Sutherland, que estrelou a série 24 Horas.
Ele estava em alta no Brasil devido ao sucesso da série na TV aberta. A Rede Globo começou a passar 24 Horas em 2004. No ano de lançamento do C4 Pallas, 2007, a emissora transmitia a quinta temporada, considerada como a melhor do seriado.
No mesmo ano, o ator foi preso por dirigir embriagado pela quarta vez, ele foi solto após pagar fiança. Quando questionada sobre a polêmica, a Citroën respondeu que manteria a publicidade rodando até o final do ano conforme constava no contrato. Em meio a tantas tecnologias, o C4 Pallas não contava com um bafômetro.

A Ford chegou tarde para a festa, só foi colocar um galã na publicidade de seu sedã médio em 2015. Ela contratou Gerard Butler, famoso por ter feito Leônidas em 300 e que também estrelou Código de Conduta e Invasão à Casa Branca.
O comercial foi gravado no aeroporto Campo de Marte e o próprio ator acelerou o Ford Focus Fastback dentro de um hangar. Segundo a marca, essa foi sua maior campanha publicitária no Brasil até então.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|