[Vídeo] Nada de delicadeza: puxe o freio de mão com força!
"Quanto mais suavidade, tanto melhor para usar os comandos (do carro), com uma única exceção: o freio de mão, o freio de estacionamento"
"Quanto mais suavidade, tanto melhor para usar os comandos (do carro), com uma única exceção: o freio de mão, o freio de estacionamento"
Tudo que faz na vida deve ser com suavidade, com carinho. No trato com as pessoas, com os objetos, os equipamentos, com o automóvel, nos comandos. Quanto mais suavidade, tanto melhor para usar os comandos, com uma única exceção: o freio de mão, o freio de estacionamento!
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Exceção por que? Porque quando você chega, depois que andou algum tempo, encosta, estaciona o automóvel, você puxa o freio de mão com suavidade, com carinho, e não dá certo. Porque como os componentes do sistema de freio estavam aquecidos, dilatados, quando você puxa com suavidade, o freio para o carro, os componentes se ajustam uns com os outros e travam o carro.
Acontece que eles podem ir esfriando e vão perdendo as medidas que eles tinham quando estavam aquecidos. Eles encolhem, digamos assim. E se você puxar com suavidade a alavanca e o carro não estiver engrenado, ele até dispara ladeira abaixo.
Então, para evitar esse problema que pode ser caótico, pode ser desastroso, toda vez que você encostar o carro, puxe para valer a alavanca do freio de mão, do freio de estacionamento. Assim, você terá certeza de que o freio vai estar prendendo muito bem: aquecido ou depois desaquecido, o freio não vai deixar o carro descer sozinho ladeira abaixo.
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Concordo com a maioria… E isso que ninguém alertou que. se as rodas traseiras estiverem molhadas (chuva/lavagem, por ex) e, ao estacionar, principalmente se os freios estiverem quentes, existe grande possibilidade de “travarmos” as rodas traseiras se for freio a tambor, se forçarmos tanto o freio de estacionamento…
E para soltar, além de conhecer a “técnica” para fazê-lo, certamente iria assustar o dono pelo barulho ao descolar as lonas, isso claro, além de forçar o sistema de câmbio/motor…
Eu sempre puxo o necessário e se estiver numa ladeira costumo a engrenar o carro. Não puxo com muita força, porque como o colega comentou, vai surgindo folgas, não sei emnquê, porque não sou mecânico, mas já peguei carros de amigos que o freio estacionário já não tem mais eficácia, muito provavelmente pelo mal uso. Não é porque o pintor do meu carro manda eu passar coco na lataria porque conserva a tinta, que eu vou acreditar. Esses engenheiros estudam tanto pra depiis fazer recall nos componentes dos carros.
Teorias tem cada ideia ? seria bom se todos que fosse puxar o freio de mão conhecesse de mecânica, pois tudo tem seu limite, minha esposa quando pega o carro praticamente tenho que usar as duas ✋ pra poder liberar o freio de estacionamento de tão acionado q está, pois vc tem q ter noção do acionamento da alavanca pra não deixa o carro praticamente solto ou quase impossível de liberar, pois se vc ao acionar usar força excessiva vai ter que usar o dobro da força para liberar a lavanca ?
Dica furada. Uma das piores coisas que se pode fazer com a alavanca é exatamente isso: puxar até o talo. Com o tempo vai surgir folgas e você terá que ir no mecânica para ajustar. Puxe o necessário. Caso o carro tenha câmbio manual, deixe engatado em primeira ou marcha ré. Pronto.
E quanto só freio de mão elétrico? Como ele resolve isso?
Dá uma baita raiva quando o manobrista te devolve o carro com o freio de mão puxado até o teto e a transmissão em P, em um local de estacionamento plano. Mas, é aquela história, reclamar com manobrista te obriga a nunca mais voltar naquele lugar. Eu nunca reclamo, pelo contrário, procuro dar caixinha sempre que tenho nota de 5 no bolso. Se a pista é plana, basta puxar 3 ou 4 cliques no freio de mão e deixar o câmbio no N. Pronto. Ou, se for 100%, plano, basta colocar o câmbio em P e deixar o freio de mão baixado. Se o carro for mecânico, no plano é a mesma coisa, 3 ou 4 cliques e tá otimo. Eu pessoalmente nunca estaciono na rua e tenho garagem plana, então nem puxo o freio de mão, só coloco no P ou, no outro carro, deixo desengatado mesmo.
Exatamente. Tem gente que acha que precisar deixar a alavanca quase em ereção para imobilizar o carro, sendo que fazendo isso vai criar folgas.
Dá uma p*** raiva quando o manobrista te devolve o carro com o freio de mão puxado até o teto e a transmissão em P, em um local de estacionamento plano. Mas, é aquela história, reclamar com manobrista te obriga a nunca mais voltar naquele lugar. Eu nunca reclamo, pelo contrário, procuro dar caixinha sempre que tenho nota de 5 no bolso. Se a pista é plana, basta puxar 3 ou 4 cliques no freio de mão e deixar o câmbio no N. Pronto. Ou, se for 100%, plano, basta colocar o câmbio em P e deixar o freio de mão baixado. Se o carro for mecânico, no plano é a mesma coisa, 3 ou 4 cliques e tá otimo. Eu pessoalmente nunca estaciono na rua e tenho garagem plana, então nem puxo o freio de mão, só coloco no P ou, no outro carro, deixo desengatado mesmo.
1. Veículos leves com tecnologia moderna já possuem freio de estacionamento com acionamento elétrico, através de um botão. Alguns são até acionados automaticamente ao se estacionar o veículo.
2. O texto fala sobre o carro “descendo sozinho a ladeira”. Para evitar isso, favor aprender sobre o posicionamento das rodas dianteiras em relação ao posicionamento em aclive ou declive quando for estacionar.
Conclusão: artigo inútil publicado.
Errado meu bom, não precisa disso com certeza, se um homem puxar o freio de mão com toda força, quando a mulher for dirigir não consegue abaixar o freio, basta puxar o necessário.
Não precisa dessa força toda não. Até estraga a regulagem. Ja acontecu comigo, Meu marido vai dirigir meu carro e puxa até al encima, aí quando vou dirigir, quase não consigo soltar, tenho q literalemnte dar um murro nele pra soltar..aff. estraga tudo. Sempre puxo normal e deixo engatado em primeira marcha e NUNCA ACONTECEU DE DESCER EM LADEIRAS MAIS INGRIMES,. Só desce se tiver mal regulado.
Boris ainda está no “tempo”em que tirou carteira…e ficou por lá. Desde que se tornou “youtuber”, virou uma “ótima” fonte de desinformação automobilística. Precisa, urgentemente que lhe doem uma daquelas cadeirinhas motorizadas de shopping…compatíveis com sua atual “velocidade tecnológica”.
Assino embaixo.
Mais uma polêmica desnecessária do Boris, o freio de mão não precisa ser puxado como se fosse varar o teto como os manobristas fazem e detonam a regulagem dos cabos, pode ser suave com o botão da trava pressionado, porém até atingir o ponto de resistência máxima, além daí é estupidez.
Não, voce nao deve se expressar dessa forma. Todo material tem seu ponto de fadiga, que vai depender claro de suas características de composição, dureza, etc.
Voce deve dizer que o acionamento do freio de mao deve ser feito de modo que o cabo fique bem tensionado, justo, e não que tenha que ser puxado com força total do motorista. Se fosse assim um lutador de UFC, ou um praticante de halteres, poderia arrancar a alavanca do freio de mão com cabo e tudo. Na vida, equilíbrio é tudo sempre. Abraço Boris.
Perfeita colocação. Essa eu acho que o Boris foi infeliz na orientação. Se o carro precisar puxar o freio de mão com toda essa força recomendada para ficar imóvel, sinal que o sistema está com algum problema, muitas vezes uma ida ao mecânico para regular já resolve.
Concordo, já cansei de levar meu carro pra regular o feio de estacionamento porque manobristas sem noção puxavam a alavanca até quase a altura da cabeça.