Trevo envenenado: Quadrifoglio da Alfa Romeo completa 100 anos
Trevo de quatro folhas foi utilizado pela primeira vez em 15 de abril de 1923 na corrida de Targa Florio e se tornou o distintivo de alta performance da marca
Trevo de quatro folhas foi utilizado pela primeira vez em 15 de abril de 1923 na corrida de Targa Florio e se tornou o distintivo de alta performance da marca
Divisões de alta performance figuram em diversas marcas, principalmente nas europeias, mas americanos e japoneses também se deleitam com o veneno dos motores. Audi RS, BMW M, Mercedes-AMG, Volvo Polestar, Cadillac V, Nissan Nismo e Dodge SRT são algumas dessas linhagens especiais. Mas nenhuma se compara ao Quadrifoglio, o trevo de quatro folhas da Alfa Romeo.
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O trevo foi estampado pela primeira vez numa Alfa RL Targa Florio, que correria a corrida que batizava o biposto vermelho, em 15 de abril de 1923. E o trevo trouxe sorte para o piloto Ugo Sivocci. O italiano conquistou a prova daquele ano, com tempo de 7h18m00s, após vencer os 432 km das vias montanhosas da Sicília.
De lá para cá, a folhinha verde se tornou o distintivo dos modelos de alta performance da marca milanesa. E para marcar o centenário, a marca acaba de lançar a edição Quadrifoglio 100th Anniversario da atual geração da Giulia. A versão é equipada com motor V6 biturbo 2.9 de 520 cv.
E como o trevo é sinal de performance, listamos 5 modelos que tiveram o trevo da sorte estampado em suas carrocerias ao longo de um século.
Guilia é um nome poderoso dentro da Alfa Romeo e batizou vários modelos, inclusive o atual sedã da marca. Mas um dos modelos mais icônicos da marca do Scudetto, foi a Giulia dos anos 1960.
Entre as diversas versões oferecidas deste cupê, a Sprint GTA é uma das mais famosas. Apesar de não ter o Quadrifoglio no nome, trazia a folhinha verde na lataria.
Desenvolvida para pistas, esse carro trazia painéis dos para-lamas em alumínio, transmissão com liga de magnésio e motor 1.6 de 113 cv, que eram mais que suficiente para seus impressionantes 800 kg.
Com apenas 18 unidades construídas, o 33 Stradale foi um dos primeiros supercarros de rua da história. Esse superesportivo tinha como base o Tipo 33 de corridas e era equipado com motor V8 2.0 de 230 cv e 20,6 kgfm de torque, acoplado a uma caixa manual de seis marchas.
Com apenas 700 kg e uma silhueta esguia, acelera de 0 a 100 km/h abaixo dos 6,0 segundos e atingia máxima de 260 km/h. Alguns exemplares saíram de fábrica com o quadrifoglio estampado no para-lamas dianteiro.
A Alfasud foi cupê duas portas que ficou em linha entre 1976 e 1989. Com estilo arrojado e concorria no segmento de compactos e trazia um peculiar motor boxer de 4 cilindros.
Apesar de ser um modelo generalista, o Alfasud Sprint ganhou versões esportivas, entre elas a Quadrifoglio Verde, com motores 1.5 e 1.7 de 105 cv e 118 cv, respectivamente. A versão mais potente era capaz de acelerar até 196 km/h, um número fantástico para um compacto mundano dos anos 1980.
A Alfa 75 é um dos modelos mais queridos da marca italiana. Um sedã com tração traseira e comportamento dinâmico orgulham os alfistas mais ferrenhos.
Entre as várias versões produzidas, o destaque fica por conta da Quadrifoglio Verde V6 3.0 de 192 cv e 25 kgfm de torque. A versão teve apenas 6,7 mil unidades produzidas. Um ícone.
Quando se fala da Alfa Romeo mais poderosa de todos os tempos, esqueça a 8C Competizione ou qualquer outra que não seja a bestial 155 V6 TI.
Esse monstro foi desenvolvido para disputar a temporada de 1993 do Deutsche Tourenwagen Meisterschaft (DTM), mais conhecido como campeonato alemão de turismo.
Da 155 de rua, esse carro tinha apenas a aparência, pois a carroceria era uma bolha montada sobre um chassi tubular. Seu motor era uma aberração descunal. Tratava-se de um V6 2.5 (com aspiração natural) que extraia absurdos 426 cv a 11.500 rpm.
A equipe Alfa Corse inscreveu dois carros para a temporada de 1993. Nicola Larini dominou a temporada e venceu 10 das 20 baterias do calendário.
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Tenho um 98 , protetor de restauração em andamento do ainda , mas os recursos estão apertados kkkk, mas vai sai ainda se Deus quiser.o meu e um 145.