Trevo envenenado: Quadrifoglio da Alfa Romeo completa 100 anos

Trevo de quatro folhas foi utilizado pela primeira vez em 15 de abril de 1923 na corrida de Targa Florio e se tornou o distintivo de alta performance da marca

quadrifoglio alfa romeo giulia 2023 aniversario
Trevo de quatro folhas da Alfa tem dado sorte há 100 anos (Fotos: Alfa Romeo | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 15/04/2023 às 13h03

Divisões de alta performance figuram em diversas marcas, principalmente nas europeias, mas americanos e japoneses também se deleitam com o veneno dos motores. Audi RS, BMW M, Mercedes-AMG, Volvo Polestar, Cadillac V, Nissan Nismo e Dodge SRT são algumas dessas linhagens especiais. Mas nenhuma se compara ao Quadrifoglio, o trevo de quatro folhas da Alfa Romeo.

VEJA TAMBÉM:

O trevo foi estampado pela primeira vez numa Alfa RL Targa Florio, que correria a corrida que batizava o biposto vermelho, em 15 de abril de 1923. E o trevo trouxe sorte para  o piloto Ugo Sivocci. O italiano conquistou a prova daquele ano, com tempo de 7h18m00s, após vencer os 432 km das vias montanhosas da Sicília.

alfa romeo giulia quadrifoglio aniversario verde frente e lateral 2023
Alfa Romeo Giulia ganhou uma edição especial para celebrar o Quadrifoglio; modelo já conta com versão do trevo para referenciar o V6 biturbo de 520 cv

De lá para cá, a folhinha verde se tornou o distintivo dos modelos de alta performance da marca milanesa. E para marcar o centenário, a marca acaba de lançar a edição Quadrifoglio 100th Anniversario da atual geração da Giulia. A versão é equipada com motor V6 biturbo 2.9 de 520 cv.

E como o trevo é sinal de performance, listamos 5 modelos que tiveram o trevo da sorte estampado em suas carrocerias ao longo de um século.

Giulia Sprint GTA Quadrifoglio (1965)

alfa romeo giulia sprint gta quadrifoglio vermelha lateral 1965
Giulia cupê fez sucesso nos anos 1960 devido seu baixo peso e comportamento dinâmico excepcional

Guilia é um nome poderoso dentro da Alfa Romeo e batizou vários modelos, inclusive o atual sedã da marca. Mas um dos modelos mais icônicos da marca do Scudetto, foi a Giulia dos anos 1960.

Entre as diversas versões oferecidas deste cupê, a Sprint GTA é uma das mais famosas. Apesar de não ter o Quadrifoglio no nome, trazia a folhinha verde na lataria.

Desenvolvida para pistas, esse carro trazia painéis dos para-lamas em alumínio, transmissão com liga de magnésio e motor 1.6 de 113 cv, que eram mais que suficiente para seus impressionantes 800 kg.

33 Stradale (1967)

alfa romeo 33 stradale veremelho 1965 frente e lateral
Um dos primeiros supercarros da história, o 33 Stradale era derivado de um carro de corridas e tinha o trevo estampado na lataria

Com apenas 18 unidades construídas, o 33 Stradale foi um dos primeiros supercarros de rua da história. Esse superesportivo tinha como base o Tipo 33 de corridas e era equipado com motor V8 2.0 de 230 cv e 20,6 kgfm de torque, acoplado a uma caixa manual de seis marchas.

Com apenas 700 kg e uma silhueta esguia, acelera de 0 a 100 km/h abaixo dos 6,0 segundos e atingia máxima de 260 km/h. Alguns exemplares saíram de fábrica com o quadrifoglio estampado no para-lamas dianteiro.

Alfasud Sprint Quadrifoglio Verde (1983)

alfa romeo alfasud sprint quadrifoglio preto lateral 1985
O Quadrifoglio não era exclusividade de modelos de tiragem limitada, mas até mesmo de compactos mundanos como o Alfasud

A Alfasud foi cupê duas portas que ficou em linha entre 1976 e 1989. Com estilo arrojado e concorria no segmento de compactos e trazia um peculiar motor boxer de 4 cilindros.

Apesar de ser um modelo generalista, o Alfasud Sprint ganhou versões esportivas, entre elas a Quadrifoglio Verde, com motores 1.5 e 1.7 de 105 cv e 118 cv, respectivamente. A versão mais potente era capaz de acelerar até 196 km/h, um número fantástico para um compacto mundano dos anos 1980.

75 Quadrifoglio Verde (1990)

alfa romeo 75 quadrifoglio v6 frente lateral vermelho 1990
A Alfa 75 é um dos carros mais queridos da marca italiana, principalmente na versão que levava o trevo e um V6 sob o capô

A Alfa 75 é um dos modelos mais queridos da marca italiana. Um sedã com tração traseira e comportamento dinâmico orgulham os alfistas mais ferrenhos.

Entre as várias versões produzidas, o destaque fica por conta da Quadrifoglio Verde V6 3.0 de 192 cv e 25 kgfm de torque. A versão teve apenas 6,7 mil unidades produzidas. Um ícone.

155 V6 TI (1993)

alfa romeo v6 ti dtm frente lateral em movimento 1993 vermelho alfa corsa
O monstro italiano dominou a temporada 1993 do DTM

Quando se fala da Alfa Romeo mais poderosa de todos os tempos, esqueça a 8C Competizione ou qualquer outra que não seja a bestial 155 V6 TI.

Esse monstro foi desenvolvido para disputar a temporada de 1993 do Deutsche Tourenwagen Meisterschaft (DTM), mais conhecido como campeonato alemão de turismo.

Da 155 de rua, esse carro tinha apenas a aparência, pois a carroceria era uma bolha montada sobre um chassi tubular. Seu motor era uma aberração descunal. Tratava-se de um V6 2.5 (com aspiração natural) que extraia absurdos 426 cv a 11.500 rpm.

A equipe Alfa Corse inscreveu dois carros para a temporada de 1993. Nicola Larini dominou a temporada e venceu 10 das 20 baterias do calendário.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo auto elétrica 16 de setembro de 2023

Tenho um 98 , protetor de restauração em andamento do ainda , mas os recursos estão apertados kkkk, mas vai sai ainda se Deus quiser.o meu e um 145.

Avatar
Deixe um comentário