A demanda por esse serviço está crescendo no Brasil, a ponto de muitas montadoras já oferecer certificação para não perder a garantia
Moradores de grandes centros urbanos e donos de veículos premium já consideram a blindagem como algo obrigatório no carro. Mas quanto custa instalar essa proteção?
O Brasil é hoje o país com a maior frota de carros blindados no mundo. Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o ano de 2024 registrou um recorde de emplacamentos com 34.402, 17,5% a mais que em 2023.
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Desse montante, 29 mil foram apenas no estado de São Paulo. O segundo colocado, que é o Rio de Janeiro, ficou com 2.669 veículos blindados em 2024. O motivador disso é o aumento da violência, principalmente em roubos e furtos.
No Brasil são permitidos três níveis diferentes de blindagens para o uso civil. Um nível mais pesado só é permitido com autorização do exército, já os níveis IV e V são proibidos para o uso civil.
O valor da blindagem depende do nível escolhido e também do veículo. Para o nível I-A o valor ronda entre R$ 50 e R$ 60 mil. O nível mais comum no Brasil é a III-A, que pode chegar a R$ 100 mil.
O valor pode ficar mais caro dependendo dos extras escolhidos pelo comprador. Algumas empresas oferecem uma blindagem mais moderna (e cara) que pesa menos, o que prejudica menos o desempenho do veículo.
Uma opção interessante no mercado de carros novos é a blindagem certificada pela montadora. As principais marcas instaladas no Brasil oferecem esse serviço, onde o cliente pode pedir a proteção no ato da compra.
Nesse caso, a blindagem é feita por uma empresa terceirizada certificada. A garantia original do veículo é mantida. Algumas marcas, como a Toyota, permitem realizar esse serviço certificado em usados mediante a uma avaliação prévia.
Algumas marcas premium, como a Audi, a Mercedes-Benz e a BMW já ofereceram carros blindados de fábrica. Atualmente essa opção não existe mais, apesar da demanda ser maior que nunca.
O preço de comprar um carro blindado novo é alto e o comprador terá que lidar com uma desvalorização acima da média. Isso faz o usado parecer atraente, mas vale a pena?
A blindagem exige manutenção a longo prazo. Com o tempo, os vidros podem delaminar, nome dado para as bolhas de ar entre as camadas. Quando isso ocorre, é preciso trocá-los.
O mais recomendado é comprar um carro seminovo blindado, caso queira economizar. De preferência com o serviço certificado pela montadora. Isso dará a tranquilidade de ainda ter a cobertura da garantia.
Carros mais antigos, com mais de 15 anos, terão blindagens mais pesadas e riscos maiores de delaminação no vidro. Eles também terão desgaste maior em peças mecânicas, pois o peso exige mais do motor, câmbio e suspensão.
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