Quanto custam os 10 caminhões mais vendidos no Brasil? Veja os preços
Pesados podem ter valores superiores aos de carros esportivos importados: conheça os preços dos queridinhos do mercado
Pesados podem ter valores superiores aos de carros esportivos importados: conheça os preços dos queridinhos do mercado
O mercado de caminhões, em especial, de pesados, tem crescido em 2021 mesmo diante da pandemia, isso devido a maior necessidade de transporte como também o aumento das vendas online. Não é nenhuma novidade ou segredo que os caminhões estão cada vez mais modernos e confortáveis e, claro, isso tudo isso reflete nos preços, que podem ser muito mais caros que alguns imaginam.
Em alguns casos, os preços dos caminhões podem superar os de carros de luxo ou superesportivos.
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Vamos então conferir os 10 caminhões da categoria Pesados mais vendidos nesses 5 meses de 2021 (janeiro a maio) como também os preços deles na tabela Fipe*
Mas antes de entrarmos em nossa lista, aqui vai uma pequena explicação. Alguns modelos listados aqui podem ter até quatro configurações diferentes de chassi, sendo 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e por fim 8×4 e essas diferenças são:
Visualmente, essa diferença seria assim:
O Volvo FH 540 segue como líder da categoria de pesados e é a melhor escolha para aplicações de bi-trens e rodotrem de 9 eixos e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de até 74 toneladas. O modelo é disponibilizado no mercado com 3 cabines: teto baixo, Globetrotter e Globetrotter XL.
Modelo | Preço médio |
---|---|
Volvo FH 540 4×2 | R$ 581.978 |
Volvo FH 540 Globetrotter 4×2 | R$ 595.784 |
Volvo FH 540 6×2 | R$ 610.150 |
Volvo FH 540 Globetrotter 6×2 | R$ 633.254 |
Volvo FH 540 6×4 | R$ 679.745 |
Volvo FH 540 Globetrotter 6×4 | R$ 686.833 |
Volvo FH 540 8×2 | R$ 678.666 |
Volvo FH 540 Globetrotter 8×2 | R$ 679.695 |
Volvo FH 540 8×4 | R$ 715.600 |
Volvo FH 540 Globetrotter 8×4 | R$ 741.525 |
O caminhão mais vendido da Scania, o R450 fez sua estreia no mercado em 2019 junto a nova geração de caminhões chamada NTG no qual substituiu a série chamada PGR. Dentro os diferenciais do modelo está a sua tecnologia embarcada além da personalização do interior e o seu conforto.
O modelo é disponível com três opções de cabines, porém na tabela FIPE não menciona os preços para os caminhões com cabines Highline, da série NTG.
Modelo | Preço médio |
---|---|
Scania R450 A 4×2 | R$ 592.854 |
Scania R450 A 6×2 | R$ 603.980 |
Scania R450 A 6×4 | R$ 638.200 |
Scania R450 A 8×2 | R$ 694.350 |
Scania R450 B 8×2 | R$ 672.525 |
Aqui vale uma breve explicação. Os modelos DAF XF que são de 480 cavalos e 530 cavalos – ou seja, DAF XF 480 e DAF XF 530 – aparecem apenas como DAF XF no relatório da Fenabrave. Quando questionei, no passado, tanto a montadora quanto a Fenabrave, as respostas foram ambíguas. A DAF falou que envia os dados em separado, já a Fenabrave respondeu que apenas publica como os modelos da DAF aparecem no site da montadora.
Dando continuidade, a DAF apresentou no Brasil a nova geração do XF em 2020, sendo o modelo mais alto da gama o modelo de 530 cavalos. O grande destaque do modelo fica com a sua cabine chamada de Super Space Cab que tem 2.10 metros de altura interna.
Na parte mecânica, o modelo é equipado com motor PACCAR MX13, motor esse que também é ofertado para os modelos americanos Kenworth e Peterbilt: essas marcas fazem parte do Grupo Paccar, dona da DAF.
Modelo | Preço médio |
---|---|
DAF XF FT 530 4×2 Space Cab | R$ 576.178 |
DAF XF FT 530 4×2 Super Space Cab | R$ 598.464 |
DAF XF FTS 530 6×2 Super Cab | R$ 620.250 |
DAF XF FTS 530 6×2 Super Space Cab | R$ 641.107 |
DAF XF FTT 530 6×4 Space Cab | R$ 653.535 |
DAF XF FTT 530 6×4 Super Space Cab | R$ 669.045 |
O segundo modelo bem sucedido na categoria de pesados da Volvo é o modelo de 460 cavalos. Ideal para aplicações com carretas de 3 eixos sendo essas normais ou vanderleias além de bi-trem 7 eixos e rodotrem 9 eixos curtos, o FH 460 também é ofertado com as cabines teto baixo, Globetrotter e Globetrotter XL.
Modelo | Preço médio |
---|---|
Volvo FH 460 4×2 | R$ 570.725 |
Volvo FH 460 Globetrotter 4×2 | R$ 579.925 |
Volvo FH 460 6×2 | R$ 602.950 |
Volvo FH 460 Globetrotter 6×2 | R$ 616.400 |
Volvo FH 460 6×4 | R$ 661.254 |
Volvo FH 460 Globetrotter 6×4 | R$ 678.855 |
Volvo FH 460 8×2 | R$ 661.075 |
Volvo FH 460 Globetrotter 8×2 | R$ 678.375 |
Apresentado em 2019 e com vendas para 2020, o Novo Mercedes Actros chegou ao mercado brasileiro como o primeiro caminhão a ter painel 100% digital além da sua versão MirrorCan. A versão em questão, a 2651, conta com motor MB OM 460 LA de 13 litros e 510 cavalos e 2.400 Nm de torque (245 mkgf).
Diferente dos caminhões apresentados dessa lista até o momento, o Actros 2651 é ofertado em uma única configuração, sendo 6×4, em duas versões, pelos seguintes preços:
Modelo | Preço médio |
---|---|
Mercedes-Benz Actros 2651 MP5 S 6×4 | R$ 714.285 |
Mercedes-Benz Actros 2651 MP5 LS 6×4 | R$ 735.600 |
O motor de 540 cavalos foi apresentado pela Scania em agosto de 2018 no Brasil e dias depois para o mercado europeu. O motor além de ser um dos primeiros da montadora a passar dos 500 cavalos sem ser V8, tem como objetivo atender a aplicação de bi-trem e rodotrem 9 eixos, além de fazer concorrência direta com o Volvo FH 540, que é líder na categoria pesado.
Ainda vale lembrar que o motor é disponível para as séries P XT (versão Off-road), G XT (versão Off-road), R, R XT (versão Off-road) e S.
Modelo | Preço médio |
---|---|
Scania R540 A 4×2 | R$ 629.200 |
Scania R540 A 6×2 | R$ 647.626 |
Scania R540 A 6×4 | R$ 677.693 |
Lançando junto a nova geração em 2018, o Scania R500 chegou para brigar com modelos como o Actros 2651 e FH 500, por exemplo. Assim como os outros modelos da Scania citado, o R500 também está disponível em diferentes configurações de chassi, sendo de 4×2 a 8×2.
Modelo | Preço médio |
---|---|
Scania R500 A 4×2 | R$ 595.306 |
Scania R500 A 6×2 | R$ 629.986 |
Scania R500 A 6×4 | R$ 661.106 |
Scania R500 B 6×4 | R$ 687.120 |
Scania R500 A 8×2 | R$ 728.386 |
Lançando no Brasil em 2005, o Mercedes-Benz Axor pode ser considerado um caminhão pesado de entrada da montadora, mas ainda sim é um excelente caminhão para diferentes tipos de serviços e o seu sucesso no mercado.
Em 2017 o modelo até mesmo recebeu uma atualização na cabine no qual reduzia o tamanho do túnel do motor, fazendo com que a cabine ganhasse alguns centímetros do piso ao teto.
O Axor 2544 é equipado com motor MB OM 457 de 12 litros e 439 cavalos. 2.200 Nm de torque (224 mkgf) e disponível em duas cabines, teto baixo e teto alto.
Modelo | Preço médio |
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Mercedes-Benz Axor 2544 S/LS 6×2 | R$ 516.667 |
O Meteor, modelo que foi apresentado em setembro de 2020 e surpreendente, já tem o seu lugar entre os 10 mais vendidos. Com motor MAN D2676 LF75 de 520 cavalos e 2.500 Nm de torque, o modelo 29.520 é ofertado exclusivamente na versão 6×4 e com duas opções de tetos, sendo teto baixo e alto.
Modelo | Preço médio |
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Volkswagen Meteor 29.520 6×4 | R$ 660.400 |
Por fim, chegamos ao último colocado da lista, o Axor 3344. Considerado pau para toda obra, o modelo fora de estrada ou Off-road é equipado com MB OM 457 LA de 12 litros e 439 cavalos e 2.200 Nm de torque. Pode ser encontrado em três versões diferentes, sendo cavalo trator, chassi longo e basculante, ideal para operações em mineração.
Modelo | Preço médio |
---|---|
Mercedes-Benz Axor 3344 S 6×4 | R$ 590.666 |
Mercedes-Benz Axor 3344 K 6×4 | R$ 591.988 |
*Vale lembrar que nos preços de caminhões zero-quilômetro, podem ocorrer diferenças dependendo da região da compra, do tipo de negociação e também da configurações em especial.
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Pelo custo benefício eu iria de daf 530 6×4
Boa noite gostaria de saber por que os Iveco s Hi-way e Hi – Road não aparece nas pesquisas de caminhões mais vendidos que eu estava vendo no site da concessionária Carboni Iveco
E que eles comemoram a venda de mais 1000 unidades do Iveco Hi-Road
Muito boa reportagem sempre gostei da volvo e é a mais vendida parabéns.
Bom dia, vou comprar um desses cavalos só pra passear, desfilar nas ruas de sp.
lindo caminhão sonho d qualquer autônomo,no Brasil são 2 bilhões para mais d caminhão, metade são autônomos,olhar um caminhão deste e um sonho para todos autônomos ou até para quem não tem caminhão,mais a realidade d transporte no Brasil hj e outra ficar dois dias em uma fila para carregar,como pagar um caminhão deste,transporte n Brasil cada dia defasa mais,são muitas desunião, as próprias transportadora defasa o frete,um amigo meu trabalha em uma transportadora muita fomosa n Brasil,disse ele para mim as transportadoras q trabalha na mesma região fazem reunião,marca um preço × para tirar a carga d armazém só que a transportadora que fizer mais barato fãs a tirada d carga, ai meu amigos como e Brasil reunião que fizeram fico só lá na quela hr…….
Parabéns pela reportagem, texto claro e bem didático. Senti falta da Iveco que sem dúvida está entre os mais vendidos também.
Onde estão os Caminhões da IVECO,este artigo esta incompleto com certeza!!!!!
Com toda certeza,tem algo de errado, que volvo é o mais vendido isso é fato só olhar na pista, mas iveco não aparecer nesta lista onde até vw q não fabrica mais cavalo e Mercedes uns dos últimos a serem escolhidos por fator custo de manutenção é no mínimo discurso de ocasião
Na minha ignorância acredito que hoje o concorrente direto da Scania seria a iveco que nos dias atuais em situações extremas se sai melhor ate q o líder de vendas volvo
A DAF ganhou muito mercado mas falar que vende mais caminhões que a iveco…
O fato é, vá a qualquer beira de BR e análise o trânsito de pesados
Contra fatos não a argumentos
Talvez o responsável da matéria tenha pesquisado números fornecidos por alguém ou alguns mas a realidade e outra e fica difícil levar a sério esta matéria
Concordo plenamente com você Eduardo. Acho até que é matéria encomendada, será? Aqui na terra verde e amarela, em negócios, é tudo sempre escuro ou cinza…
Sem sombra de dúvida,não poderia faltar nessa lista de 10 caminhões + vendidos no Brasil o iveco(hi-way),também conhecido no meio da turma do trecho como(traveco)que na minha humilde opinião,ficaria em um terceiro lugar na lista dos 10,abaixo da Scania e do volvo,já trabalhei com o mesmo e recomendo,um bom caminhão extra pesado!
Vrdd faltou o iveco
A reportagem mostra apenas os 10 modelos PESADOS mais vendidos, no qual a Iveco não chega a ter números para entrar no Top 10 da lista da Fenabrave. Abraços
Pode falar um pouco sobre os motores Detroit depois de comprados pela Mercedes ? Continuam 2T ? Estão equipando algum veiculo ? E aquela que não pode faltar: continuam com o mesmo ronco?
Boa noite muito importante essas informações dos preços dos caminhões quem sabe eu compro um Scania ou um volvofh parabéns a quem colocou e essas informações
Eu posso estar te ajudando na compra desse caminhão, amigo. Se te interessa, esse é meu contato (081)9.9634-0564
Forte abraço!
Isso e um absurdo!!!.
Mas , oque se esperar de um governo que não explorar outros meios de transporte de carga que sucateo as ferrovias em detrimento do transporte por rodovias, mal conservadas e o mal aproveitamento do transporte fluvial.
E só ,para poucos.
Isso e BRASIL.
Essa sua colocações é perfeita p governos anteriores, só se informar , oq está sendo feito no setor de transporte rodoviário, ferroviário e fluvial, um avanço enorme , além de concluir várias obras paradas,de governos q só usou p desvio de dinheiro público
Vc tem que ver o que esse governo atual vai fazer com os pedágio do Paraná… aqui já é o mais caro do Brasil com o bozo vai subir ainda mais e por 30 anos…eai?
o melhor caminhao no brasil eo dafmelhor em tudo vc desce serra tranquilo
Eu quando morava na fazenda, passava uma carreata de caminhões que transportava bois, era um espetáculo, qualquer desses cavalos mecânicos com uma gaiola de dois pisos para transportar os bois nesse mundão de meu Deus. Saudades ?
Boa tarde! tudo bem eu já em uma transportadora e tenho muita saudade eu vejo quê mudou muito isto é pra melhor há quê saudade at.
Os caminhões estão cada vez mais lindos e tecnológicos. Porém os valores exorbitantes e nesse país com tanto desrespeito ao trabalhador fica inviável arriscar. Os preços dos combustíveis e pedágios vão na contramão dos valores dos fretes.
Infelizmente não dá…
Infelizmente uma máquina dessas só pra grandes empresas, os autônomos não tem chance.
Porém são o máximo.
Sempre gostei de caminhão,ja fui ajudante de motorista e fazia entregas na grande São Paulo. Ha fui motorista de App.mas sou apaixonado por caminhões de qualquer marca.Não sei se vou falar besteira,mas gostaria de encontrar uma concessionária,ou um filho de Deus que me desse um de presente pra mim trabalhar e poder cuidar de minha família,ficaria muito grato.
Infelizmente no Brasil as coisas não funcionam para os honestos, vi uma matéria onde o BNDES , contemplou o sol Batista em 200 caminhões completos e estão se perdendo no Mato Grosso ou seja ele não pagou e ficou por isso os demais caminhoneiros pagando essa conta.
O BNDES está a desenvolvimento dos ricos, mas as pequenas empresas mei estartapes ficam a ver navios
OLHA PODEMOS ACOMPANHAR NAS RODOVIAS A CONTIDADE de DARF , nas , RODOVIA , PARTICULAMENTE , eu ACHEI O CAVALO DARF , CHIQUE DEMAIS e BOM de MEDIA , eu RODO EM UM IVECO 480CAVALO RODOTREM ,JA TRABALHEI VOLVO 540 e SCANIA 500 , HOJE TO AQUARDANO OS DARF ZERO QUE TA CHEGANDO NA EMPRESA QUE TRABALHO , PRO RODOTREM , TO ANSIOSO , sou CARRETEIRO EVERALDO .
Cade os trucadinho na minha opinião são os melhores kkk
Só dá pra transportadora, autônomo só sonha, Deus me livre dessa aventura kkkkk
Para os autônomo que estão querendo começar seu próprio negócio vendo esses preços tem que sonhar é com a 1634 mesmo…
Boa noite é uma pena que o motorista trabalha até aposentar e nunca vai conseguir ter uma máquina dessas volvo e a gota d’água que faltava no trasporte tive a chance de trabalhar com um FH 540 2017 foi o melhor caminhão que já trabalhei em 30 anos
Somente para complementar e não dizer que o governo nunca fez nada pela.categoria dos autônomos, em 06/06/2006 o Ex-Presidente Lula, lançou na sede do BNDES, no Rodo de Janeiro, o Programa Pro Caminhoneiro, programa destinou R$ 1 bilhão em duas etapas para autônomos trocarem de caminhão e ajudar na renovação da frota nacional, mas o próprio Ex-presidente disse que os autônomos teriam muita dificuldades em conseguir se beneficiar do programa, pois os poderosos, bancos, federação do fabricantes de caminhões, financeiras e até mesmo o próprio BNES dificultaria o acesso ao crédito.
Com o passar dos tempos isso foi ficando evidente e nem 20% dos recursos foram utilizados. Então o BNDES resolveu ajustar o programa permitindo e estendendo os recursos para empresas dos setor.de transportes, pois essas sim teriam o apoio dos bancos, montadoras, sindicatos e federações.
Na minha opinião quem carrega o Brasil nas costas,.que são os autônomos deveriam parar, não fazer uma greve como em 2018, mas guardar seu caminhão e ver se o gigantes dos transportes e as montadoras exploradoras dartao conta de manter o Brasil em movimento Logístico.
Bom dia a todos!
Parabéns pela repostagem, muito esclarecedora quanto ao custo de um caminhão desse porte no Brasil.
Concordo com o amigo que comentou que esses equipamentos não estão ao alcance dos autônomos, mas dos grandes frotistas que dominam o transporte de cargas no Brasil e que na forma de quartel ditam as regras dos fretes.
Também concordo com outro comentário que fala da realidade dos preços praticados, pois em orçamento para fins de projeto Logístico, me ofereceram o modelo líder em vendas por R$ 765 mil, o que acho um absurdo. Enquanto nos EUA o modelo mais avançado da mesma marca líder em nosso país, custa cerca de R$715 mil, com muito mais tecnologia, potência, e mais durabilidade nós ficamos com a o que já se tornou obsoleto lá fora e pagando mais caro.
Até os anos de 2000 a 2015, o sonho das montadoras brasileiras era vender seus produtos topo linha a pelo menos U$ 100 mil dólares, hoje vendem com até 50% a mais e não se dão por satisfeitas, reajustam suas tabelas quase que trimestralmente. Dessa forma como a frota brasileira terá sua idade média reduzida para 10 anos?
Temos um governo que trabalha para os gigantes, os quais ditam as regras do nosso mercado e a maioria que são os autônomos, ficam com as sobras desgastadas que os gigantes mesmos revendem quando não lhes servem mais.
Bom domingo a todos e pensem antes se vale apena comprar caminhão pelos próximos 24 meses.
Bom dia a todos camioneiros de nosso Brasil.
Vcs tem uma grande força e porque não faser um plano de ação para o governo junto com as montadoras reduzirem esse valor e psra que todos os autono trocar sua frota com um preço justo que todos possam pagar
E só vcs com união de todos para conseguir
Porque vcs já provaram que vcs para o país.
Vó comprar um desse até o fim do ano de brinquedo e claro e ainda de plastico
Boa noite, como eu queria que alguém ajudasse meu esposo com cavalinho dele que foi depenado ele hoje trabalha de emprego, ficou doente está afastado da empresa quando recebe o salário comprar uma peça, está muito difícil pra ele .
Absurdo estes valores.
Volvo 540 É o melhor
Pena que quem trabalha não pode adquirir um equipamento lindo desse né porque nós pagamos os oquipamento pro patroes eles podem pegar 100 equipamento desse mais quem trabalha o dia dia encima dessa maqui não pode ter um igual a esse porque os atravessadores de cargar querem a metade do frete que o motorista trasporta e a fabricante não vende uma unidade pra quem sabe trabalhar então ficamos lamentando porque temos essa máfia que não deixa que nos os trabalhadores possam ter um conjunto assim
Faltou os iveco e as outras linha de entrada da volvo. Esses os mais vendidos da linha top para as grandes empresas de transporte
Excelente reportagem. Não fazia ideia atualmente. Mesmo considerando os comentários. Falta um do mesmo tipo “comparativo” para carros particulares, sem aquele monte de blablabla.ou seja, exatamente assim “na lata”
O mais Caminhão,mais caro, não importando o modelo, é o 8×4, com maleiro e teto alto.
Todos os ??caminhão são bons parabéns..
Muito bom a vali avaliações do preços desses caminhões..
Gostei… muito detalhado
Somente para esclarecer os preços postados na reportagem não condiz com a realidade.Estao pelo menos 20% abaixo do real praticado.
Outra questão no País é nossa frota que precisa sair da idade média de 15 anos para pelo menos 10 anos. Isso deveria ter incentivo governamental diretamente ao caminhoneiro e não apenas para grandes transportadoras que operam hoje como revenda de caminhões usados. Ou seja , compram caminhão novo e vendem os semi novos para os autônomos que não conseguem linhas de crédito direta e nem preços de.novos atrativos.
Nossos governantes ao invés de brincar de teatro em CPIS inúteis deveriam ver isso e tomarem as devidas providências….
Cadê os modelos da iveco que são uns caminhões brutos
Kkkkk é péssimo tudo quê se refere a Iveco
Vc está enganado meu jovem… É uma ótima marca
Flw ê disse
A reportagem mostra apenas os 10 modelos PESADOS mais vendidos, no qual a Iveco não chega a ter números para entrar no Top 10 da lista da Fenabrave. Abraços
Potencias iguais e preços muito próximos, na muda no país…
Eu aprendi melhor a dirigir num caminhão MB 1519 do meu saudoso amigo Edmilson Alckmin.
Edmilson fazia carreto da BRAHMA, de Juatuba (MG) para São José dos Campos (SP).
Como eu sou de Belo Horizonte (MG), pertinho de Juatuba, às vezes fui ‘de carona’ no caminhão do velho amigo.
Ele me deixou dirigir o caminhão, com 1ª e 2ª adiante, 1ª ‘seca’.
Eu juro, quando a carreta ‘pediu marcha’, o Edmilson me disse:
– “Para, para que f _ _ _ u !!!
FORTE ABRAÇO AOS CAROS AMIGOS CAMINHONEIROS!
Muito boa sorte!
Rodrigo.
Matéria sensacional, Scania sempre mais caro porém na minha opinião a melhor.
70 mil reais a mais no mesmo modelo só pra passar de 6×2 pra 6×4? Cá ralho
Cadê os IVECO?
Faliu??
Carboni atinge marca de 1.000 caminhões Iveco vendidos em 2021
Só lembrado aqui, esses caminhões podem passar do preço que essa página citou aí. Isso vai de acordo com o caminhão que você deseja e também os itens de série, como “defletores de ar, as saía laterais, os tipos de roda se é de ferro ou alumínio”. Na scania mesmo, painel de luxo, quebra sol, farol no teto e na grade, saia lateral e opcional. Então vai custar mais caro ainda.
Exatamente, a nova geração de caminhões Scania tem muita personalização, você pode montar um pé de boi ou um modelo completo, depende do seu bolso e gosto. Abraços
KD os Iveco hiway e um ótimo caminhão melhor que os *da VW
Se tá de brincadeira,os Iveco vive quebrado, é tão ruim que a própria concercionaria não aceita como entrada para modelos mais novos. Os VW são econômicos,bom de média e confortável melhor que Iveco
Cadê os FH 16 750?
Caminhão volvo é o melhor prós Brasil ,por que fora do Brasil não presta imagina a manutenção desse caminhão quando der problema na parte elétrica, traduzindo o que não presta vem tudo Brasil ,e só brasileiros abraça e Adota como o melhor. Tudo fabricado fora do Brasil que não deu certo lá vem pra cá meu deus!!
USA é entupido de Volvo. Provavelmente é o mais vendido, depois do Freightliner…
Matéria muito legal !
O cara colocou na matéria o Scania R540 A 6×4 por R$ 677.693. Agora vai pedir um Scania S540 A 6×2 completo com todos os opcionais de série. “Defletores de ar, saia lateral, painel de luxo, bicama, central multimídia completa, rodas de alumínio, quebra sol, Etc! Isso passa dos 677 mil chagando aos 700 mil.
O dia que os motoristas se derem valor.e parar quero ver os patrão pagar esses valores e bater no peito meu caminhão.
Caro Cleiton, esses valores são bases de comparação nos modelos como saem de fábrica sem uma encomenda. Lógico que quanto mais itens incluir no pacote aumenta muito o valor. Aja visto, a diferença entre o 6×2 e o 6×4 no mesmo modelo e potência…